Sábado, 08 de Maio de 2021 13:24
32 99936-6146
Política Alimentos vencidos

São João del-Rei: CPI dos alimentos vencidos pode ser levada ao plenário da Câmara Municipal nesta terça (27)

Vereadores da base do Prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) podem ser contra a investigação na Assistência Social, administrada pela primeira dama. O prefeito ainda não comentou o fato publicamente, mas articula nos bastidores para que a mesma não seja aprovada!

27/04/2021 12h43 Atualizada há 2 semanas
302
Por: Thais Marques
Foto: Reprodução - internet
Foto: Reprodução - internet

A CPI dos alimentos vencidos poderá ser levada à votação em plenário na Câmara Municipal nesta terça-feira (27). Na última reunião ordinária, no dia 20 de abril, o presidente da Câmara Municipal, Stefânio Pires (PSL), confirmou o processo e que abordaria os trâmites da CPI. Desde então, o Prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), não comentou sobre o assunto publicamente, mas fontes próximas informaram ao Mais Vertentes que o prefeito articula nos bastidores para que a CPI, que investigará a gestão da primeira dama, Aline Gonçalves, secretária de Assistência Social, não seja aprovada.

No dia 20 de abril, os vereadores Fabiano Pinto (DEM), Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB) e Rogério Bosco (PT) anunciaram, em coletiva de imprensa, que protocolaram um requerimento na Câmara Municipal de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (popularmente conhecido como CPI) para investigar as supostas irregularidades na compra, armazenamento e distribuição de alimentos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de São João del-Rei. Durante a reunião ordinária, no mesmo dia, o presidente da Câmara Municipal, Stefânio Pires (PSL), anunciou que irá levar ao plenário a CPI. 

Entenda a CPI dos alimentos vencidos

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, a ação dos vereadores Fabiano, Igor, Lívia, Professor Leonardo e Rogério vem de uma sequência de denúncias e fiscalizações de alimentos vencidos e estragados sendo oferecidos aos internos da Casa Lar, no bairro do Tijuco e, posteriormente, encontrados em estoque na sede da Assistência Social.

Segundo o vereador Fabiano, abertura da CPI dos Alimentos foi protocolada pelos vereadores para investigar, em detalhes, como o dinheiro do recurso que foi encaminhado ao município para o enfrentamento da Covid-19 foi aplicado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em relação às irregularidades encontradas na recente fiscalização na sede da Assistência Social, o vereador Igor listou que foram encontrados alimentos vencidos, estragados, armazenamento precário, ovos apodrecidos e produtos de limpeza no mesmo local onde estavam estocados os alimentos. Também foi encontrado, dentro de uma sala, um freezer com alimentos congelados e no almoxarifado foram encontradas caixas de leite, que estavam em falta na Casa Lar, com data de vencimento para o mesmo dia da fiscalização.

As duas investigações feitas pelos vereadores, na Casa Lar e na Assistência Social, tiveram o apoio de outras pessoas não ligadas à política municipal, sendo o promotor de justiça Dr. Adalberto Leite, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. Segundo a vereadora Lívia, a secretária da pasta, Aline Gonçalves, alegou que a Secretaria “recebeu um recurso muito grande e que não soube como fazer”. Lívia também considerou fundamental que se investiga o que foi realizado com o recurso oriundo do governo federal para se combater o Covid-19 no município, mas que R$ 600 mil reais foi direcionado para a pasta.

Segundo relatado no Boletim de Ocorrência, Aline declarou que “realmente houve uma falha por parte da Secretaria de não observarem o prazo de validade dos produtos e que acredita ter ocorrido essa falha pois a Secretaria nunca recebeu tantos produtos como está recebendo atualmente devido a pandemia”. 

Confira mais detalhes sobre a CPI dos alimentos vencidos aqui!

O que dizem os vereadores

A reportagem do Mais Vertentes procurou, na semana passada, cada um dos 13 vereadores sobre seus posicionamentos em relação à CPI e se seriam contra ou a favor da mesma. Dentre os 13, a vereadora Mara Protetora dos Animais (PSC), e o filho e representante de Nivaldo na Câmara, Weriton Andrade (PSL), não responderam à nossa reportagem. Tentamos o contato com a vereadora Rosina do Moto Taxi (PSL), através de um email disponibilizado em sua  página oficial na Câmara, assim como através de seu assessor, mas sem sucesso. Confira, em detalhes, a opinião de cada um deles, na ocasião, aqui

Silêncio do prefeito, incógnitas e articulações nos bastidores

Nivaldo durante sua "ent

Durante esta semana, publicamente, o prefeito Nivaldo de Andrade não comentou sobre o ocorrido na Assistência Social na última semana, e muito menos ousou falar na possibilidade de uma CPI que, caso seja aprovada, irá investigar a administração de sua esposa, a secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves. 

No dia 21 de abril, um dia após os vereadores protocolarem a abertura de uma CPI, Nivaldo fez um comunicado, através de suas redes sociais, sobre o avanço do município para a Onda Vermelha e a abertura do comércio, que já estava funcionando sob “restrições”.

Durante sua entrevista semanal, nesta segunda (26), divulgada em suas redes sociais, o prefeito falou sobre asfaltamento de ruas, obras nas 05 creches da cidade - ainda inacabadas -, revitalização das praças, futebol e fez mais promessas de que as obras serão finalizadas.

Ao falar da vacinação, o prefeito disse que “está triste pelas 107 mortes em São João del-Rei” e deixou seus cumprimentos a todos que perderam entes queridos. Por fim, Nivaldo comentou que a Viação Presidente irá abrir uma linha que liga São João del-Rei aos distritos de Emboabas, Cananéia e Morro Grande, sem fazer qualquer menção aos alimentos vencidos na Secretaria de Assistência Social e, tampouco, no pedido da CPI dos vereadores.

Porém, Nivaldo tem articulado nos bastidores para que a CPI não seja aprovada. Uma fonte informou ao Mais Vertentes de que o prefeito se reuniu com os vereadores da base nessa segunda, para impedir que a CPI aconteça. No “melhor” estilo Toma lá, dá cá, anteriormente noticiado pelo Mais Vertentes em duas ocasiões, Nivaldo segue fazendo suas articulações para proteger os amigos do Rei e, em troca de favores, manter os aliados próximos e a seu favor.

O que sabemos é que os cinco vereadores que protocolaram a CPI dos alimentos vencidos, Fabiano, Igor, Lívia, Professor Leonardo e Rogério, certamente votarão a favor da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito. A vereadora Mara, desde o início de seu mandato, aproximou-se do prefeito, em busca de conseguir apoio para a causa animal, que a elegeu, e foi uma das que não retornou os questionamentos do Mais Vertentes. 

A base é composta pelos vereadores do PSL, mesmo partido de Nivaldo, Rosina, Stefânio e Werinton, além dos vereadores do PRTB, Dondom e Sargento Machado. A grande incógnita dessa votação são os outros vereadores do PSDB, Claudinho e Edmar da Farmácia, que também tem votado à favor do prefeito.

Quando questionados pelo Mais Vertentes, na última semana, Claudinho disse que “tomarei ciência do que está no documento para tomar minha posição” e Edmar que iria analisar, estudar o pedido da CPI e que “a população pode ter certeza que o meu voto será o que eu achar mais certo possível.” Porém, ambos os vereadores já se posicionaram favoráveis à projetos da base do prefeito, como a eleição de Stefânio para a presidência da Câmara Municipal, em outras ocasiões.

A votação funciona de forma democrática, onde a maioria dos votos dos vereadores decide se a CPI será instaurada ou não. O vereador Stefânio Pires, presidente da Câmara, só vota em caso de empate. Neste caso, 7 dos 12 votos dos vereadores, no mínimo, devem ser favoráveis para que as investigações propostas pela Comissão Parlamentar tenham início.

A próxima reunião ordinária será realizada nesta terça (27), às 16h00, e será transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal de São João del-Rei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h09 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 22°

19° Sensação
23.7 km/h Vento
58.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias