Quinta, 22 de Abril de 2021 17:35
32 99936-6146
Saúde Influenza

São João del-Rei: Vacinação contra a gripe terá início na próxima segunda (12). Confira o calendário!

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) acontecerá junto com a da Covid-19. Confira as datas!

06/04/2021 16h18 Atualizada há 2 semanas
477
Por: Thais Marques
Pessoas com suspeita ou recentemente infectadas pela Covid-19 devem aguardar a recuperação dos sintomas, cerca de quatro semanas, para tomar a vacina contra a gripe. Foto: Reprodução/internet
Pessoas com suspeita ou recentemente infectadas pela Covid-19 devem aguardar a recuperação dos sintomas, cerca de quatro semanas, para tomar a vacina contra a gripe. Foto: Reprodução/internet

A vacinação contra a gripe (Influenza) começará em todo território nacional na próxima segunda-feira (12). A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe possui orientações específicas por causa da pandemia do coronavírus e será realizada até o dia 9 de julho de 2021.

Conforme definido no informe técnico do Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que totaliza mais de 79,7 milhões de pessoas, até 9 de julho de 2021. Em 2020, a ação chegou a superar essa meta, atingindo 95,7% do grupo prioritário, segundo a pasta.

Neste ano, a vacinação contra a gripe foi definida pelo Ministério da Saúde em três fases: 

1ª: A partir do dia 12 de abril: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde;

2ª: A partir do dia 11 de maio: idosos com 60 anos ou mais e professores(as);

3ª: Do dia 9 de junho e até  9 de julho: pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade

De acordo com o governo federal, haverá ainda um Dia D, sendo um sábado em que postos de saúde e vários outros locais (shoppings, parques, estações de metrô etc) aplicam a vacina da gripe, para turbinar a campanha de imunização. Mesmo sem estabelecer a data, o informe técnico afirma que estados e municípios têm liberdade para defini-la de acordo com seus critérios. 

Em relação à vacinação contra a Covid-19,  Ministério da Saúde sugere que os imunizantes da gripe e contra o coronavírus não sejam aplicados simultaneamente. A orientação do governo é que, caso a data de receber as duas vacinas coincida, a do coronavírus seja priorizada e o paciente agende o dia de receber a da gripe com um intervalo mínimo de duas semanas. Esse agendamento ficará por conta da gestão de cada cidade. 

Neste ano, o Ministério da Saúde pediu às secretarias estaduais e municipais que disponibilizassem um sistema de agendamento de horários para evitar a formação de aglomerações. 

Nossa reportagem questionou o setor de Epidemiologia de São João del-Rei sobre a logística da aplicação da vacina contra a gripe no município, mas até o momento não obtivemos retorno.

 

Com informações da Veja Saúde*

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    São João del Rei - MG
    Atualizado às 17h35 - Fonte: Climatempo
    25°
    Poucas nuvens

    Mín. 13° Máx. 24°

    25° Sensação
    4 km/h Vento
    39% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (23/04)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 12° Máx. 24°

    Sol com algumas nuvens
    Sábado (24/04)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 14° Máx. 25°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias