Sexta, 18 de Junho de 2021 00:16
32 99936-6146
Anúncio
Saúde Covid-19

São João del-Rei: Secretaria de Saúde comete outro erro no Boletim Epidemiológico da Covid-19 e assusta moradores

Erro de digitação da Secretaria de Saúde de SJDR aumentou 20 casos no boletim divulgado ontem (08). Informativo corrigido e feito à mão foi entregue rasurado para a população! Número ainda assusta com 80 novos casos da Covid em 24 horas!

09/06/2021 11h39 Atualizada há 1 semana
550
Por: João P. Sacramento
Foto: Mais Vertentes Notícia / Adriano Vianini
Foto: Mais Vertentes Notícia / Adriano Vianini

Na tarde de ontem (08), a Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), emitiu o Boletim Epidemiológico da Covid-19 com um erro grave na quantidade de novos casos. Após divulgação pela imprensa, a SMS retificou que foram registrados 80 novos casos, e não 100 como divulgado anteriormente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o que ocorreu foi um "erro humano de digitação".

Com a correção, a SMS informa que São João del-Rei chegou aos 6.771 casos confirmados, na última terça-feira (08). Vale ressaltar que o Boletim Epidemiológico de São João del-Rei é um dos mais aguardados pois, além de informar e alertar a população sobre a pandemia na cidade, também engloba diversas cidades da região que, por ventura, podem ter pacientes hospitalizados na cidade.

Atualização 16h33 - Após divulgação das críticas pelo portal Mais Vertentes, Michele Caroline do Nascimento, Superintendente de Serviços e Programas de Saúde, da SMS, esclareceu "tratar-se de um erro humano na digitação". A superintendente também ressaltou que o trabalho realizado pelos profissionais da secretária de saúde é realizado de forma série e não "amadora" como adverte o portal. Porém, segundo ela, "após divulgação para a imprensa, um funcionário entrou em contato com a colaboradora da SMS e avisou sobre o erro". Segundo Michele, "a foto (abaixo) 'vazada' era apenas um rascunho para aprovação do outro colaborador da SMS, portanto não era oficial", ressaltou.

Atualização 16h33 - Michele também defendeu que todos da SMS têm atuado de forma série, mas "devido à pandemia há sobrecarga de trabalho, cansaço e horas extras todos os dias, e que, por isso, pode haver falha humana". 

Um boletim de tamanha importância nos dias atuais e aguardado por todos os são-joanenses ser feito à mão e divulgado com um erro de digitação demonstra um desleixo dos órgãos responsáveis com a divulgação das informações. Problema que é recorrente, pois já tivemos o mesmo problema anteriormente. 

Imagem do boletim corrigido que foi divulgado.
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Desleixo demonstrado pela imagem ao lado, onde o boletim corrigido, que é um documento, foi divulgado rasurado e feito à mão. O boletim da Covid-19 não pode ser vítima de falhas humanas e deveria ser emitido por um programa automático e, no mínimo, conferido e assinado por um responsável, como o Secretário Municipal de Saúde. 

Atualização 16h33 - O Mais Vertentes entende e solidariza-se com o relato da superintendente e o estresse que todos os profissionais da área da saúde vêm passando durante a pandemia. Também esclarecemos que a foto ao lado "vazada" foi divulgada por veículos de imprensa próximos da SMS e da Prefeitura como "oficiais". Também ressaltamos que há pouca colaboração da SMS para atender outros jornais, como o Mais Vertentes. E que, neste caso, a SMS deveria emitir um novo boletim de errata para ser enviado a toda a imprensa - não somente para um ou dois jornais.

O Mais Vertentes reforça seu compromisso em continuar atualizando os dados da pandemia em São João del-Rei e região que, infelizmente, já fez mais de 170 vítimas fatais só em nossa cidade.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

13° Sensação
3 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias