Sábado, 08 de Maio de 2021 12:55
32 99936-6146
Cultura Documentário

"Do Amor Ninguém Foge": Documentário filmado na APAC de São João del-Rei ganhará estreia em diversos países

O documentário, filmado em MG e dirigido pelos irmãos Ahimsa, acaba de ser adquirido por uma distribuidora dinamarquesa para estrear em festivais de diversos países

16/04/2021 14h19 Atualizada há 3 semanas
954
Por: João P. Sacramento
Imagem do documentário
Imagem do documentário "Do Amor Ninguém Foge", gravado em São João del-Rei. Foto: Divulgação

No último dia 14, em São Paulo, a produtora audiovisual Café Royal anunciou a aquisição dos direitos de “Do Amor Ninguém Foge” pela distribuidora dinamarquesa LevelK. O filme, dirigido pelos Irmãos Ahimsa, e produzida pela Café Royal, em coprodução com a portuguesa BRO Cinema, retrata a rotina de uma unidade da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que é um sistema carcerário humanizado onde  não há armas ou guardas. 

O documentário, assinado pelos Irmãos Ahimsa (Julio e Daniel Hey), retrata a rotina de um sistema carcerário humanizado onde  não há armas ou guardas. Entre 14 e 22 de abril, o filme participa do VdR-Industry, evento voltado para profissionais da indústria audiovisual, que faz parte da programação do Visions du Réel, renomado festival de documentários em Nyon, na Suíça.

“Do Amor Ninguém Foge” será distribuído globalmente pela LevelK, com exceção do Brasil e Portugal. A data de estreia será anunciada em breve. 

O Documentário

“Do Amor Ninguém Foge” retrata a imersão dos dois irmãos em uma das unidades do sistema APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), criado no Brasil e exportado para 23 países. Os irmãos passaram mais de 30 dias dormindo dentro do presídio em São João del-Rei, Minas Gerais, para promover um mergulho cinematográfico no ser humano preso, trazendo luz às discussões sobre o sistema prisional atual e questionamentos sobre liberdade e o poder regenerativo do amor.

“No nosso entendimento, todo processo de cura, seja de um indivíduo, ou mesmo de uma sociedade, demanda que a gente olhe o lugar que nem sempre temos coragem de olhar: a ferida. Uma das feridas mais abertas da sociedade brasileira, e de muitas sociedades ao redor do mundo, é o sistema prisional. Victor Hugo certa vez disse que quem abre uma escola, fecha uma prisão. Apoiados nesta visão, nos propusemos a retratar neste filme um pouco da profundidade humana que encontramos na Apac, um modelo de presídio humanizado criado no Brasil, e que tem se tornado cada vez mais referência mundial”, explicam os diretores. 

As APACs trazem resultados revolucionários para a ressocialização e diminuição da reincidência criminal. Enquanto num presídio comum cerca de 80% das pessoas que cumpriram pena acabam retornando para o crime, nas APACs este número gira em torno de 20%. Além disso, esse sistema também minimiza os custos para o Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h48 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 22°

21° Sensação
4 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias