Sábado, 08 de Maio de 2021 13:52
32 99936-6146
Saúde Vacina

Brasil recebe nesta quinta (29) 1 milhão de doses da Pfizer, primeira remessa do imunizante

Ministério da Saúde também anunciou a antecipação da chegada de mais 2 milhões de doses do consórcio Covax Facility, de junho para maio

28/04/2021 14h09
319
Por: Thais Marques Fonte: O Tempo
Foto: Marco Verch/Flickr
Foto: Marco Verch/Flickr

O Brasil vai receber, nesta quinta-feira (29), 1 milhão de doses da Pfizer, a primeira remessa do imunizante após contrato com o Governo Federal. As doses chegarão no aeroporto internacional Viracopos, em São Paulo. A informação foi repassada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28). O contrato estabelece entrega de 100 milhões de doses.

Além disso, Cruz informou que houve antecipação da chegada de 2 milhões de doses do consórcio Covax Facility, iniciativa vinculada à OMS (Organização Mundial de Saúde), de junho para maio. Anteriormente, outros 2 milhões de doses já haviam sido antecipadas, chegando-se, assim, a 4 milhões de dose via consórcio no mês de maio. "Um trabalho em conjunto com a Opas (permitiu isso)", disse. 

A vacina da Pfizer é aplicada em duas doses com intervalo de 21 dias e foi aprovada pela Anvisa no fim de fevereiro. Ela tem apresentando 95% de eficácia contra a Covid-19. Em entrevista receita à AFP, o presidente da Pfizer disse que o imunizante tem se mostrado eficiente para diversas variantes. “Já temos dados sobre a variante britânica, que é majoritária em Israel, e a eficácia da vacina é de 97%. Na África do Sul, em comparação com a variante daquele país, a eficácia é de 100%. E os dados do Brasil mostram que permite controlar muito bem (a variante brasileira)", explicou Albert Bourla, presidente da empresa farmacêutica.

Pfizer

Na semana passada, o Ministério da Saúde havia informado que apenas 26 cidades e o Distrito Federal receberão o imunizante da Pfizer, devido à necessidade de armazenamento a baixas temperaturas, o que dificulta a saída das doses das capitais estaduais. Nas centrais estaduais, os antígenos podem ser armazenados a -20°C por até 14 dias. Já nas centrais municipais, nas salas de vacina, as doses podem ficar por apenas 5 dias em uma temperatura entre 2°C e 8°C. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

23° Sensação
3 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias