Sexta, 18 de Junho de 2021 00:15
32 99936-6146
Anúncio
Saúde Vacina

São João del-Rei: Gestantes e lactantes sem comorbidades pedem inclusão no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19

Petições realizadas pelos vereadores Lívia Guimarães (PT) e Professor Leonardo (PSDB) foram enviadas para a Câmara a fim de pressionar a Prefeitura a incluir lactantes com bebês até 2 anos de idade, bem como gestantes sem comorbidades.

28/05/2021 15h37 Atualizada há 3 semanas
219
Por: Thais Marques
Petições pedem inclusão das lactantes, gestantes e puérperas sem comorbidades no grupo de prioridade de vacinação contra a Covid-19 em SJDR. Foto: Divulgação
Petições pedem inclusão das lactantes, gestantes e puérperas sem comorbidades no grupo de prioridade de vacinação contra a Covid-19 em SJDR. Foto: Divulgação

Gestantes e lactantes sem comorbidades pedem a inclusão no grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19 em São João del-Rei. Petições foram criadas nesta semana por apoiadores para pressionar a Prefeitura Municipal a incluir estas pessoas dentre os grupos prioritários na vacinação.

A solicitação tem como argumento a dificuldade de adaptação ao uso de máscara por crianças pequenas e ao risco de sufocamento em menores de 2 anos; a imunização das mães e, consequentemente, do bebê pelo leite materno, pode vir a ser uma saída eficiente e sem maiores custos para o poder público.

Uma análise feita em abril de 2020 pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), a partir de mais de 100 estudos clínicos, concluiu que mães imunizadas contra o novo coronavírus passam anticorpos para os bebês pelo leite materno.

De acordo com a pesquisa, os anticorpos podem prevenir a infecção ou reduzir a gravidade dos sintomas dos bebês. Nos casos de mães já vacinadas, parte da resposta imunológica vai para o bebê. 

Em São João del-Rei, duas petições estão no ar para apoiar a imunização das gestantes e lactantes sem comorbidades, sendo uma assinada pela vereadora Lívia Guimarães (PT), e outra pelo vereador, Professor Leonardo (PSDB).

"Somente com o apoio da população e a adesão à causa, conseguiremos pressionar o prefeito a colocar as lactantes, gestantes e puérperas na lista de grupos prioritários, Vamos lutar pelo direito à vida dos bebês que não tem outra forma de proteção além do leite materno e das mães que, muitas das vezes não tem outra opção a não ser voltar ao trabalho presencial", afirma a vereadora Lívia Guimarães.

"Procurado por algumas mães que estão amamentando seus filhos, me inteirei sobre a importância de se imunizar esta parcela da população de forma prioritária. Em virtude disso, protocolei junto ao Executivo Municipal um ofício solicitando a inclusão de lactantes na fila prioritária para a imunização contra a Covid-19 e criei uma petição virtual ratificando a iniciativa. Vacinar todas as lactantes é investir em saúde e bem-estar da população são-joanense e suas futuras gerações!", diz o vereador Professor Leonardo.

Com informações: CNN Brasil*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alfredo Vasconcelos - MG

Alfredo Vasconcelos - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Alfredo Vasconcelos - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

13° Sensação
3 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias