Quinta, 22 de Abril de 2021 17:31
32 99936-6146
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Vereadores denunciam negligência da Secretaria de Saúde no transporte público de pacientes do município

Após receber denúncias de pacientes são-joanenses, os vereadores Fabiano Pinto (DEM) e Igor Sandim (Podemos) registraram um boletim de ocorrência e irão representar junto ao Ministério Público pedindo providências e ações efetivas da Gestão Municipal

01/04/2021 19h20 Atualizada há 3 semanas
325
Por: Thais Marques
Enquanto pacientes não conseguem suas transferências por causa das condições das ambulâncias disponibilizadas, veículos novos e semi-novos estão estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Saúde.
Enquanto pacientes não conseguem suas transferências por causa das condições das ambulâncias disponibilizadas, veículos novos e semi-novos estão estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Saúde.

Os vereadores Fabiano Pinto (DEM) e Igor Sandim (Podemos) e , após receberem denúncias de pacientes são-joanenses, acionaram a Polícia Militar e registraram um boletim de ocorrência ao constatarem a negligência da Secretaria Municipal de Saúde ao realizar o transporte de forma precária. Segundo os legisladores, uma ação será feita junto ao Ministério Público para pedir providências e cobrar ações efetivas da Gestão Municipal.

De acordo com os vereadores, ao receberem as denúncias, eles foram ao Hospital das Mercês para fiscalizar as condições das ambulâncias utilizadas para o transporte de pacientes com o diagnóstico positivo para a Covid-19, que estariam impedindo a transferência dos pacientes para outras localidades. Em seguida, se deslocaram para a garagem da Secretaria Municipal de Saúde e verificaram que no local há duas ambulâncias novas e uma seminova descaracterizada paradas

Os vereadores Igor Sandim (à esquerda) e
Fabiano Pinto (à direita).
Foto: reprodução/vídeo

“Nós chegamos no Hospital hoje e um paciente saiu de dentro do Hospital para entrar na ambulância e foi constatado que a ambulância não tinha oxigênio. O paciente teve que voltar para dentro do Hospital e não conseguiu a transferência. É um absurdo o que estamos vendo aqui na garagem da Saúde, uma ambulância sendo descaracterizada, não sabemos pra que. Eu pedi explicações para o Prefeito e pro Secretário de Saúde para falarem pra gente porque uma ambulância, no momento em que nós estamos vivendo, está sendo descaracterizada. E também mais duas ambulâncias novinhas", diz Fabiano Pinto

Durante a fiscalização, foi constatado que havia oxigênio dentro das ambulâncias estacionadas. Ao mostrar as ambulâncias semi-novas descaracterizadas, sem adesivos e com o giroflex retirado, Igor Sandim disparou contra o Prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) pedindo para que acorde para a situação do município na pandemia.

“Uma ambulância que poderia estar atendendo os pacientes com transferência já autorizada pelo SUS Fácil, e até hoje nada! Vamo acordar senhor Prefeito! Estamos lidando com uma pandemia, pessoas estão morrendo, nossos entes queridos estão morrendo e a Saúde de São João del-Rei não tem mais vagas, está tendo que buscar vagas fora e o transporte público tem que funcionar. Todos os funcionários da Secretaria de Saúde, do transporte público, estão aptos para poder trabalhar, mas não tem ambulância. As ambulâncias estão aqui paradas”, afirma Igor.

A fiscalização dos vereadores foi transmitida através de suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (1º). Os vereadores acionaram a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência e, segundo eles, encaminharão uma ação junto ao Ministério Público para pedir providências sobre a negligência da Prefeitura de São João del-Rei em relação ao transporte público municipal da Saúde.

“Deus abençoe a nossa terra, porque infelizmente nós não temos uma pessoa para poder gerir a Saúde de São João del-Rei. Nós não temos um Prefeito que esteja aqui preocupado com a nossa Saúde”, declara Igor Sandim

O vereador Fabiano também teceu críticas sobre a paralisação da vacinação no município em decorrência do feriado da Semana Santa nesta sexta-feira (02) e também disparou contra Nivaldo e contra o secretário de Saúde, José Marcos.

“Enquanto o Brasil inteiro tá correndo para vacinar as pessoas, para que o comércio possa voltar a funcionar, que as famílias possam voltar a conviver uns com os outros, São João del-Rei paralisar a vacinação por causa do feriado? É um absurdo! Infelizmente nós estamos constatando que a Secretaria de Saúde e o Prefeito de São João del-Rei está levando a pandemia na brincadeira e não é. Eu tive pessoas da minha família infectados, o vereador Igor perdeu familiares pelo Covid. Até que dia nós vamos ficar vivendo isso? Nós vamos viver a pandemia em São João del-Rei por mais 10 anos? Então senhor prefeito e senhor secretário, os senhores tomem uma posição, uma atitude, porque a população não pode ficar refém da falta de pulso de vocês!”, diz Fabiano.

Uma fonte informou à nossa reportagem que, só nas últimas 24 horas, 07 transferências foram realizadas pelo município, sendo 05 delas para Barbacena. Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obtivemos retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h12 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

22° Sensação
16.7 km/h Vento
50.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias