Quinta, 17 de Junho de 2021 23:39
32 99936-6146
Anúncio
Política CPI dos alimentos

São João del-Rei: Na CPI dos Alimentos, sai enteado e entra tia da secretária de Assistência Social

Assim como filho do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL), vereador Weriton Andrade (PSL), Rosinha do Moto Taxi (PSL) tem vínculos familiares com os investigados e também compõe a mesa diretora da Câmara Municipal. Desta forma, a vereadora não poderia compor a CPI dos Alimentos Vencidos

03/06/2021 17h14 Atualizada há 2 semanas
399
Por: Thais Marques
Rosinha do Moto Taxi (PSL) é tia da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, e compõe a mesa diretora da Câmara Municipal. Desta forma, não poderia compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Foto: Reprodução vídeo/Câmara Municipal de São
Rosinha do Moto Taxi (PSL) é tia da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, e compõe a mesa diretora da Câmara Municipal. Desta forma, não poderia compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Foto: Reprodução vídeo/Câmara Municipal de São

O presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei, vereador Stefânio Pires (PSL), oficializou a saída do vereador Weriton Andrade (PSL) da CPI dos Alimentos Vencidos, em portaria publicada nessa quarta-feira (02). Quem entra é a vereadora Rosinha do Moto Taxi (PSL), que é tia de Aline Gonçalves, secretária de Assistência Social. Assim como Werinton, Rosinha tem vínculos familiares com os investigados e também compõe a mesa diretora da Câmara Municipal. Desta forma, a vereadora não poderia compor a CPI.

A 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei decidiu, na última segunda-feira (31), pelo impedimento da participação do vereador Weriton de Andrade (PSL) na CPI dos Alimentos Vencidos, que irá investigar seu pai, Nivaldo de Andrade (PSL) e a primeira dama, secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves. 

Na ocasião, o juiz Armando Barreto Mara deferiu que “ao Presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei que reconheça o impedimento do Vereador Weriton José de Andrade para compor a referida CPI e, por conseguinte, promova a sua substituição em até 48 (quarenta e oito) horas, contadas da intimação da presente decisão. Fixo multa de R$10.000,00 (dez mil reais) para o caso de descumprimento.”

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, os vereadores Fabiano Pinto (DEM), Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB) e Rogério Bosco (PT) entraram com pedido junto a 1ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei,  levando a proposta de impedir  o vereador Weriton Andrade (PSL) de participar da CPI do Alimentos Vencidos. 

De acordo com os vereadores que entraram com a ação, Weriton não pode participar desta comissão por também ser membro da mesa diretora da Câmara Municipal. Ainda de acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo artigo 126, “havendo interesse pessoal, o vereador fica impedido de votar”. 

Com a entrada de Rosina, há um entendimento dos vereadores de descumprimento do de um mandato judicial, já que a vereadora também compõe a mesa diretora da Câmara Municipal, além de ser tia de Aline Gonçalves, alvo da investigação junto com seu marido, o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL). Além disso, por ter se inscrito em tempo hábil para a CPI, o vereador Igor Sandim (Podemos) estaria apto a compor a CPI dos Alimentos Vencidos e, ignorando esse fato, Stefânio pode estar ganhando tempo para atrasar a investigação, já que o vereador se denomina representante do prefeito Nivaldo, que também será investigado, na Câmara Municipal.

Diante a decisão de Stefânio, os vereadores irão entrar, na próxima semana, com um novo recurso pedindo impedimento da participação de Rosinha na CPI.

Entenda a CPI

A CPI é para investigar a grande quantidade de alimentos vencidos e em más condições de armazenamento encontrados na Casa Lar e na Secretaria Municipal de Assistência Social, no mês de abril. Em vista disso, a Comissão terá a duração de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período, para investigar in loco, na Secretaria de Assistência Social e demais localidades que se fizerem necessárias, os possíveis danos às finanças municipais. 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 23h27 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 19°

15° Sensação
18.8 km/h Vento
94.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias