O Governo de Minas vai enviar aos municípios 5% de doses das vacinas contra a Covid-19 estocadas para reserva técnica do Estado. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), o objetivo é ampliar a disponibilidade de imunizantes e acelerar a vacinação nas cidades. Durante o anúncio feito em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (08), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, Zema e o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, teceram críticas às prefeituras sobre a falta de transparência e agilidade na vacinação.
“A reserva técnica de 5% que sempre foi estocada agora será enviada aos municípios para que haja maior disponibilidade de vacinas. Não é recomendado estocar doses neste momento. A vacina só resolve nosso problema quando ela está aplicada no braço de quem precisa, e não dentro do refrigerador aguardando. A vacinação é a única solução definitiva para a pandemia”, declarou Zema.
A distribuição das doses “extras” vai priorizar os municípios que estiverem na frente no processo de imunização, com as menores quantidades de doses estocadas, segundo o governo do Estado.
Em relação às prefeituras que estão com “dificuldades de acelerar a aplicação dos imunizantes”, Zema afirmou que o Executivo estadual está adotando medidas em conjunto com o Ministério Público (MPMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM), além de contar com o apoio de iniciativas do setor privado. O governador também criticou a logística de algumas prefeituras em relação à vacinação.
“Algumas prefeituras não buscam as vacinas com a velocidade que poderiam ou não aplicam com a velocidade que poderiam. Temos solicitado aos prefeitos que o processo não seja interrompido, apesar de sabermos que os profissionais de Saúde estão exaustos. Onde há disponibilidade de vacina, que é na maioria das prefeituras, que esse processo continue inclusive aos fins de semana. Também temos ajuda do setor privado, como o Unidos Pela Vacina, que está apadrinhando diversas prefeituras com dificuldades e tem contribuído para a solução desse problema”, afirmou.
Zema também alertou a população sobre a importância de manter todos os cuidados sanitários, como uso de máscara e distanciamento social, inclusive pelas pessoas que já foram vacinadas.
Falta de transparência
Outro ponto levantado durante o pronunciamento, é a falta de repasse de informações por parte de algumas prefeituras. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, o repasse de informações sobre a vacinação não está sendo feito ao Estado. Em São João del-Rei, a última atualização da prefeitura sobre o número de são-joanenses vacinados ocorreu no dia 25 de março.
“A informação que não tem chegado. A última atualização de alguns municípios foi em janeiro, quando quase não havia vacina. Ou seja, tudo que a cidade aplicou desde janeiro não veio para o sistema e gera essas distorções de informação. As regionais de Saúde da Secretaria Estadual estão indo ativamente aos 853 municípios, especialmente aqueles que têm os piores resultados. Provavelmente viveremos um aumento progressivo dos índices de vacinação do estado, já nesta semana, por essa ação bem ativa”, afirmou.
O secretário aposta na vacinação como mudança para este momento e que o número de internações de pessoas com mais de 85 anos (público que já recebeu as duas doses da vacina), teve uma redução expressiva, o que comprova a eficácia do imunizante.
“Temos uma redução quase total em número de casos de pacientes nessa idade. É um alento muito importante neste momento e reforça a atenção dos municípios em crescer na vacinação. O que vai mudar esse momento nosso é a vacinação. Esperamos novas remessas do Ministério da Saúde, esperamos que elas ocorram de forma constante e mais acelerada”, destacou.
Com informações da Agência Minas*
Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 24°
Sol com algumas nuvensMín. 14° Máx. 25°
Sol com algumas nuvens