Quinta, 22 de Abril de 2021 16:56
32 99936-6146
Saúde Vacinação

São João del-Rei: Vacinação de maior grupo prioritário tem redução de equipe, longas filas com congestionamento na cidade

Unidades Básicas de Saúde dos bairros também não estão acompanhando as faixas-etárias da vacinação por drive-thru

05/04/2021 11h44 Atualizada há 2 semanas
850
Por: João P. Sacramento
Vacinação na Avenida Presidente Tancredo Neves, no Centro, na manhã de hoje (05). Foto: Thais Marques / Mais Vertentes
Vacinação na Avenida Presidente Tancredo Neves, no Centro, na manhã de hoje (05). Foto: Thais Marques / Mais Vertentes

Congestionamento, filas intermináveis de carros, redução do número de profissionais de saúde e de policiamento, e espera por cerca de três horas marcaram a vacinação de idosos de 68 e 69 anos, no formato drive-thru, na manhã de hoje (05), no centro de São João del-Rei. 

Ao contrário do que se viu na última semana, em termos de organização, número maior de profissionais de saúde, de policiamento e de trânsito, hoje, o que se viu foi muita desorganização cujas filas de carros não se sabiam mais onde terminavam, e se enveredou por cinco ruas e avenidas como Tancredo Neves, Paulo Freitas, Leite de Castro, Antônio Rocha e Antônio Josino de Andrade. Vale ressaltar que a faixa etária que começa a ser vacinada nesta semana é maior que as anteriores. 

“Desorganização marca esta segunda-feira de vacinação em São João del-Rei”, desabafou um morador que estava na fila desde às 7 horas da manhã para se vacinar. De acordo com o idoso, falta sinalização de onde começa a fila de acesso à vacinação, e, ainda segundo ele, a Guarda Municipal só chegou ao local após as 8 horas e com apenas dois carros; e não está conseguindo organizar a fila, que já se aproxima da Avenida Leite de Castro.

Algumas pessoas chegaram na fila por volta das 6h15 da manhã, mas só conseguiram ser vacinados por volta das 10 horas, como nos confirmou uma idosa que estava aguardando para ser vacinada. 

Nossa equipe também esteve no local e percebeu que apenas cerca de 10 pessoas, incluindo estagiários de medicina, estavam no local. Bem diferente da última semana que chegou a ter mais de 20 pessoas. Porém esse número não é oficial, pois os mesmos não souberam informar a quantidade de pessoas na equipe. As vacinas de hoje chegaram por volta das 8h30, em uma ambulância do SAMU escoltada pela Polícia Militar. 

Vale ressaltar que as UBSs dos bairros não estão acompanhando os grupos de vacinação do drive-thru do Centro. 

O Mais Vertentes entrou em contato com o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, que afirmou que não esperava que tantas pessoas iriam procurar a vacina na manhã de hoje. Segundo o secretário "tem vacina pra todo mundo”, e que pediu para que a população respeite os calendários e só procure o local no dia respectivo a sua idade. José Marcos também informou desconhecer a informação de falta de vacinas no sábado (3), como foi informado por moradores que estiveram no drive-thru daquele dia.

Sobre o congestionamento gerado no Centro da cidade, José Marcos afirmou que a SMS já estuda uma nova forma de evitar que esse transtorno se repita. “A gente está avaliando essa situação, porque houve uma concentração de veículos e está atrapalhando o fluxo no centro da cidade”, afirmou o secretário. Ainda em sua fala, José Marcos disse que eles "estudam criar dois drive-thru, mas que isso ainda não é inviável por falta de pessoal qualificado para compor as equipes, mas que a SMS não descarta essa possibilidade".

As filas e o congestionamento só reduziram por volta do meio dia. Pela manhã, nem o Secretário de Saúde e nem a Coordenadora do Setor de Epidemiologia estiveram no drive-thru na Av. Pres. Tancredo Neves. O secretário informou que o local foi escolhido por ser na região central da cidade, mas que pode haver mudanças.

Mais informações a qualquer momento no Mais Vertentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h50 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

26° Sensação
5 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias