Quinta, 22 de Abril de 2021 17:33
32 99936-6146
Cidades Covid-19

Vertentes: Mortes por Covid-19 dobram entre fevereiro e março em cidades da região

Aumento chega a 124% em São João del-Rei e desafia sistema de saúde, que sofre por falta de insumos

30/03/2021 13h14 Atualizada há 3 semanas
210
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

O total de mortes confirmadas por Covid-19 dobrou ou mais, somente entre os meses de fevereiro e março, em pelo menos 76 municípios de Minas Gerais. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) revela o duro impacto desta “segunda onda” da pandemia nas cidades de pequeno porte, algumas delas do Campo das Vertentes.

São João del-Rei chegou a dobrar o número de óbitos entre os meses de fevereiro e março. O município registrou, até o fim de fevereiro, 61 óbitos pelo novo coronavírus, 6 apenas no mês de fevereiro. Já em comparação a março, o número disparou para 76 vítimas fatais. Já são 15 óbitos até o dia 30 de março, isto é, um aumento de 124%.

A situação é parecida em Lagoa Dourada, pois o município havia registrado 04 mortes por Covid-19 até fevereiro e viu o número saltar para 08 em março. A secretária de Saúde local, Sandra Dutra, em entrevista para o jornal O TEMPO, classifica o cenário como “dramático”. “Estamos presenciando tudo aquilo que não queríamos que acontecesse, mas chegou. Um leito disponível virou raridade”, resume a gestora, destacando que os casos graves do município precisam ser transferidos para Resende Costa ou São João Del Rei.

Em Tiradentes, a pequena cidade vizinha a SJDR, também vivenciou um salto nos óbitos. Até fevereiro, a cidade teve 03 mortes por Covid-19, mas agora já está de luto por, ao todo, 05 vítimas, segundo a SMS da cidade.

Outro exemplo triste é Prados, onde o número de vítimas chegou a 10 óbitos em março, o que representou um aumento de 50% em relação ao total de fevereiro de 2021.

Em São João del-Rei, cidade que recebe diariamente pessoas dessas cidades, já vivencia um caos em suas casas de saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem (30), pela Secretaria Municipal de Saúde, ao todo, são 61 pacientes internados na Santa Casa, na UPA e no Hospital Nossa Senhora das Mercês. Destes, apenas 43 são residentes de São João del-Rei. 

Os hospitais de São João del-Rei já estão enfrentando dificuldades para a aquisição de medicamentos usados no chamado "kit intubação". Os remédios são fundamentais no tratamento de pacientes com quadro mais grave da Covid-19. 

Por causa dessa situação, o médico clínico Geral, Dr. Marcio Baccarini Viegas, que atua no Hospital N. S. das Mercês, referência no tratamento Covid-19 na região, utilizou as redes sociais na última sexta-feira (27), para alertar a população e os órgãos públicos sobre a possível falta e "disponibilidade de medicamentos necessários para sedação, intubação e manutenção de pacientes em ventilação mecânica". Leia mais aqui!

 

Com informações do jornal O TEMPO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lagoa Dourada - MG

Lagoa Dourada - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Lagoa Dourada - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h12 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

22° Sensação
16.7 km/h Vento
50.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias