Sábado, 08 de Maio de 2021 13:58
32 99936-6146
Cidades Editorial

Sem saber lidar com imprensa, Prefeitura de Santa Cruz de Minas ataca o jornalismo e, mais uma vez, não prova denúncias

Atual administração está mais preocupada em atacar os veículos de imprensa do que agilizar a vacinação dos munícipes

12/04/2021 13h20 Atualizada há 4 semanas
970
Por: Adriano Vianini
O prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida (PL). Foto: João Pedro Sacramento / Mais Vertentes Notícias
O prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida (PL). Foto: João Pedro Sacramento / Mais Vertentes Notícias

Editorial

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criou o Consórcio Conectar para que, juntos, os municípios consigam acelerar a compra das vacinas e, consequentemente, imunizar seus cidadãos. A intenção do FNP é louvável, mas parece que a “boa-intenção” serviu para fazer marketing  de algumas prefeituras e prefeitos da região.

No último dia 07, o portal Mais Vertentes realizou um levantamento das cidades da região que constavam na lista final de municípios que demonstraram interesse em participar do Consórcio Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), para a aquisição dos imunizantes contra o coronavírus. Fato esse confirmado pela própria FNP. 

Durante esse levantamento, foi apurado que nem todas as prefeituras aderiram ao consórcio, segundo a própria FNP. Na microrregião de São João del-Rei, por exemplo, até o dia 25 de março, apenas 12 das 20 cidades estão na lista final da FNP.

Para fazer parte do consórcio, as prefeituras deveriam submeter uma Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal, com o Protocolo de Intenção na participação do município na lista, mas, cidades como Conceição da Barra de Minas, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, Dores de Campos, Bom Sucesso, Madre de Deus de Minas, Ibituruna e Tiradentes não constam na lista do consórcio da FNP.

No dia 6 de abril, o Mais Vertentes entrou em contato com os gestores dessas cidades, para conferir essas informações. O prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner de Almeida (PL), inclusive respondeu que tinha demonstrado interesse no consórcio: “Preenchemos todo o questionário que foi nos passado. Tenho toda prova na prefeitura”, disse. Porém, até o momento, o nome da cidade ainda não consta na lista oficial divulgada pelo FNP e a prefeitura municipal não apresentou as supostas provas.

Com base nos dados oficiais, disponibilizados pelo departamento de comunicação do Consórcio Conectar, no último dia 7, o Mais Vertentes divulgou a matéria apontando as cidades que não fazem parte da lista atualizada no último dia 25 de março, deixando isso bastante claro na matéria veiculada. Veja relatório disponibilizado aqui.

Não compactuamos com a disseminação de notícias falsas, conhecidas atualmente como “Fake News”. Termo esse que foi utilizado pela Prefeitura de Santa Cruz de Minas, em nota divulgada hoje (12), pelas redes sociais, que de forma implícita sugere que esse desserviço tenha sido realizado por nosso jornal.

O Mais Vertentes é um veículo de comunicação sério, cujo compromisso é sempre buscar informar, de forma clara e simples, os fatos e acontecimentos de São João del-Rei e região. Também buscamos alertar à população sobre fatos e acontecimentos incoerentes dos gestores da região, o que, consequentemente, incomoda. Leia mais em Ética e Moral - episódio Santa Cruz de Minas. Buscamos fontes seguras e, seguindo rigorosamente o Código de Ética do Jornalismo, ouvindo, quando possível por parte dos órgãos públicos, os dois lados, dando a eles o direito de defesa e de explicação. 

Na mesma nota, a prefeitura de Santa Cruz de Minas afirma que a mesma enviou toda a papelada para a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e que o órgão confirmou oficialmente a adesão do município ao Consórcio, mas a prefeitura não divulgou para a imprensa os documentos que comprovam essa afirmação. Fato esse que o nome da cidade ainda não consta na lista oficial da Frente Nacional dos Prefeitos. Veja aqui!

No final da nota, a prefeitura de Santa Cruz de Minas acusou implicitamente o Mais Vertentes de “Falsa Identidade”, citando o art. 307 do Código Penal, que diz que o mesmo se aplica em casos que “atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”.

O Mais Vertentes vem a público informar que não vê vantagem alguma, e até lamenta, em noticiar a ineficiência da gestão pública municipal, e prestamos serviço à população em fiscalizar o trabalho do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Além de garantir que, tendo sido cumprido o protocolo de inserção da cidade no Consórcio Conectar, a prefeitura de Santa Cruz de Minas poderá, finalmente, realizar seu trabalho, já que é um direito do povo.

Covid-19 em Santa Cruz de Minas

Caption

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a cidade de Santa Cruz de Minas já recebeu 1.310 doses de vacina contra a Covid-19, porém só vacinou, até o momento, 719 pessoas.

A média móvel diária de mortes por covid-19 no Brasil já passa de 3 mil vidas perdidas. Nas últimas 24 horas, foram de 380 mortes pela doença, só no estado de Minas Gerais. Na cidade de Santa Cruz de Minas, já são 378 casos confirmados e um total de 10 mortes, segundo o boletim oficial do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Cruz de Minas - MG

Santa Cruz de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Santa Cruz de Minas - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h55 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias