Quinta, 22 de Abril de 2021 17:52
32 99936-6146
Esportes Covid-19

Athletic Club confirma oito casos de Covid-19. Seis só nesta semana!

Número de infectados pode ser maior que o divulgado "oficialmente". Clube só confirmou oito até o momento!

30/03/2021 17h57 Atualizada há 3 semanas
1.284
Por: Adriano Vianini
Athletic pede para que torcedores se cuidem neste momento e que cuidem do próximo. Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club - Divulgação
Athletic pede para que torcedores se cuidem neste momento e que cuidem do próximo. Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club - Divulgação

Colaborou Thais Marques

O Athletic Club de São João del-Rei confirmou nesta terça-feira (30), ao Mais Vertentes, mais seis casos de Covid-19 dentro do clube. O portal já havia divulgado em primeira mão que o jogador Gabriel Galhardo, testou positivo para o coronavírus antes do último jogo, no dia 20 de março, contra o Posto Alegre; e também que o diretor de futebol do clube, Fábio Mineiro, foi internado por complicações decorrentes da Covid-19.

Os seis novos testes positivos no Athletic foi confirmado pela assessoria de comunicação do clube: "sim, é verdade. Todas estas pessoas são assintomáticas, estão isoladas e orientadas pelo Departamento Médico do Clube. Obviamente, por questões éticas, a assessoria e o departamento médico do clube não irão divulgar cargos e/ou nomes destes profissionais".

Questionado sobre o diretor do clube, Fábio Mineiro, estar no jogo no dia 20, contra o Pouso Alegre, a assessoria informou que "o mesmo, neste dia, já estava isolado e tratando o vírus". Vale ressaltar que nossa equipe questionou a assessoria do clube, no mesmo dia do jogo contra o Pouso Alegre, se havia mais pessoas do clube com Covid-19 - além do jogador - e a resposta da assessoria foi "não". Uma semana depois, nossa reportagem divulgou a internação do diretor.

Nossa reportagem também perguntou quantas pessoas do clube já testaram positivo para Covid-19 até o momento. Mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

O portal Mais Vertentes vem recebendo uma série de denúncias anônimas sobre o surto de Covid-19 no clube. Portanto, o número de infectados pode ser muito maior que o divulgado oficialmente pela assessoria - aproximadamente umas 16 pessoas. Porém, até o momento, só foram confirmados oito casos pela assessoria.

Pouso Alegre FC, último adversário do Athletic, enfrenta surto de Covid-19

O último adversário do Athletic no Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre FC, está passando por um surto de Covid-19, que teve início antes da partida contra o Esquadrão. Na última quarta-feira, 24 de março, segundo o jornal O Tempo que noticiou pelo menos 12 profissionais do Dragão testaram positivo para o coronavírus. 

A contaminação de 08 profissionais foi detectada no dia 17 de março, dois dias após o time vencer o Uberlândia por 3 a 1, no Triângulo Mineiro. Testaram positivo o técnico Emerson Ávila, o auxiliar Mancuso, o zagueiro Guilherme Paranaíba e o volante Jô. Fora das quatro linhas, outros quatro funcionários: dois diretores, o motorista e o cinegrafista. “Eles foram detectados no último exame que fizemos na quarta-feira (17). Todos estavam assintomáticos e foram imediatamente afastados do trabalho e isolados”, conta Paulo Sérgio Ladeia de Castro, o Paulo da Pinta, presidente do clube.

Segundo o presidente do Dragão, outros três jogadores já haviam testado positivo, antes da partida contra o América, em 6 de março, além do vice-presidente Heriberto da Cunha, que ficou quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Renascentista, tendo sido entubado. Atualmente, encontra-se em casa terminando a recuperação.

Protocolos da Federação Mineira de Futebol

Em conversa com a assessoria de comunicação da FMF sobre os protocolos que envolvem a prevenção da Covid-19 no Campeonato Mineiro, a informação é que "a FMF não recebe a lista de contaminados com o coronavírus".

Segundo os protocolos da FMF, "os clubes mandam apenas a lista de quem vai para o jogo com os testes negativos. O protocolo exige exames comprovando que os envolvidos na partida tenham testado negativo para Covid-19".

Além disso, uma das normas estabelecida pela FMF é que "sempre que um membro da delegação apresentar sintomas ou exame positivo, ele deverá ser imediatamente isolado, sendo proibido de ter acesso aos locais de treinos e jogos".

Campeonato Mineiro

Em uma reunião entre representantes da Federação Mineira de Futebol e o governo do Estado no dia 22 de março, foi estabelecido que o Campeonato Mineiro retornará no dia 1º de abril. No retorno, o Athletic irá enfrentar o Coimbra Sports na Arena Independência pela sexta rodada da competição. O Esquadrão está em terceiro lugar na tabela e nesta quinta (1º), irá até Belo Horizonte defender o permanecimento entre os primeiros e se firmar como “a força do interior”.

Em comunicado oficial sobre o retorno da competição, de 22 de março, a FMF diz que  “já ficou acertado com o Governo de Minas Gerais que o Campeonato Mineiro SICOOB 2021 será retomado no dia 01.04.2021 (quinta-feira), um dia após o término da fase mais restritiva do “Protocolo Onda Roxa”.”

De acordo com a Federação, o calendário será mantido, pois "o seguimento da Onda Roxa não afetará diretamente o futebol, permitindo que os jogos da sexta rodada sejam realizados.” Porém, algumas partidas podem sofrer alterações devido ao horário do toque de recolher nos municípios. A Onda Roxa foi estendida pelo governo do Estado para o dia 04 de abril, domingo de Páscoa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Vicente de Minas - MG

São Vicente de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São Vicente de Minas - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h35 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

25° Sensação
4 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias