Segunda, 27 de Setembro de 2021
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Cidades Seu bairro

São Tiago: Obra de pavimentação nem é concluída e já apresenta defeitos em rua da cidade

Moradores denunciam trabalho mal feito e descaso da Prefeitura com os serviços prestados. Prefeitura esclarece os problemas da rua e propõe soluções!

02/06/2021 às 16h27 Atualizada em 02/06/2021 às 17h06
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Crédito: Imagens cedidas por moradores
Crédito: Imagens cedidas por moradores

Moradores da rua Marechal Deodoro da Fonseca, em São Tiago, denunciaram obras de calçamento na via pública. Nesta semana, a obra foi finalizada e já começa a apresentar defeitos estruturais. Moradores reclamam do descaso da obra e da má execução dos serviços prestados. A Prefeitura se pronunciou e explicou os erros e o que será feito na rua ainda nesta semana.

Em janeiro de 2020, os moradores fizeram um abaixo assinado por melhoria no pavimento da rua Marechal Deodoro da Fonseca e foram informados pelo prefeito, Alexandre Vivas (Patriota), que as reivindicações seriam atendidas. Segundo o prefeito, foi assinada uma ordem de serviço em novembro de 2020 e, desde então, “tem sido um sofrimento para a comunidade”.

Ainda em denúncia, um morador afirmou que foi prometido que o serviço seria executado em noventa dias, mas se arrastou por oito meses. O morador contou que, na reta final da obra, foi feita uma drenagem pluvial, que não estava no contrato da empreitada, por isso a mesma fez o serviço de qualquer forma.  

Imagens cedidas por moradores

Foi informado ainda que o secretário de Obras foi procurado e alertado sobre o que estava acontecendo. Porém, os moradores afirmaram que não havia nenhum responsável da prefeitura acompanhando a obra. “Uma bagunça total”, reclamam os moradores, que mostram tubos de concreto jogados pelo rua, além de buracos sem sinalização e pavimento afundando.

Outro morador indignado, afirmou a nossa reportagem que o que está acontecendo é um negligenciamento da gestão da cidade. “Estamos sofrendo com o descaso do poder público, há bastante tempo, desde outubro de 2020, onde teve início uma obra de calçamento desta rua”, contou o morador.

“Nem choveu direito e a rua já está danificada”, conta indignado outro morador. Segundo ele, não tem nem 30 dias que a obra foi concluída. “A gente teme por um acidente mais grave”, conta outra morador que disse que a cidade já tem histórico de deslizamento de terra. Se acontecer um afundamento da via, os moradores temem que tombe um carro de grande porte, danificando as casas. 

Imagens cedidas por moradores

“É um serviço que todo mundo via que ia dar problema”, afirmou o morador. De acordo com ele, as manilhas não foram instaladas corretamente e a terra não foi compactada. Ele ainda afirma que, na época, os moradores fizeram a reclamação junto aos vereadores Lindoval Castro (DEM), e William Reis (Patriota), que relataram o problema ao prefeito da época, mas que nenhuma medida foi tomada.

Até o fechamento desta edição, o Mais Vertentes não conseguiu contato com os vereadores citados pelos moradores.

O que disse a prefeitura

O Mais Vertentes procurou a Prefeitura de São Tiago para esclarecer essa situação. Em nota, a Administração Municipal confirmou que as obras na Rua Marechal Deodoro da Fonseca realmente iniciaram em outubro de 2020, e que o prazo para conclusão era de três meses.

No entanto, ainda de acordo com a Prefeitura, com as obras já em execução, a empresa que venceu a licitação apresentou problemas de documentação na Receita Federal, o que paralisou a pavimentação da rua por um mês. Somente depois de regularizar a situação junto a Receita, foi possível dar prosseguimento aos trabalhos.

 

Imagens cedidas por moradores

Além disso, segundo a prefeitura, a empresa alegou ainda que a pandemia interferiu no recebimento de materiais de fornecedores (areia, cimento, pavimento etc.) e dificuldades para realizar os trabalhos no período chuvoso, entre novembro e fevereiro.

“Diante dos problemas na execução da obra, os setores de Engenharia e Licitação da Prefeitura Municipal advertiram a empresa por lentidão do cumprimento do cronograma. Outro fator que impactou no prolongamento do cronograma foi a inclusão de rede de drenagem pluvial em 2021, a qual não estava prevista no projeto original”, afirmou em nota a Prefeitura.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a rede de drenagem foi um pedido dos moradores da Marechal Deodoro para solucionar problemas ocasionados pelas chuvas, “os quais se estendiam por anos seguidos”.

Sobre os defeitos que apareceram na rua, a Prefeitura afirmou que “embora a obra já tenha sido concluída, a Administração Municipal acionou a empresa para corrigir os problemas técnicos apresentados na execução da pavimentação”. De acordo com eles, os trabalhos de correção foram iniciados nesta quarta (02), e a previsão é que sejam concluídos até o início da próxima semana.

 

 

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG
São Tiago - MG
Sobre o município Notícias de São Tiago - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 23h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias