Quinta, 09 de Julho de 2020 11:23
32 999532355
Comportamento Cafona

Bandeira cafona vira febre no comércio de SJDR

A modinha no comércio da cidade é a bandeirola

02/08/2019 10h25
220
Por: Adriano Vianini
Bandeiras de sinalização tomam conta das ruas de SJDR
Bandeiras de sinalização tomam conta das ruas de SJDR

Na cidade onde "nada se cria e tudo se copia", a cada dia surge uma nova moda. No comércio de São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, a febre da vez é colocar uma bandeira - ridícula e cafona - de sinalização na porta, na calçada e até nos jardins ou espaços públicos próximos ao estabelecimento comercial.

 

Na terra do modismo que "se o outro fez, faço também" apesar de existir leis sobre a padronização das placas, letreiros e toldos de estabelecimentos comerciais no Centro Histórico de São João del-Rei e áreas de entorno, parte do comércio parece ignorar ou não se preocupar com isso.

 

Dono de um estabelecimento de produtos esportivos na cidade disse que "tenho que fazer o que os outros comerciantes estão fazendo, especialmente meus concorrentes", explicou. Questionado sobre a existência de leis o mesmo respondeu "a gente dá um jeitinho (risos)".

 

A padronização de fachadas urbana ou de fachadas externas que valorize os espaços urbanos e preserve o patrimônio, especialmente em cidades históricas como São João del-Rei, tem vasta discussões, bibliografias e leis, mas ainda pouca usabilidade.

 

Sinalização

As placas de sinalização no comércio são muito úteis para que comerciantes de lojas, supermercados e hipermercados, ou de outras formas de comercialização de produtos variados possam se dirigir aos clientes dentro das lojas físicas para encontrar o bem de consumo de que precisam. Outras aplicações também podem ser feitas com as placas de sinalização, depende do segmento e da necessidade apresentada, especialmente para informar questões de segurança e garantir maior conforto ao cliente que precisa se orientar com facilidade a agilidade.

 

Lei existe, mas falta fiscalização

 

Já foram criados diversos decretos (N° 2.820 de 07 de Agosto de 2002), inclusive assinada pelo atual prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), e até acordo firmado entre Ministério Público estadual e a prefeitura municipal (Nº 4.762 de 03 de Outubro de 2011) que prevê a padronização das placas, letreiros e toldos de estabelecimentos comerciais no Centro Histórico de São João del-Rei e áreas de entorno. Entre esses decretos, há normas que estabelecem as dimensões máximas, características e materiais que poderão ser usados para confecção de publicidade. Porém, por aqui, sempre há um jeitinho de burlá-las e, especialmente, driblar a fiscalização, se houver.

 

Segundo um comerciante de fotocópias situado no centro de SJDR, "a fiscalização implica com outras coisas, mas garantiu que ninguém reclamou da bandeira". Questionado sobre a lei, o mesmo disse ter desconhecimento e "se reclamar a gente tira e depois coloca novamente", afirmou.

 

Punição via MP

 

Em 2017, o depósito Ferrotaco Ltda., da cidade de São João del-Rei, teve que indenizar a coletividade em R$ 3 mil, e ficou proibido de colocar toldos e materiais publicitários em locais não autorizados. O estabelecimento foi condenado pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por não respeitar o decreto municipal que regulamenta o uso de toldos e engenhos publicitários para preservar o patrimônio histórico e o meio ambiente da cidade.

 

O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública, acusando o depósito de manter publicidade irregular por dois anos além do prazo estabelecido no decreto para que todos os estabelecimentos comerciais se adequassem às normas.

 

Publicidade errada

 

A sinalização por bandeirolas começou a ser usada em 2009 nas praias cearenses onde há muito vento e, principalmente, para chamar a atenção doa turistas que caminhavam pelas extensas areias entre o mar e a orla e que precisava de localização para identificar bares, restaurantes e demais serviços. Logo, a ideia foi importada para diversas praias do Brasil e, recentemente, algumas cidades.

 

O problema é que a maioria dos comerciantes de São João del-Rei, com raríssimas excessões, ainda vive como se a cidade fosse em um arraial do século 18, onde as relações comerciais se davam pela necessidade ou por só haver àquele lugar para se comprar ou adquirir determinado produto. Graças a Deus o mundo mudou, o cliente mudou, concorrentes chegaram e as relações de consumo mudaram ainda mais se elevando a novos patamares.

 

Fazer publicidade não é só colocar bandeirolas ou escrever "liquidação" nas vitrines. Ao invés de investir nesse show de horrores que só serve para poluir visualmente o espaço público e desprestigiar o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, a maioria dos comerciantes da cidade deveria investir em outras ferramentas de marketing (4Ps, 8Ps, Marketing digital, Leads, entre outros).

 

E aos conformistas locais que pensarem "ahhhh, isso não funciona aqui". Estão completamente enganados! Se não conseguirem evoluir para novas estratégias de marketing, pensem, ao menos, em fazer bem o "feijão com arroz" de um comerciante de sucesso: prestar um bom atendimento, oferecer bons produtos, conhecer bem seus clientes, ter agilidade, oferecer opções ao cliente, ser confiável e, principalmente, apresentar um diferencial.

 

Adriano Vianini

Jornalista e Publicitário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Adriano Vianini
Sobre Adriano Vianini
Reflexões sobre o cotidiano.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h08 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

26° Sensação
16.3 km/h Vento
39.8% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias