Sábado, 08 de Maio de 2021 12:29
32 99936-6146
Saúde Vacina

São João del-Rei: SMS aponta erro no cadastro dos lotes das vacinas contra a Covid-19, mas afirma não ter aplicado doses vencidas

Setor afirma que reportou o problema ao Ministério da Saúde e que, mesmo assim, continua a investigar individualmente as aplicações do lote 4120z001. Erro no sistema criado pelo Ministério da Saúde também foi relatado em outras cidades do país

28/04/2021 13h31 Atualizada há 1 semana
670
Por: Thais Marques
Foto: Dado Ruvic/REUTERS
Foto: Dado Ruvic/REUTERS

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes nessa terça-feira (27), dados oficiais do Ministério da Saúde analisados pelo jornal Metrópoles registram a aplicação de doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 em 1.254 pessoas de 160 cidades brasileiras, entre elas São João del-Rei. Em entrevista à nossa reportagem, o setor de Endemias confirmou o recebimento do lote 4120Z001 e que foram identificados erros de lançamentos no sistema do Ministério da Saúde, mas que, até o momento, não foram identificadas pessoas vacinadas com doses vencidas no município. Contudo, o setor afirma que cada caso está sendo analisado individualmente e que as investigações continuam.

A coordenadora do setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Eliene Freitas, disse à nossa reportagem que, “colocaram o dia do lançamento no sistema como data da aplicação, o que gerou o erro, mas estamos verificando individualmente os casos. O sistema não permite correção e quando se erra no lançamento, acontece esse transtorno. Mas os problemas estão sendo reportados ao Ministério da Saúde”, disse a coordenadora.

Eliene reforçou ainda que continua com uma análise individual dos dados, pois pelo sistema do Ministério da Saúde é “difícil”, mas que todos do setor possuem uma planilha manual como segurança, devido à insegurança em relação ao sistema. “É meio arcaico, mas é o que tem nos salvado. Mas as coisas vão melhorar e o importante é a segurança da população.”

Nossa reportagem também entrou em contato com a diretora da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, para ter mais detalhes sobre as investigações. “Estamos em contato com o município para averiguações”, informou a diretora.

Problemas com o sistema do Ministério da Saúde

Outras cidades e Estados brasileiros também relataram o mesmo problema em relação ao uso do sistema de dados do Ministério da Saúde. Segundo apuração do jornal O Tempo, algumas prefeituras de Minas Gerais relataram equívocos no envio das fichas ou falhas do sistema e negam o ocorrido. A diferença entre as datas de vencimento e de aplicação chega a ser de 25 dias. 

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, o problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou segundo a apuração do jornal Metrópoles.

Até o momento, apenas a prefeitura de Dracena, no interior de São Paulo, e o governo da Paraíba, admitiram publicamente que aplicaram doses vencidas e que as pessoas que receberam estas doses receberam novas aplicações do imunizante contra a Covid-19.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, através de nota nessa terça (28) que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação formal das prefeituras informando a possível utilização de vacinas fora do prazo de validade. 

De acordo com a SES-MG, pessoas que receberam doses vencidas deverão tomar uma nova aplicação para obter a imunização correta. As pessoas podem verificar o fabricante, o número do lote e a data da aplicação no cartão de vacinação e, caso suspeite ter sido vítima de erro, deverá procurar o serviço de saúde do município.

“A SES-MG esclarece que a administração de vacina fora do prazo de validade é considerada inválida e orienta os municípios que registrem a ocorrência e administrem outra dose de vacina”, diz o comunicado. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 12h28 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 12° Máx. 22°

19° Sensação
25.5 km/h Vento
61.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias