Sábado, 08 de Maio de 2021 13:34
32 99936-6146
Cultura Incentivo a cultura

Tiradentes: Em comemoração aos seus 9 anos, Museu da Liturgia lança vaquinha virtual para não encerrar atividades

A campanha “Amigos do Museu da Liturgia” tem o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do museu durante a pandemia. Conheça a história do lugar e vários motivos para contribuir e não deixar nossa história morrer

15/04/2021 17h08
434
Por: João P. Sacramento
Foto: Divulgação / Museu da Liturgia
Foto: Divulgação / Museu da Liturgia

Em comemoração aos seus 9 anos, ontem (14), o Museu da Liturgia de Tiradentes, lançou a vaquinha virtual “Amigos do Museu”, cujo objetivo é mobilizar os amantes do Patrimônio Cultural, da  Cultura, da Arte e da Solidariedade, para arrecadação de recursos visando a manutenção das atividades do Museu da Liturgia durante a pandemia. 

“O custo para operação mensal é bastante elevado”, afirmou o Diretor Geral do Museu, Henrique Rohrmann. Para isso, o Museu da Liturgia já tem um projeto aprovado para captação na Lei Rouanet, porém, até o momento, não conseguiram a captação dos recursos. O espaço, que está sendo mantido com recursos remanescentes de outros projetos, no momento que estamos vivendo da pandemia, está impossibilitado de receber visitas. Com isso, não há entrada de recursos de bilheteria.

“Sabemos que o momento está difícil para todos, mas acreditamos que a união e a mobilização é a melhor forma de mantermos o Museu funcionando”, afirmou Henrique. Vale lembrar que o Museu está mantendo todos os servidores contratados e realizando serviços internos de manutenção predial, jardinagem e de acervo, além de profissionais de segurança e de videomonitoramento, pois o acervo é composto totalmente por peças tombadas pelo IPHAN e carecem de constante vigilância e manutenção.

Foto: Divulgação / Museu da Liturgia

Vaquinha e patrocínio

A ideia da captação de recursos na internet surgiu pois o Museu da Liturgia tem uma interação muito grande nas redes sociais. "Tem muitas pessoas aí que têm vontade de ajudar, então pensei nessa forma da vaquinha virtual, que é uma forma simples, rápida, segura e fácil de doar”, contou Rohrmann. 

O link da vaquinha “Amigos do Museu da Liturgia”, é  http://vaka.me/1995166, e como dito anteriormente, todos os recursos serão utilizados para os seguintes fins: Pagamentos dos funcionários; Taxas de manutenção: Água, Luz, Alarme, Internet, Telefone, Videomonitoramento e etc; Manutenção Predial; Manutenção do acervo; Manutenção das atividades de Educação Patrimonial e para as taxas de utilização da plataforma da vaquinha virtual.

Para quem ajudar, as recompensas serão se tornar membro do programa e receber um certificado de Amigo do Museu. Ainda terá seu nome (opcional) nas publicações do quadro de amigos e, também, terá direito a uma visita gratuita ao museu. Além da recompensa de contribuir para a manutenção e conservação de patrimônio local.

Outra possibilidade de apoiar o Museu é via projeto da Lei Rouanet. Pessoas físicas e jurídicas podem doar até 6% dos seus impostos de renda ou até patrocinar nosso projeto, seguem os dados do projeto:

PRONAC 204080

Projeto: Museu da Liturgia - Manutenção e Gestão 2021 - Plano Anual

Nº da Proposta 331455 

Processo 01400.004071/2020-93

O projeto é aprovado e homologado para captação de recursos.

Para as empresas que quiserem patrocinar o Museu, Henrique Rohrmann afirmou que 100% do valor que o espaço receberá passará por isenção fiscal. 

Para maiores informações sobre as formas de doações, entre em contato pelo email: [email protected]

Foto: Divulgação / Museu da Liturgia

A história do museu e vários motivos para ajudar 

O Museu da Liturgia é o único museu dedicado ao tema na América Latina. Inaugurado em 14 de abril de 2012, o espaço conta com um significativo conjunto de 430 peças sacras dos séculos XVIII a XX, entre prataria, ex-votos, pinturas, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos missais, além de outros itens e artigos religiosos de diversas tipologias.

Sediado na cidade turística de Tiradentes, “o museu é uma importante ferramenta turística na cidade”, afirmou o diretor geral do lugar. Para ele, o museu “é mais uma atração pra segurar o turista na cidade, para ele ter uma experiência com a nossa cultura”. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, esse conjunto permaneceu guardado em sacristías durante um longo período, sem os devidos cuidados necessários à conservação de obras de arte, mas hoje está restaurado e exposto para visitação no Museu da Liturgia. “A gente mantém preservado um acervo de riqueza histórica, afetiva, emotiva e religiosa”, apontou Rohrmann, que afirmou que o museu é “vivo”, pois todo o acervo ainda é utilizado em cerimônias religiosas da cidade. 

O prédio histórico que abriga a instituição também foi completamente recuperado. A edificação, que foi construída para uso residencial no começo do século XVIII, foi doada pelos fiéis à Paróquia de Santo Antônio em 1893, tornando-se Casa Paroquial. Para a instalação do Museu, todos os elementos característicos da construção foram mantidos e/ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um novo anexo foi levantado ao fundo para abrigar uma reserva técnica e um espaço educativo. 

Foto: Divulgação / Museu da Liturgia

Henrique Rohrmann contou que o museu desenvolve trabalhos de educação patrimonial, além de arte e cultura. “A gente prepara as novas gerações para preservar o que chegou até a gente”, afirmou. Vale lembrar que o Museu da Liturgia não cobra entrada de alunos das redes públicas da região, “como uma forma deles terem contato com essa cultura”.

O projeto museográfico criou um espaço de linguagem e ambiência contemporâneas, com instalações audiovisuais que dialogam com os objetos expostos, potencializando ao visitante uma experiência de imersão cultural e transcendência, levando a conhecer a fé do nosso povo.

“São as pessoas que movem nosso museu. O museu sem pessoas, o patrimônio sem as pessoas, não teria valor nenhum. E nossas atividades são sempre voltadas para o público, então se o público ajudar a gente vai ter forças e condições pra manter esse espaço aberto. Por isso que eu acredito nas pessoas, porque nos momentos difíceis, a união está sendo muito importante”, concluiu Henrique Rohrmann. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias