Quinta, 22 de Abril de 2021 18:23
32 99936-6146
Saúde Minas Consciente

Minas Consciente: Macrorregião Centro-Sul continua na Onda Roxa enquanto outras regiões do Estado avançam para a Onda Vermelha

Média móvel diária de casos de São João del-Rei já é maior que o pior ciclo que aconteceu entre novembro de 2020 e janeiro de 2021!

07/04/2021 17h00 Atualizada há 2 semanas
401
Por: Thais Marques
Comitê Covid também decretou o fim do toque de recolher na onda roxa, mas restringiu retiradas em balcão. Foto: Divulgação/Minas Consciente
Comitê Covid também decretou o fim do toque de recolher na onda roxa, mas restringiu retiradas em balcão. Foto: Divulgação/Minas Consciente

A macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras avançam para a Onda Vermelha do Minas Consciente. A decisão foi tomada na quarta-feira (07) pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (08). Em São João del-Rei, pertencente à Macrorregião de Saúde Centro-Sul, a média móvel diária de casos já é maior que o pior ciclo que aconteceu entre novembro e janeiro.

Mesmo com o avanço permitido pelo Comitê, as localidades continuarão monitoradas pela Secretaria de Estado de Saúde até a próxima sexta-feira (09) para garantir que não haja piora nos indicadores da Covid-19. Somente será permitido o avanço a partir de segunda (12) caso o cenário positivo se mantenha favorável. As demais regiões do Estado devem seguir, por mais uma semana, as medidas decretadas na semana passada. Triângulo do Norte permanece na Onda Vermelha e as outras 12, na Roxa.

O Comitê optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 05h00 e proíbe reuniões familiares durante a onda roxa do plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas. A suspensão atende a um acordo judicial feito pelo Governo de Minas na última segunda-feira (05), após o Deputado Estadual Bruno Engler (PRTB) questionar a constitucionalidade das medidas. 

Apesar do fim da proibição, o governador Romeu Zema (Novo) reitera que o Estado desaconselha qualquer tipo de aglomeração ou trânsito desnecessário durante a pandemia. “Essas medidas não serão mais obrigatórias, mas é essencial que todos façam a sua parte para conseguirmos reduzir a propagação do vírus Precisamos que a população mantenha todos os cuidados, use máscara e evite aglomerações para conseguirmos sair disso o mais rápido possível”, destacou.

São João del-Rei sofre com pior momento da pandemia

Gráfico: Professor Helvécio Reis

São João del-Rei possui a média móvel diária de casos positivos de Covid-19 maior que o pior momento desde o pandemia. De acordo com um estudo realizado pelo professor Helvécio Reis, baseado em dados da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, a média diária de casos já é maior que os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021, considerados os piores meses da pandemia.

O maior número de casos acumulados em um mês aconteceu em janeiro de 2021, onde o município atingiu 922 casos positivos registrados. Entre os meses de março e abril deste ano, São João del-Rei atingiu 856 casos no mês e, infelizmente, continuam subindo.

último boletim epidemiológico do município, desta quarta-feira (07), registrou o aumento de 54 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O município de São João del-Rei tem, até o momento, 4.198 casos confirmados para Covid-19. Destes, 3.438 pacientes já receberam alta médica e, infelizmente, 86 evoluíram para óbito (uma morte ainda está em investigação).

O número de pacientes em quarentena é o maior desde o início da pandemia - 674 casos. As casas de Saúde seguem com as UTI's lotadas e, atualmente, 61 pacientes estão internados. Destes, 40 são residentes de SJDR, 25 estão utilizando ventilação mecânica e 35 já foram testados positivos para a Covid-19.

 

Com informações da Agência Minas*

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 18h16 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

25° Sensação
4 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias