Segunda, 27 de Junho de 2022

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Cultura

Desterro do Melo: Rio Xopotó promove Festival de Porteiras Abertas

Coletivo com integrantes de diferentes regiões do Brasil, residentes na Zona Rural criam festival online junto com a comunidade local

12/04/2021 às 13h01
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Refazenda Xopotó
Foto: Divulgação / Refazenda Xopotó

A Refazenda Rio Xopotó, criada de forma coletiva por pessoas de diferentes origens e áreas de atuação, promove virtualmente o Festival de Porteiras Abertas, nos dias 17 e 18 de abril. Serão 20 horas de apresentações, conversas e vivências sobre arte, comida, agroecologia, entre outros saberes globais e locais.

Moradores das cidades de Desterro do Melo, Cipotânea e Alto Rio Doce não pagam inscrições, que podem ser feitas neste link. Quem não é da região, deve fazer uma contribuição consciente, entre R$ 35 e R$ 100. Qualquer valor dá direito a um passe livre para toda a programação. O valor arrecadado será revertido para a manutenção do projeto.

Confira todos que se apresentarão abaixo e, com detalhes, neste link.

Foto: Divulgação / Refazenda Xopotó

Refazenda Xopotó

Criada durante a pandemia, a Refazenda Rio Xopotó é uma comunidade em formação de saberes globais, que busca trocas locais partindo da pluriversalidade - especialmente feminina, enegrecida, de gênero livre e popular. Durante o festival, será possível conhecer um pouco do que é vivenciado diariamente por lá.

Por que Refazenda Rio Xopotó? 

Embora o evento seja virtual e com integrantes em diferentes cidades brasileiras, o coração do projeto fica em uma fazenda, na Zona Rural de Desterro do Melo, na Serra da Mantiqueira, em Minas. A área abraça uma das nascentes do Rio Xopotó, principal afluente do Rio Ipiranga, que por sua vez irá ajudar a formar o Rio Doce. A bacia do Rio Doce compreende 888 quilômetros de extensão da nascente do Rio Xopotó até a foz no Oceano Atlântico, no município de Linhares, no Espírito Santo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias