A Refazenda Rio Xopotó, criada de forma coletiva por pessoas de diferentes origens e áreas de atuação, promove virtualmente o Festival de Porteiras Abertas, nos dias 17 e 18 de abril. Serão 20 horas de apresentações, conversas e vivências sobre arte, comida, agroecologia, entre outros saberes globais e locais.
Moradores das cidades de Desterro do Melo, Cipotânea e Alto Rio Doce não pagam inscrições, que podem ser feitas neste link. Quem não é da região, deve fazer uma contribuição consciente, entre R$ 35 e R$ 100. Qualquer valor dá direito a um passe livre para toda a programação. O valor arrecadado será revertido para a manutenção do projeto.
Confira todos que se apresentarão abaixo e, com detalhes, neste link.
Refazenda Xopotó
Criada durante a pandemia, a Refazenda Rio Xopotó é uma comunidade em formação de saberes globais, que busca trocas locais partindo da pluriversalidade - especialmente feminina, enegrecida, de gênero livre e popular. Durante o festival, será possível conhecer um pouco do que é vivenciado diariamente por lá.
Por que Refazenda Rio Xopotó?
Embora o evento seja virtual e com integrantes em diferentes cidades brasileiras, o coração do projeto fica em uma fazenda, na Zona Rural de Desterro do Melo, na Serra da Mantiqueira, em Minas. A área abraça uma das nascentes do Rio Xopotó, principal afluente do Rio Ipiranga, que por sua vez irá ajudar a formar o Rio Doce. A bacia do Rio Doce compreende 888 quilômetros de extensão da nascente do Rio Xopotó até a foz no Oceano Atlântico, no município de Linhares, no Espírito Santo.
Mín. 9° Máx. 18°