Quinta, 26 de Novembro de 2020 15:54
32 999532355
Saúde Quebrado novamente

Prefeitura de SJDR realiza novamente campanha do Outubro Rosa com mamógrafo quebrado

Previsão para conserto só no final do mês de outubro

08/10/2019 13h03
156
Por: Adriano Vianini
Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE). Mamógrafo com problemas desde 2016. Foto: internet
Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE). Mamógrafo com problemas desde 2016. Foto: internet

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei e outras entidades vêm realizando durante o mês de outubro de 2019, diversas ações do Outubro Rosa, que visa conscientizar a população em relação ao câncer de mama. Contudo, o mamógrafo do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Viva Vida, está novamente desativado e as peças para o conserto só devem chegar em dez dias.

 

Esse problema é recorrente. Desde 2016, diversas mulheres reclamam da dificuldade de se conseguir uma mamografia no CEAE de forma gratuita. Há relatos que os exames não estão sendo mais realizados no CEAE.

 

A Rádio SJDR divulgou nesta semana a dificuldade de “mulheres do município para realizar o exame de mamografia no Centro, e o motivo é que o mamógrafo está desativado por falta de peças”.

 

O Secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, disse que “as peças para o conserto do equipamento já foram compradas, mas ainda não chegaram”. Segundo ele, dentro de dez dias o mamógrafo já estará funcionando normalmente”, prometeu o Secretário à rádio.

 

Segundo Patrícia Alves Torga, da Secretaria de Saúde do Município, informou que os casos mais graves estão sendo encaminhados para a Santa Casa da Misericórdia. Comunicou ainda "que as pessoas que ainda não foram atendidas devem procurá-la na secretaria para encaminhamento".

 

As ações de conscientização do Outubro Rosa vêm sendo discutidas pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei desde setembro. Uma das reuniões aconteceu na Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), com as presenças do Secretário de Esportes e Lazer , Antônio Marcos, a Assistente Social do CEAE, Laura Lopes, uma representante do Lions Clube, Alessandra Guse e o coordenador da Asapac, Valdecir Braga.

 

Repasses para a saúde

Conforme divulgado pela Mais Vertentes, o município de SJDR recebeu R$ 1,320 milhão para o setor da saúde, em julho deste ano. Porém, como de costume, não informou como será aplicado. (Veja aqui)!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 15h52 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 24°

28° Sensação
3 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias