Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, mais da metade dos casos de Covid-19 em Minas foram registrados só nos três primeiros meses deste ano. O avanço da doença preocupa especialistas da saúde devido a circulação das novas cepas, bem mais transmissíveis e agressivas.
Até o momento, o Estado confirmou 1.067.919 testes positivos para o novo coronavírus desde o início da pandemia, há um ano. Desses, 539 mil foram atestados apenas em 2021. Março foi o mês com mais notificações, e chegou ao total de 203 mil.
Segundo o médico Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Belo Horizonte, o número de casos continua crescendo por conta da gravidade da nova variante que circula pelo Estado. “As pessoas procuram mais por assistência”, afirmou. A consequência da circulação de cepas mais letais e o aumento das infecções é o crescimento do número de mortes. Até o momento, 22,8 mil pessoas perderam a vida por complicações da Covid.
Onda Roxa até a Páscoa
A aceleração dos casos obrigou o governador Romeu Zema a tomar medidas mais rígidas para tentar frear as contaminações no Estado. Desde o último dia 17 está em vigor a Onda Roxa do programa Minas Consciente. A etapa atual restringe a circulação de mineiros nas ruas dos 853 municípios, das 20h às 5h. É permitido apenas o funcionamento do comércio essencial, como unidades de saúde, padarias e supermercados.
Mesmo com o endurecimento nas regras, a curva de crescimento da Covid-19 não desacelerou como previam as autoridades. Por isso, a fase mais restritiva do plano, que valeria inicialmente por 15 dias, foi prorrogada por mais duas semanas, até o domingo de Páscoa, 4 de abril.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens