Sábado, 08 de Maio de 2021 13:25
32 99936-6146
Polícia DENÚNCIA

São João del-Rei: Crianças e adolescentes da Casa Lar estavam comendo alimentos vencidos

Denúncias chegaram ao portal Mais Vertentes e foram confirmadas por vereadores.

13/04/2021 18h33 Atualizada há 4 semanas
3.534
Por: Adriano Vianini
São João del-Rei: Crianças e adolescentes da Casa Lar estavam comendo alimentos vencidos

Uma série de denúncias com alimentos e remédios vencidos, produtos de higiene pessoal também vencidos, mau armazenamento de alimentos e diversas outras irregularidades chegou ao portal Mais Vertentes sobre a Casa Lar, um abrigo provisório que cuida dos direitos da criança/adolescentes de 0 à 17 anos, e que se encontram em situação de risco, no bairro do Tijuco, no município de São João Del Rei, e administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 

Segundo informações obtidas com exclusividade pelo portal Mais Vertentes são alimentos consumidos pelos menores da Casa, como nuggtes (pepita de frango), feijoada, produtos de higiene pessoal como pastas de dente e absorventes, e até medicamentos tarja preta com validades vencidas ou a vencer. Também há denúncias da falta de cuidados com o coronavírus, como ausência de equipamentos e máscaras de proteção e até álcool gel.

"A geladeira está enferrujada, os alimentos jogados sem nenhum critério de segurança ou conservação, e os nuggets (pepita de frango) que seriam preparadas para os adolescentes ontem (12), estavam vencidos", desabafou uma fonte ao Mais Vertentes.

Os vereadores Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT) e Rogério Bosco (PT) estiveram na Casa Lar, nessa segunda-feira (12), com o promotor de justiça Dr. Adalberto de Paula Christo Leite, além da Secretária Municipal de Assistência Social, Aline Gonçalves, e uma das administradoras da Casa Lar, Bernadete Silva cujo codinome é Beth Silva

Procurados pelo Mais Vertentes, nesta terça-feira (13), os vereadores Igor Sandim e Lívia Guimarães confirmaram que estiveram no local e também  as denúncias de irregularidades. Segundo o vereador, Igor Sandim, "de fato foram identificadas irregularidades como alimentos mal armazenados e vencidos". Segundo o vereador, se a vigilância sanitária fosse ao local, "o mesmo seria interditado". 

Segundo outra fonte ouvida pelo Mais Vertentes, e confirmada hoje pelos vereadores, "a geladeira está enferrujada, o armazenamento dos alimentos está de forma irregular e muitos perecíveis e não perecíveis vencidos. Também há monitores sem máscara, não tem álcool gel, arroz vencido misturado com outros produtos que estão para vencer, armário de medicamentos aberto para qualquer um ter acesso e com medicamentos vencidos", informou.

O vereador Igor Sandim também confirmou que um dos alimentos (nuggets) que estava para ser preparado ontem para os internos já estava vencido. “Se não tivéssemos visto, eles iriam fazer para os adolescentes comerem”, informou. O vereador também apontou a falta de profissionais para a Casa como nutricionista, pedagogos e, claro, uma administração eficiente.

Segundo informações levantadas pelo portal, a maioria dos alimentos são de doações enviadas à Casa Lar e que, portanto, a Prefeitura Municipal e a Assistência Social não se preocupam em repor e/ou comprar. “Se tiver fruta bem, se não tiver fica sem e espera receber mais doações”, relatou uma das fontes ouvidas.

O portal Mais Vertentes entrou em contato com a Secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, mas a assessoria informou que ela estava ocupada e que responderia assim que possível. Até o fechamento desta edição não houve retorno por parte da Secretária.

Também não conseguimos falar com as responsáveis pela Casa Lar, Bernadete Silva, e a nova gestora, Salete Fialho. Fomos informados que ambas só trabalham pela manhã.

Também enviamos um email ao MPMG para saber quais procedimentos serão tomados em relação à denúncia.

O portal está aberto para ouvir e divulgar as versões dos representantes da Casa Lar.

Relembre

A funcionária comissionada Bernadete Silva, ou Beth Silva, já foi denunciada por este portal sobre favorecimento no cemitério municipal da cidade. Além disso, a mesma, até então, ocupava dois cargos (Cemitério Municipal e Casa Lar) o que é inconstitucional. Já a outra comissionada Salete Fialho, também profissional de confiança da Secretária de Assistência Social, é uma das responsáveis pelas compras da secretaria no Supermercado Agostinho, que já foi alvo de investigação e condenação, em primeira instância, do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL), e sua esposa, Aline Aparecida Gonçalves, na condição de Secretária Municipal de Assistência Social, pela prática de atos de improbidade administrativa no município durante os anos de 2011 e 2012.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h09 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 22°

19° Sensação
23.7 km/h Vento
58.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias