Quinta, 17 de Junho de 2021 23:43
32 99936-6146
Anúncio
Política CPI dos Alimentos

São João del-Rei: Vereadores acusam Presidente da Câmara de fazer manobras e atrasar a CPI dos Alimentos Vencidos

Vereadores acusam o presidente por trocas irregulares como manobra para atrasar o início da investigação e comentam opinião "infeliz" do presidente da Câmara sobre os alimentos encontrados vencidos na Assistência Social de SJDR

08/06/2021 14h53
547
Por: João P. Sacramento
Vereadores Lívia Guimarães (PT) e Igor Sandim (Podemos) em entrevista para o Pop News, ontem (07). Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vereadores Lívia Guimarães (PT) e Igor Sandim (Podemos) em entrevista para o Pop News, ontem (07). Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ontem (07), em entrevista, os vereadores Igor Sandim (Podemos), e Lívia Guimarães (PT), falaram sobre o andamento da CPI dos Alimentos Vencidos em São João del-Rei. De acordo com eles, as trocas irregulares dos membros da CPI são manobras para atrasar as investigações. Lívia ainda critica a fala do presidente da Câmara sobre os alimentos encontrados na vistoria. 

O vereador Igor Sandim também disse que o seu nome é o único apto para compor a CPI, no lugar do vereador Weriton Andrade (PSL), que foi impedido pela justiça de compor a CPI, por ser enteado da secretária de Assistência Social, Aline Gonçalves, e filho do prefeito de SJDR, Nivaldo de Andrade (PSL). 

Contudo, a substituição só foi realizada pelo presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), após notificação do juiz Armando Barreto Mara, e a vereadora Rosina do Pilar (PSL), foi colocada pelo presidente no lugar de Weriton. “Trocou 6 por meia dúzia, porque a Rosinha tem parentesco com a secretária - é tia da primeira dama. Além do mais, o partido não apresentou o nome dela em prazo hábil para participar da CPI”, afirmou Sandim. 

De acordo com a vereadora Lívia Guimarães “nós acionamos, novamente, a justiça. É isso que nós temos que fazer”, com relação à nomeação de Rosina do Pilar para a CPI dos Alimentos Vencidos. Lívia ainda ressaltou que a indicação do vereador Weriton Andrade, na CPI, “não foi um contratempo, mas uma manobra. Porque a estratégia era colocar o filho para investigar o pai”.

A vereadora ainda comentou que a troca não foi anunciada pessoalmente pela mesa diretora da Câmara, mas sim por uma portaria do Diário Eletrônico, onde substituiu o enteado pela tia da secretária de Assistência Social. “Então faz o seguinte: gente, não vai ser o filho do prefeito que vai investigar a secretária, vai ser a tia dela”, disse Lívia em tom de indignação. 

“Isso é chamar o são-joanense de bobo. Fora que estão enrolando pra fazer a CPI”, acusou a vereadora, que completou dizendo que todos esses entraves são propositais para um atraso no início das investigações.

Em sequência de sua fala, a vereadora volta a relembrar que o presidente da Câmara, minimizou a gravidade da situação, afirmando, de acordo com ela, “uns quilinhos de feijão e uma cartela de ovos”, se referindo a quantidade de alimentos vencidos encontrados no depósito irregular da Secretaria de Assistência Social de São João del-Rei.

O que de fato foi encontrado

A vereadora Lívia Guimarães relembrou o que, de fato, foi encontrado na Casa Lar. “Nós tínhamos denúncias sérias, e não foram quilinhos de feijão e uma cartela de ovo”, afirmou.

De acordo com a vereadora, que esteve no local no momento da vistoria, foram encontrados nuggets e kit de feijoada, o que nem pode ser considerado carne, segundo os nutricionistas, todos vencidos. Além disso, Lívia citou que não havia frutas, e que as verduras estavam em estado de deterioração. 

Foram encontrados também “muito arroz, feijão, açúcar, leite. Tudo vencido. Nós chegamos ao cúmulo de encontrar pasta de dente vencida há dois anos”, contou a vereadora, afirmando que era produto químico vencido “que estava sendo colocado na boca das crianças”. 

A vereadora concluiu relatando o que havia sido encontrado no depósito da Secretaria de Assistência Social, que distribui cestas-básicas para a população em geral. Lívia ainda afirmou que o Presidente da Câmara “minimizou a dor do outro” e reforçou a importância da CPI.  

A pandemia também foi esquecida

O vereador Igor Sandim afirmou que, durante a visita à Casa Lar, foi observado a falta de álcool em gel e que as pessoas transitavam dentro do local sem máscaras. “As crianças estavam correndo risco”, afirmou.

Acabar “em pizza”

Os vereadores comentaram sobre a descrença da população sobre as investigações da Câmara. Para Guimarães, “acabar em pizza só é bom para quem está com medo e fez algo errado”, e reforçou que vai continuar fiscalizando e espera punir quem fez parte desse episódio. 

Sandim afirmou que a Câmara já teve outras CPIs que não “acabaram em pizza”, e que confia no trabalho que está sendo realizado na Câmara de Vereadores, apesar das manobras. “Vamos continuar trabalhando nas CPIs”, afirmou o vereador.

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 23h27 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 19°

15° Sensação
18.8 km/h Vento
94.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias