Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Esportes Covid-19

Fábio Mineiro do Athletic Club está internado por complicações da Covid-19

Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o diretor de futebol está com os dois pulmões infectados pelo coronavírus e internado em SJDR. Família alega que o caso não é grave!

27/03/2021 às 22h13 Atualizada em 28/03/2021 às 12h06
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Amigos pedem oração por Fábio Mineiro que está internado com Covid-19. Foto: Redes Sociais
Amigos pedem oração por Fábio Mineiro que está internado com Covid-19. Foto: Redes Sociais

Diretor do Athletic Club de São João del-Rei, Fábio Mineiro, o Nem do Athletic, está internado em estado grave devido à complicações do coronavírus.

A informação vazou neste sábado (27), pelas redes sociais, em que um amigo em comum informa que o "Nem do Athletic está com os dois pulmões infectados pelo coronavírus, não está passando bem e pedindo ao grupo para fazer uma rede de orações por ele". Porém, segundo informações obtidas pelo Mais Vertentes o diretor de futebol já havia testado positivo antes do jogo contra o Pouso Alegre que ocorreu em 20 de março. Antes da partida, veio à tona o resultado positivo para a Covid-19 do meia Gabriel Galhardo. Questionada pelo Mais Vertentes, a assessoria do Athletic negou que o clube possuía outros casos positivos além do jogador.

O diretor de futebol do Athletic Club, que está na primeira divisão do Campeonato Mineiro, foi visto em diversos jogos do Campeonato Mineiro sem máscara. Um deles foi filmado pelo canal Premiere, da Rede Globo, onde o diretor aparece ao lado do atual prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), em Juiz de Fora, no jogo contra o América.

Diretor do Athletic Club assiste o jogo com a máscara no queixo ao lado do prefeito de SJDR,
Nivaldo de Andrade (PSL), no Helenão em Juiz de Fora. 
Foto: reprodução/vídeo/Premiere

Nossa reportagem ainda não conseguiu contato com a assessoria do Athletic Club na noite deste sábado. Estamos tentando e à disposição para divulgar mais informações sobre o estado de saúde do diretor de futebol, Nem do Athletic. Também estimamos melhoras ao diretor e uma rápida recuperação.

Atualização 23h58 -Após a publicação da matéria, parente do diretor que não quis se identificar ligou para o Mais Vertentes no melhor estilo "carteirada" e informou que o estado de saúde do Nem do Athletic não é grave. Confirmou que o mesmo está com Covid-19, mas disse que ele apenas está internado e usando oxigênio para tratar uma pneumonia.

A esposa do diretor, Mariana, também entrou em contato conosco para informar que o estado de saúde do marido é estável e que não é grave - como havíamos divulgado anteriormente! Também reforçou que a internação foi para tratar uma pneumonia decorrente da Covid-19. Porém, ambos não explicaram como o diretor de futebol do Athletic Club conseguiu um leito de internação na ala Covid-19 com as casas de saúde lotadas com pacientes com coronavírus, sete pessoas esperando por leitos na UPA, e o mesmo foi internado para tratar uma "simples pneumonia leve". Ficamos felizes pelo Nem e estimamos melhoras!

Atualização 28/03/21 - 11h54 - Desde a publicação da matéria o portal Mais Vertentes vem sendo alvo de ataques de que estaríamos promovendo "fake news" e/ou "sensacionalismo" por amigos, familiares e até a imprensa do Athletic Club. O portal Mais Vertentes não pratica nenhum desses adjetivos, mas "pimenta nos olhos dos outros é refresco, certo?". Os motivos para publicação desta matéria foram: a) informar que o diretor de futebol do clube de SJDR, uma figura pública e importante na cidade, e que está na primeira divisão do Campeonato Mineiro, foi internado com complicações da Covid-19 em estado grave - fato que essa gravidade foi desmentido por sua esposa, Mariana, horas depois, que disse "não ser grave" e que, prontamente, foi corrigido por esse jornal; b) alertar a população sobre um vírus que mata, não tem cura e vem fazendo milhares de vítimas por todo o mundo, incluindo aqui em São João del-Rei; c) alertar a população para o uso de máscara e cuidados contra o Covid-19 que, infelizmente, parece não ter sido seguido pelo diretor de futebol.

Nossa principal fonte desta matéria foi um áudio que circulou nos grupos de notícias de WhatsApp, na noite desse sábado (28), cujo amigo do diretor disse ter falado com o Fábio e o mesmo pediu "uma rede de orações por ele". Inclusive, a foto (selfie) publicada em nosso portal foi tirada pelo próprio diretor Fábio Mineiro e enviado pelo WhatsApp junto com o áudio. Diversos grupos de WhatsApp de notícias de SJDR receberam o áudio com a foto horas antes, mas bastou ser publicado pelo portal que virou "sensacionalismo". 

1) Foto e áudio compartilhado em grupo de notícias de SJDR na noite de sábado (27).
2) Conversa da nossa repórter com a assessoria de imprensa do clube que omitiu que outras pessoas estavam com a Covid-19.

Com base nisso, ligamos às 20h03, 21h30 e 22h15 para o Assessor de Imprensa do Athletic Clube, Vitor ASCOM, que por ser uma noite de sábado não atendeu. Deixamos isso claro na nota acima! Porém, nossa redação já sabia dos "boatos" envolvendo o diretor de futebol estar com Covid-19 antes do último jogo, em 20 de março. Nossa repórter Thais Marques, perguntou a assessoria de comunicação que, desmentiu (ao lado). Não tínhamos contato e nem telefone de familiares, mas que após a publicação da matéria ligaram para este jornalista que, imediatamente, fez as correções segundo os familiares.

O fato de termos utilizado a palavra "grave" na matéria (depois retirado a pedido da esposa, Mariana) é justamente por sabermos que, na atual conjuntura, cujas casas de saúde de São João del-Rei estão com leitos lotados e com fila de espera, além de ter sido dito pelo próprio diretor por meio do amigo no áudio compartilhado. Portanto, se não é grave, como informou a família, como o diretor de futebol do Athletic Club conseguiu um leito de internação na ala Covid-19 com as casas de saúde lotadas com pacientes com coronavírus, sete pessoas esperando por leitos na UPA, e o mesmo foi internado para tratar uma "simples pneumonia leve"?

Mais uma vez nos solidarizamos com o diretor Fábio Mineiro e sua família. Sabemos que este momento não é fácil, porém, por outro lado, que esse momento, assim como nós da mídia, também possamos ser exemplos e alertar a população sobre a gravidade dessa pandemia, e que sigam as orientações para prevenção da Covid-19: usar máscara, álcool gel não aglomerar etc. Fato esse que pode acontecer com qualquer um de nós!

Nota oficial do Athletic Clube

Na manhã deste domingo (28), o clube divulgou nas suas redes sociais que o quadro de saúde do diretor do Athletic é estável. 

“O Clube deseja melhoras para que, o mais breve possível, ele possa estar exercendo o seu trabalho com excelência, como sempre fez”, diz o comunicado.

 

Lisca, o lúcido

Antes da partida no Helenão, o técnico do América, Lisca, fez um desabafo e um apelo aos dirigentes da CBF sobre o calendário de jogos da Copa do Brasil, que fará várias delegações de todo o país viajarem pelos Estados, no pior momento da pandemia no Brasil.

Lisca, técnico do América. 
Foto: reprodução/vídeo/Premiere

“É quase inacreditável que saiu uma tabela da Copa do Brasil hoje (quarta), com jogos dia 10 e 17, 80 clubes. Nós vamos levar jogadores com delegação de 30 pessoas de um lado para o outro no país. O nosso país parou, gente. Não tem lugar nos hospitais. Eu estou perdendo amigos, eu estou perdendo amigos treinadores. Não é hora mais, é hora de segurar a vida! Aqui no Mineiro, tudo bem, é mais perto. Mas você vai pegar uma delegação do Sul e vai levar para Manaus. Como vocês vão fazer isso, gente? Presidente Caboclo, pelo amor de Deus. Juninho Paulista, Tite, Cléber Xavier, as autoridades. Nós estamos apavorados. Pelo amor de Deus”, protesta Lisca. Leia mais aqui!

Campeonato Mineiro

Mesmo com a paralisação do Campeonato Mineiro por conta da Covid-19, o torcedor do Athletic pode comemorar a terceira colocação e o bom desempenho do Esquadrão de Aço nos confrontos diretos por uma vaga na semifinal. Ainda com derrotas para América-MG e Cruzeiro, adversários da capital até aqui, o Athletic fez o dever de casa e lidera o “campeonato do interior”, com 100% de aproveitamento. Dessa forma, todos os pontos que o time ganhou contra times de médio investimento são os responsáveis pela terceira posição do time no torneio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias