Sexta, 18 de Junho de 2021 00:01
32 99936-6146
Anúncio
Social Paralisação

São João del-Rei: Por falta de acordo, ônibus da Viação Presidente continuam parados

Os funcionários continuam paralisados e o retorno não ocorrerá até a chegada de um representante da empresa para negociar o pagamento dos salários. Advogado ameaça demitir os envolvidos na paralisação

07/05/2021 17h00 Atualizada há 1 mês
492
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

Desde às 5hs da manhã de hoje (07), os funcionários da Viação Presidente estão em paralisação para o pagamento dos salários. Foi anunciado que um representante estaria vindo negociar com os funcionários, mas, até o momento, não veio e nada foi acertado. A paralisação continua durante a madrugada. O advogado da empresa ameaçou demitir os funcionários que aderiram à paralisação. 

O responsável que estava sendo aguardado pelos funcionários da Viação Presidente era o gerente de Operações, Hudson L.dos Santos, que viria de Sete Lagoas, mas o mesmo não compareceu. Com isso, haja visto que não houve acordo, em assembleia, os funcionários decidiram manter a paralisação durante a madrugada, ou até a chegada de um representante, em esquema de revezamento. Os ônibus continuam parados.

O Prefeito não faz nada

Em um vídeo filmado por sua assessoria, o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) disse ter entrado em contato com a empresa em Belo Horizonte para que seja feito o pagamento dos funcionários e prometeu, mais uma vez, que em junho vai fazer uma nova licitação e que “a Presidente não pode participar porque ela não tem documento”. “Mas ela tem que quitar a dívida com os funcionários, pois eles precisam do dinheiro para comprar seus alimentos de cada dia em suas casas”, completou o prefeito, na manhã de hoje.

Durante sua campanha de reeleição, em 2020, Nivaldo fez promessas de que em janeiro resolveria a situação do município com a Viação Presidente. Contudo, após ser reeleito e sabendo de todas as manifestações dos funcionários e da população contra a Viação, prorrogou seu contrato em mais seis meses.

Denúncias ao Ministério Público

De acordo com os funcionários, a torcida deles é que essa situação se resolva o mais rápido possível e pede a compreensão da população são-joanense. “Isso é escravidão. Trabalho análogo ao escravo. Eles que são assim, trabalham sem receber”, afirmou, indignado, um funcionário.

Os funcionários ainda disseram que várias denúncias foram feitas ao Ministério Público, e que a orientação que receberam do MP foi a de mover uma ação Judicial.

Ameaça de demissão

O advogado Bruno Viegas dos Santos, que responde pela Viação Presidente em São João del-Rei, em entrevista para o Notícias Gerais, informou que a empresa vai processar os envolvidos na paralisação total realizada por funcionários da concessionária. 

“Todos que estavam presentes serão objeto de um processo judicial, em que vamos passar essa situação para o juiz, em decorrência dessa ilegalidade, tendo em vista que essa greve deveria ter sido precedida de uma autorização judicial”, revelou Viega dos Santos.

De acordo com o representante da empresa, “por (o transporte urbano) se tratar de um serviço essencial, deveriam ter sido liberados alguns ônibus para a população, e isso não foi feito, o que prejudicou os usuários do transporte coletivo. Vamos apurar a situação, já sabemos que são os responsáveis, para reparar esses prejuízos que a população teve em decorrência desse ato ilegal dos funcionários”.

O advogado ainda comentou que a empresa poderá demitir os envolvidos. “Nós entendemos que foi um ato ilegal, que não foi precedido de participação do sindicato, nem de autorização judicial, além de paralisar um serviço essencial. Tomaremos todas as providências judiciais cabíveis, inclusive, se necessário, demissões por justa-causa”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 23h47 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 19°

13° Sensação
3 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias