Quinta, 22 de Abril de 2021 18:07
32 99936-6146
Política ANTENA!

ANTENA! Laços de família, nepotismo e concurso público eletivo na Prefeitura de São João Del-Rei (PARTE 2)

Essa cidade é uma piada pronta!

07/04/2021 16h28 Atualizada há 2 semanas
2.133
Por: Adriano Vianini
Arte: David G. Ferreira / Mais Vertentes
Arte: David G. Ferreira / Mais Vertentes

E o Toma Lá da Cá na Prefeitura Municipal de São João del-Rei não para, mesmo com o MPMG, teoricamente, em cima!

São inúmeras trocas de favores e gente (comissionada) pra Cá e pra Lá que até quem acompanha, constantemente, o Diário Oficial, ficou perdido nos últimos três meses do ano.

Nossa redação fez um resumão da troca de favores entre a Prefeitura Municipal e vereadores da Câmara Municipal de São João del-Rei.

 

Laços de Família 

O servidor público Eduardo Roger de Castro, que é efetivo, também está ocupando um cargo comissionado na Secretaria de Administração, cuja titular da pasta, Maria Sônia de Castro, é sua irmã. Além de Eduardo, irmão da Soninha (Maria Sônia de Castro), a outra irmã, Celeste Aparecida de Castro, também é efetiva na Secretaria de Cultura e também recebe gratificações por participar de Comissão.

E por falar em Comissão, outras irregularidades encontradas dentro da Prefeitura de SJDR são as gratificações a alguns servidores públicos que foram cabos eleitorais do atual prefeito. No Estatuto e no Plano de Cargos e Carreiras do Servidor Público constam gratificações para servidores que participam de Comissões. Porém, o prefeito utiliza disso para gratificar àqueles que o apoiaram irrestritamente - contrariando a PEC 186 que prevê o congelamento dos gastos públicos e das gratificações a todos os servidores públicos, incluindo de Comissões.

Nepotismo cruzado

Paulo César Santiago
e Adriana Rodrigues
Foto: redes sociais

Depois de empregar as primas na Secretaria Municipal de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas (Cem), a Secretária de Governo e Gabinete, Adriana Rodrigues, também conseguiu um bico para o marido, Paulo César Santiago, na Câmara Municipal de SJDR. Vale lembrar que o marido de Adriana já foi funcionário comissionado na Prefeitura de SJDR, mas teve que ser exonerado por determinação do  MPMG. Contudo, Adriana Rodrigues e Stefânio Pires (PSL), presidente da Câmara Municipal, encontraram um lugar para Paulo César como Assessor Parlamentar na Câmara - já que na prefeitura estava proibido. Coincidentemente, no melhor estilo Toma Lá da Cá, os ex-assessores de Stefânio Pires, o Maicon Robert da Silva e o Paulo Vitor Nogueira Santos, foram remanejados para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura.

Esta aí mais uma evidência do Toma Lá da Cá entre o prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), e vereadores da base aliada, alguns já denunciados pelo Mais Vertentes.

 

 

 

Eleições 2024 

Nivaldo e Victor Agostini
Foto: Redes sociais

Nem Stefânio Pires, nem Rosina Mototaxi e nem Aline Gonçalves. O que circula entre os mais chegados do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) é que, como o mesmo não poderá concorrer em 2024, o atual prefeito está apostando todas as fichas no advogado Victor Agostini de Carvalho para sucessor. Victor, por sinal, trabalhou assiduamente na campanha do atual prefeito, Nivaldo, e, consequentemente, também foi recompensado com o cargo de Assessor de Gabinete na Secretaria de Educação.

 

Processo seletivo ou eletivo? Piada do dia...

A Prefeitura Municipal de SJDR acaba de divulgar o Edital do Processo Seletivo Simplificado nº 005/2021 para diversas áreas. Mais uma piada pronta, o Edital - que não tem prova escrita ou de conhecimentos gerais - visa beneficiar funcionários comissionados já contratados, especialmente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Estranhamente, o edital divulgado hoje (7), também direciona que “as inscrições serão recebidas exclusivamente pelos membros da Comissão Designada (acima), junto a Secretaria Municipal de Administração”. E o pior vem a seguir: “Comprovação de tempo de serviço nas funções” onde a Prefeitura estipulou “Tempo de experiência na função - 60 pontos” e “Cursos específicos relacionados a área de atuação - 40 pontos”. As inscrições também devem ser realizadas pessoalmente, na Prefeitura, em plena pandemia! É ou não é uma piada?

Casos de Família

Além das contratações realizadas entre vereadores e a prefeitura, SJDR ainda tem que assistir as brigas homéricas protagonizadas por um vereador (casado) e a amante (que vive com outro companheiro), em plena luz do dia. Aos gritos, palavrões e tapas o casal teve que ser separado há duas semanas, em rua famosa do bairro do Tijuco, no melhor estilo Casos de Família, do SBT.

Amigo da onça

O ex-vereador Gilberto Lixeiro está fazendo de tudo para que seu colega, Edmar da Farmácia (PSDB), renuncie ao mandato. Lixeiro quer passar o cargo para seu outro colega, o ex-vereador, João Heitor, que não conseguiu se reeleger. Nos bastidores da Câmara e Prefeitura, Lixeiro tem dito em alto e bom tom: “Edmar não tem condições de continuar e deve renunciar”.

MPMG

Vai terminar em Pizza ou, como disse o prefeito, Nivaldo de Andrade, foi apenas um "circo" protagonizada pelo Ministério Público Eleitoral, com apoio do Grupo de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Central), após operação que cumpriu mandados de busca e apreensão de celulares contra o prefeito reeleito de São João Del Rei e cinco vereadores do município, em dezembro, na operação denominada “Toma lá dá cá”? Estamos aguardando os desdobramentos da operação.

 

Direito de resposta:

Pelas redes sociais - tendo em vista a dificuldade de encontrá-la na prefeitura -, Soninha de Castro confirmou, ontem (7), e como já havíamos citado acima, que o irmão Eduardo Roger de Castro é servidor concursado e, segundo Soninha, "com mais de vinte anos de Prefeitura e não ocupa nenhum cargo comissionado na Prefeitura". Ela também informou que a irmã Celeste, também é servidora concursada "com mais de trinta anos de Prefeitura". E, também como informamos acima, "participa sim, da Comissão de Avaliação de Desempenho, única representante da Secretaria de Cultura". A servidora também informou que "nunca aproveitei do meu cargo para beneficiar quaisquer parente", informou. Mais informações estão nos Comentários abaixo desta matéria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Antena SJDR
Sobre Antena SJDR
Bastidores da política em São João del-Rei e Vertentes
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 17h56 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

25° Sensação
4 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias