Quinta, 17 de Junho de 2021 22:59
32 99936-6146
Anúncio
Nossa Gente Nossa Gente

Efeito Borboleta: O hino de libertação de Antônio Soriano

O rapper tiradentino lança hoje o clipe de sua primeira música e conta como usou um período difícil da sua vida como inspiração

01/06/2021 12h13 Atualizada há 2 semanas
153
Por: João P. Sacramento
Capa da faixa
Capa da faixa "Efeito Borboleta", de Antônio Soriano, Foto: Reprodução / Redes Sociais

“Poderia o bater de asas de uma borboleta no Brasil causar um tornado no Texas?”. Além de uma ótima pergunta, este foi o título de um artigo publicado em 1972, pelo criador da teoria Efeito Borboleta, o matemático Edward Lorenz, e tido como um dos principais resultados obtidos a partir da Teoria do Caos. O Efeito Borboleta nada mais é que a análise de como pequenas alterações nas condições iniciais de grandes sistemas podem gerar transformações drásticas e significativas. 

O Efeito Borboleta é algo verdadeiramente poderoso e que tem grande influência sobre nossas vidas, podendo gerar consequências marcantes. O jovem rapper tiradentino, Antônio Soriano, de 18 anos, que o diga. Um episódio conturbado de sua vida foi o pontapé inicial para escrever a música “Efeito Borboleta”, que terá seu clipe lançado hoje (01), no YouTube. 

Antônio Gabriel Soriano de Almeida é natural de Tiradentes. O caçula da família Soriano conversou com o Mais Vertentes sobre suas inspirações e seu mais novo lançamento. “Eu sempre fui apaixonado por música. Uma conexão muito forte”, contou o músico, que apesar de ser bem eclético, tem o hip hop e rap como gênero favoritos. 

“Minhas inspirações, para a música em geral, são tanto do hip hop nacional como no internacional, mas fora dele também. Eu sempre gostei muito de Charlie Brown Jr. e Frejat, por exemplo, que são lendas na música brasileira”, afirmou Soriano. Para as inspirações, no hip hop, o artista tiradentino citou o que chama de “clássicos”, como Racionais, Tupac e Eminem.

A inspiração para Efeito Borboleta

“Efeito Borboleta'' é a primeira música de Soriano e é a faixa principal do álbum, que leva o mesmo nome. Durante nossa conversa, Antônio Soriano, contou que depois de uns episódios que aconteceram na sua vida, ele resolveu se expressar em forma de arte “para que outras pessoas pudessem se expressar e sentir um pouco de tudo isso que eu passei”, contou

Soriano contou que trata de depressão desde 2017 e que passou por situações bem difíceis. Segundo ele, o mesmo vem tentando trabalhar no álbum “Efeito Borboleta” desde essa época. “Só que chegou um momento, num período da minha vida, que o álbum ficou meio parado”, contou o artista.

O ponto de virada que reacendeu a chama do sonho musical de Soriano, aconteceu após o músico passar por um momento bastante difícil em um relacionamento .“Isso, de verdade, mexeu bastante comigo”, contou. E então que o efeito Borboleta agiu  e  ele resolveu usar isso como inspiração. “Eu peguei tudo que aconteceu e pensei: ‘Não, eu vou deixar isso pra trás e vou começar a focar no agora e no pra frente”’. 

“A música retrata um momento bem difícil da minha vida e mostra exatamente o que é o Efeito Borboleta. Sem esses problemas eu não teria a cabeça que eu tenho hoje, a maturidade que eu tenho e a responsabilidade”, afirmou o artista, afirmando que a música é uma forma diferente de encarar seus problemas.

A música “Efeito Borboleta” já está disponível no Spotify e no Instagram. 

O albúm

Soriano conta que o álbum “Efeito Borboleta” vem na pegada da música e  trata de transição. A princípio o álbum conta com 13 faixas, todas autorais,  mas ainda não está fechado. Com relação ao lançamento do clipe e a repercussão, Soriano afirmou que o intuito da faixa não é ser comercial, mas uma canção de identificação, o que ele acredita que vai acontecer.

Sobre o clipe

A ideia para o clipe, que estreia hoje, surgiu do próprio Soriano. O artista pensou em trazer uma pegada bem original para o clipe, que vem com um fato curioso: o músico pensou na ideia durante o banho. 

“O clipe trata desse lado escuro, de quem sofre com depressão. No clipe, o músico aparece com uma arma na mão, fazendo referência a um ato de tirar a própria vida, mas conversa com Deus e pede um sinal. 

Soriano reforça que a arma usada no clipe é falsa. “É uma Airsoft. Eu não compactuo com nenhum tipo de arma ou violência”, explicou o músico. Já que o clipe, assim como a música, vem como um espécie de manifesto anti-suicida. 

O clipe foi gravado em Tiradentes e contou com imagens de Ricardo Almeida e Vinícius Heitor. “O Ricardo é um cara muito talentoso de Tiradentes e merece muito reconhecimento”, afirmou Soriano. A música é uma produção da produtora MonsterBeats, em parceiria com a Jovitx. 

Confira o clipe:

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 22h42 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. ° Máx. °

14° Sensação
3 km/h Vento
87% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias