Na manhã desta terça-feira (30), São João del-Rei deu início à vacinação de idosos de 74 anos em Drive Thru, exclusiva em carros, que está sendo realizada na Avenida Tancredo Neves, no Centro da cidade. Bem organizado e efetivo, a experiência permitiu a Secretaria de Saúde avançar com a vacinação, contemplando nesta quarta (31), idosos de 73 anos sem distinção de gênero das 08h às 14h00.
Um calendário com as datas da próxima etapa da vacinação será divulgado na próxima semana e contemplará idosos a partir de 60 anos, segundo a SMS.
Em entrevista ao Mais Vertentes, Eliene Freitas, coordenadora do setor de Epidemiologia do município, explicou que a logística contou com a participação de profissionais do setor de Vigilância Sanitária, onde envolveu cerca de 17 pessoas, entre funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e estagiários.
“Nós fizemos uma experiência, onde quisemos ‘ousar menos’ definindo sexo e idade para a gente sentir a nossa capacidade de ampliação, temendo possíveis aglomerações, foi uma das principais estratégias. Observamos que essa capacidade pode ser ampliada além do que esperávamos, inclusive na quinta-feira, e no sábado, estaremos com as atividades", ressalta.
Segundo Eliene, a SMS também está "avaliando àqueles que moram juntos, os que estão na fila para serem vacinados, mas a prioridade é seguir o planejamento. Sairemos com uma agenda na segunda-feira (05), da faixa etária de até 60 anos de idade, para que as pessoas já saibam quando serão vacinadas”, afirma Eliene.
A coordenadora orientou também que “aqueles que não possuem carro e/ou dificuldade de locomoção, que procurem as Unidades Básicas de Saúde mais próximas e, assim, verificar a possibilidade do agendamento. Todas as pessoas terão as vacinas garantidas, e não é porque hoje vacinou a faixa dos 74 anos que os de 77 não têm a sua dose. A vacina está lá, aguardando eles se organizarem e procurar a UBS”.
Questionada sobre a presença de pessoas das faixas-etárias que não estão sendo contempladas neste momento, a orientação da responsável pelo setor de Epidemiologia é seguir o planejamento conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Se houver capacidade, porque não está no planejamento, poderá ser avaliada a possibilidade de vacinação. Mas isso vai depender mesmo da capacidade, pois amanhã há uma outra rotina de vacinação, senão há um descumprimento dessa informação prestada para a sociedade. Mas, até sábado (03), todos de 70 anos para cima, já terão acesso à vacina”, diz Eliene.
A logística também contou com a colaboração de 08 Guardas Municipais, o apoio da Polícia Militar e da Superintendência de Trânsito do Município.
Em entrevista ao portal Mais Vertentes, o Comandante Rios, da Guarda Municipal de São João del-Rei, reforçou que “o objetivo da GMl na vacinação é promover segurança na via e organizar a fila das pessoas que serão vacinadas; é dar o suporte para as pessoas que farão o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Então a GM fica posicionada nos cruzamentos, para controle do fluxo das pessoas que vão receber a vacinação e, ao mesmo tempo, promover a segurança das vias", afirma o Comandante.
SMS avança com a faixa etária e dará início à vacinação de idosos de 73 anos
Devido ao bom desempenho da vacinação drive thru, amanhã, quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde avançará a faixa etária, ou seja, pessoas de 73 anos, sem distinção de gênero, serão vacinadas.
Segundo Eliene, a logística estava aguardando um público maior do que compareceu hoje e, como os frascos possuem data de validade para o uso, o setor conseguiu vacinar algumas pessoas de 73 anos nesta terça-feira. A vacinação de amanhã ocorrerá no mesmo local, na Avenida Leite de Castro, próximo ao ponto de Táxi, no Centro de São João del-Rei, e no mesmo horário das 08h às 14h00.
Emoção ao receber o imunizante
A professora Ana Maria Campanha, em entrevista ao Mais Vertentes, disse que a vacina foi seu presente de aniversário e que a expectativa para começar a ser imunizada era muito grande. Sobre a organização, Ana Maria disse que foi tranquila.
“Inclusive, está vazio, né? Numa hora dessas… Já não tem mais gente para vacinar, veio pouca gente. Vem vacinar, gente! A vacina está aí e está faltando (no momento) gente para vacinar. Eu tenho 73, era só para 74 e eu consegui, porque não tinha mais ninguém para vacinar”, declara a professora.
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens