Quinta, 22 de Abril de 2021 16:59
32 99936-6146
Esportes Campeonato Mineiro

Campeonato Mineiro: Na reta final da fase classificatória, Athletic perde Cícero Júnior e resgata Gustavo Brancão

Faltando três jogos para o final da primeira fase do Mineiro, Esquadrão rompe com técnico que garantiu o acesso e saca o coringa Brancão para garantir a permanência na elite

08/04/2021 13h30 Atualizada há 2 semanas
213
Por: Thais Marques
O técnico Cícero Júnior foi demitido após a derrota para o URT por 1x0 no Joaquim Portugal nessa quarta-feira (07). Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club
O técnico Cícero Júnior foi demitido após a derrota para o URT por 1x0 no Joaquim Portugal nessa quarta-feira (07). Foto: Fernanda Trindade/Athletic Club

Após três derrotas seguidas, Athletic demite Cícero Júnior. Em poucas palavras, o clube responsabiliza uma peça fundamental do projeto para a temporada ao romper o elo com o técnico são-joanense em meio a uma crise que se instaurou após o retorno do Campeonato. Contudo, rapidamente anunciou o retorno do técnico Gustavo Brancão, que vai ter três rodadas para restabelecer a equipe na competição e a moral que foi vendida no projeto de marketing para a temporada de 2021, a primeira na elite após mais de quatro décadas.

O Esquadrão não conseguiu desempenhar um bom retorno após a paralisação do Campeonato Mineiro na quinta rodada. A determinação, até então dentro da Onda Roxa no Estado, durou apenas uma semana e no dia 22 de março o governo de Minas autorizou em uma reunião com representantes da Federação Mineira de Futebol o retorno da competição.

Do retorno até aqui, o Athletic se perdeu em diversas decisões, dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, as derrotas para Coimbra, Tombense e URT fizeram o clube tomar a imediata decisão de demitir o técnico, que até o dia 24 de março foi tratado como o “mais longevo do futebol mineiro”. Cicinho, como é conhecido da torcida, possui dois acessos comandando o Esquadrão e dois vice-campeonatos em 46 partidas, com 21 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. Um aproveitamento de 53,6% durante sua trajetória.

Cícero Júnior em sua despedida do Esquadrão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A história de Cicinho no comando da equipe é paralela com a de Gustavo Brancão, o novo técnico que possui, agora, a missão de manter o Athletic na primeira divisão. Brancão substituiu Cícero Júnior em 2019, após retorno do clube ao futebol profissional. No início de 2020, com a pandemia, Brancão assumiu o cargo de auxiliar técnico do Boa Esporte e novamente Cicinho entrou em cena, ao deixar o Uberlândia e retornar para São João del-Rei.

Em 2021, vindo de um vice-campeonato no Módulo II e a vaga na elite, a empolgação pelo projeto de permanência na Série A foi muito bem articulado em estratégias de marketing para evidenciar e noticiar o Athletic como um clube de primeira divisão. Loco Abreu foi uma peça fundamental para os holofotes na imprensa e também dentro de campo. Mesmo que por poucas partidas e sem balançar as redes, a presença de Loco Abreu em campo deu gás e motivação aos jogadores do elenco que consolidaram as vitórias do Esquadrão contra times do interior.

Crise

Antes da paralisação do Mineiro, alguns indícios de que algo não ia bem no Joaquim Portugal já vieram à tona com a primeira confirmação oficial de um caso positivo para a Covid-19 no clube antes da partida contra o Pouso Alegre. Na ocasião, a assessoria negou que haveria outros casos e, após o caso do diretor de futebol Fábio Mineiro, o Atlethic confirmou, oficialmente, oito casos dentro do clube.

Até o momento, o Athletic, através de sua assessoria, insiste na “ética” para não falar com mais transparência sobre os atletas e pessoas do clubes afetadas pelo vírus, seguindo na contramão de diversos clubes profissionais que falam abertamente sobre o assunto. 

Essa crise interna claramente afetou a produção em campo. As três derrotas, jogadores habilidosos do elenco com baixo rendimento, desfalques que lotaram o Departamento Médico do Athletic, sem esclarecimento sobre o afastamento dos atletas, apenas uma mensagem via assessoria de que “Covid engloba o DM” e  “por questões de ética, não está autorizada a passar quais e a quantidade de lesionados ou casos positivos.”

A escassez de peças para recompor o time durante o tempo de recuperação dos jogadores do DM e falta de transparência sobre a equipe levou a escalação do auxiliar de goleiros, Willian Souza Almeida, como reserva do goleiro Lee no jogo contra a Tombense, pela sétima rodada, como apontado pelo portal Alternafut

Demissão de Cícero Júnior e a volta do coringa Brancão

Gustavo Brancão, novo técnico do Athletic. Foto: Divulgação/Athletic Club

Com a terceira derrota consecutiva, o Athletic decretou a demissão de Cícero Júnior na noite dessa quarta (07). A princípio, foi comunicado à imprensa que a diretoria “está alinhando essa parte da contratação do novo treinador” e, caso não chegasse até no domingo, data da próxima partida, Ademilson Correa, auxiliar técnico, seria o treinador interino. Cerca de duas horas depois, o coringa Brancão foi anunciado.

O técnico recém anunciado possui um contrato com o Tupynambás, de Juiz de Fora, para o Módulo II. A assessoria do Esquadrão esclareceu que “tudo foi muito bem alinhado entre as diretorias do Athletic e do Tupynambás, para não prejudicar nenhum lado. Como as datas das competições não coincidem, Brancão chega amanhã (quinta) e já comanda o treinamento da quinta-feira. Após o Módulo I, ele embarca para Juiz de Fora, para assumir o Tupynambás.”

Brancão possui, há três jogos do fim da fase classificatória - sendo dois fora, contra Uberândia e Caldense, respectivamente, e o último em casa contra o Atletico, atual líder do Mineiro - a missão de manter o projeto da permanência na elite de pé. Atualmente, o Athletic está na 9ª posição da tabela com 9 pontos conquistados dos 24 disputados. Um clube que no início do campeonato vendeu a busca pelo título ao anunciar Loco Abreu e agora convive com o objetivo principal desde o início: a permanência entre a elite do Estado.

Contudo, a torcida é para que o novo técnico consiga arrumar a casa em tão pouco tempo e que o Athletic permaneça. Mesmo que o retorno à elite seja recente, o clube não deve cometer deslizes amadores, como colocar na conta de um técnico são-joanense enraizado no clube a principal responsabilidade dentre tantas decisões equivocadas nesta temporada e romper com um projeto tão sonhado e executado há mais de dois anos: o profissional. Segue o jogo!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 16h50 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

26° Sensação
5 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias