Quinta, 22 de Abril de 2021 17:05
32 99936-6146
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Médico do Hospital das Mercês alerta sobre a possível falta de insumos para intubação de pacientes

Com o aumento de internações por Covid-19, demanda por medicamentos desse tipo cresceu em vários municípios. Situação levou o Ministério da Saúde a determinar a requisição administrativa de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19.

27/03/2021 18h44 Atualizada há 4 semanas
1.734
Por: Adriano Vianini
Hospital N.S das Mercês em SJDR. Foto: Internet
Hospital N.S das Mercês em SJDR. Foto: Internet

Hospitais de São João del-Rei já estão enfrentando dificuldades para a aquisição de medicamentos usados no chamado "kit intubação". Os remédios são fundamentais no tratamento de pacientes com quadro mais grave da Covid-19. 

Por causa dessa situação, o médico Clínico Geral, Dr. Marcio Baccarini Viegas, um dos mais respeitados da cidade de São João del-Rei, e que atua no Hospital N. S. das Mercês, referência no tratamento Covid-19, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (27), para alertar a população e os órgãos públicos sobre a possível falta e "disponibilidade de medicamentos necessários para sedação, intubação e manutenção de pacientes em ventilação mecânica"

Segundo o médico, estes insumos estão em "níveis críticos" no município. O médico ainda alerta sobre a falta de apoio dos órgãos públicos. "Ninguém faz nada. A hora que acabar os políticos todos ficam sensibilizados, vão para TV fazer discursos... mas que absurdo etc... Então antes que acabe tomem providências", desabafou o médico.

Minas Gerais também em alerta para o risco da falta de medicamentos para intubação  

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também afirmou, nesta sexta-feira (26), que a falta de insumos para intubação de pacientes com covid-19 no Estado pode “custar a vida de pessoas”.

A frase foi dita durante a primeira reunião do Comitê Gestor Nacional de Enfrentamento da Pandemia. Ele informou que a situação é preocupante e atrapalha, principalmente, o atendimento de pacientes com quadros mais graves da doença. "Um dos problemas que estamos enfrentando é a redução do estoque de medicamentos, principalmente sedativos. Se não houver fornecimento breve, logo teremos falta de insumos que poderão custar a vida de pessoas. Esse problema tem que ser tratado urgentemente", disse.

Zema, que participou do encontro de forma virtual, pediu que o calendário do PNI (Plano Nacional de Imunização) priorize a vacinação de professores e agentes das forças de segurança assim que os idosos de 60 anos forem imunizados. "Eles precisam ter prioridade, mas o calendário nacional precisa ser alterado para atender categorias tão importantes. Pelo Plano Nacional, a expectativa é que a vacinação de todos os idosos aconteça ainda no mês de abril", reforçou.

Em reunião com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, o governador cobrou repasse de insumos para hospitais, mas até o momento o senador não respondeu.

Procurados pelo portal Mais Vertentes a Santa Casa de Misericórdia de SJDR e o Hospital N.S. das Mercês não retornaram nossas ligações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h50 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

26° Sensação
5 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias