Sexta, 18 de Junho de 2021 00:19
32 99936-6146
Anúncio
Cidades Paralisação

São João del-Rei: “As latas estão vazias”, afirmam funcionários da Viação Presidente durante a paralisação nesta manhã

Os funcionários estão parados desde às 5hs e reivindicam os salários atrasados há 3 meses, mas nenhum responsável pela empresa esteve no local até o momento

07/05/2021 11h05 Atualizada há 1 mês
742
Por: João P. Sacramento
Os funcionários da Viação Presidente estão paralisados e concentrados na garagem da empresa, nesta manhã de sexta-feira (07). Foto: Mais Vertentes / Thaís Marques
Os funcionários da Viação Presidente estão paralisados e concentrados na garagem da empresa, nesta manhã de sexta-feira (07). Foto: Mais Vertentes / Thaís Marques

Os funcionários da Viação Presidente de São João del-Rei fazem paralisação das atividades de transporte público, hoje (07). Os funcionários, que estão sem receber há 3 meses, estão concentrados na garagem da empresa e reivindicam seus pagamentos. Os funcionários estão paralisados desde às 5hs e , até o momento, nenhum responsável pela empresa esteve no local e a prefeitura já decretou que até 30% da frota terá que funcionar durante a paralisação.

O Mais Vertentes está acompanhando a paralisação pacífica dos funcionários, que conta com a União Sindical e a Polícia Militar. De acordo com os próprios funcionários, a paralisação não é uma greve e que ninguém foi obrigado a aderir.

A Prefeitura de São João del-Rei, contratante da empresa, emitiu um decreto pedindo que os ônibus circulem com 30% da frota durante a paralisação. Vale lembrar que os ônibus intermunicipais, como Resende Costa, Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória, ainda estão circulando.

Os motivos da paralisação

De acordo com Sarita Maciel, funcionária da empresa e membro do Sintro Rei, a situação da falta de pagamento vem desde o começo da pandemia. “O Sintro Rei, que o sindicato da categoria, vem com ações e denúncias no Ministério Público, para tentar solucionar judicialmente, tudo dentro da lei”, afirmou.

“As latas estão vazias. Porque antes nós tínhamos a ajuda do Governo, com os 70% que o governo inteirava da suspensão. Isso terminou e a dificuldade continuou e aumentou”, explicou Sarita Maciel. A funcionária ainda relata que eles estão há 3 meses sem receber, sem ticket alimentação e que “os funcionários resolveram parar, porque o pessoal já não aguenta mais. Chegamos ao limite. Está todo mundo passando necessidade. É uma coisa muito triste”, apontou a funcionária, quando comentou de uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (10), onde uma greve será colocada em pauta.

A posição da empresa

“A empresa fez um vale pra gente de R$250,00, há uns dias atrás”, conta Sarita Maciel sobre as tentativas da empresa de contornar a situação. Ainda de acordo com ela, a empresa está tentando um empréstimo para tentar regularizar a situação dos salários. 

“Só que essa data nunca chega e as coisas vão se complicando. Agora deve acertar com todo mundo, assim palavras da empresa, até uma data próxima”, diz Maciel. No local, alguns funcionários relataram que “já estão cansados de papéis e acordos, e que querem dinheiro na conta.

O encarregado está na sede da empresa, mas não participou da concentração na garagem e o gerente responsável está em Belo Horizonte.

Medo da Covid-19

Outro ponto levantado pelos funcionários da Viação Presidente é a preocupação com a saúde. De acordo com eles, os funcionários estão preocupados, pois estão em contato direto com a população e a maioria ainda não foi vacinado. 

O Mais Vertentes está acompanhando a paralisação e trará mais informações em breve.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

13° Sensação
3 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias