Sexta, 18 de Junho de 2021 00:24
32 99936-6146
Anúncio
Política 2022

Minas: Bolsonaro e Lula para presidência, e Zema e Kalil para o governo estão em empate técnico, aponta pesquisa

Levantamento realizado pelo AtlasIntel e divulgado pelos jornais Valor Econômico e Estado de Minas aponta liderança de Zema no 1º turno, mas virada de Kalil no 2º; considerada margem de erro, cenário é de empate técnico

09/06/2021 16h56 Atualizada há 1 semana
255
Por: Adriano Vianini
Zema e Kalil. Foto: Estado de Minas
Zema e Kalil. Foto: Estado de Minas

Um levantamento produzido pelo AtlasIntel e divulgado nessa terça-feira (8), pelos jornais Valor Econômico e Estado de Minas aponta para um empate técnico em Minas Gerais entre Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um eventual primeiro turno na disputa da Presidência da República nas eleições gerais de 2022. Segundo a mesma pesquisa, Zema e Kalil também estão em empate técnico na disputa pelo governo de Minas. Os quatro nomes são considerados os principais cotados na corrida presidencial e governamental no pleito do ano que vem.

O AtlasIntel elaborou três cenários de primeiro turno da disputa presidencial aos eleitores mineiros. O primeiro, mais amplo e com sete nomes, tem empate técnico, com Lula à frente com 35,5%, contra 34,2% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 6,7%. 

Quanto ao segundo turno, foram nove cenários estipulados, todos com Bolsonaro na disputa. O atual presidente lidera somente dois e fica atrás nos demais. A maior diferença entre Bolsonaro e seu concorrente é justamente contra Lula:  são 53,1% do petista contra 39,6% do ocupante do cargo.

Já para o Governo de Minas, segundo o levantamento, Zema lidera o primeiro turno da disputa com 35,5%, enquanto Kalil ocupa o segundo posto, com 32,9%. Outros nomes são citados na disputa, mas não se aproximam dos dois líderes.

No cenário com Zema e Kalil no segundo turno, o prefeito belo-horizontino ficaria à frente por 0,8%, com 41,4% contra 40,6% para o atual governador de Minas Gerais. Neste cenário, o número de pessoas que votariam em branco ou nulo chega a 18%.

 

Completam o top 5 do cenário de primeiro turno o deputado federal André Janones (Avante), com 3,2%; a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 2,8%; e o senador Carlos Viana (PSD), com 2,6%. Dos ouvidos, 7,6% disseram que votariam em branco ou anulariam, enquanto 11,6% se mostraram indecisos.

A pesquisa foi realizada entre a última terça-feira (1) e essa segunda-feira (7) e teve 1.346 respondentes situados em Minas Gerais. O levantamento foi conduzido pela internet, tem 3% de margem de erro e tem 95% de confiança segundo o AtlasIntel.

Aprovação de Zema

A pesquisa também mediu a aprovação de Zema, eleito governador de Minas em 2018. O político do Novo tem aprovação de 49,3% dos entrevistados, enquanto 40,1% desaprovam e um restante de 10,7% não sabem opinar a respeito.

Desaprovação de Bolsonaro

A pesquisa também mediu a aprovação de Bolsonaro, eleito presidente do Brasil em 2018. O ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-deputado federal é desaprovado dos 61,4% dos mineiros ouvidos e aprovado por 36,9%. Um restante de 1,7% não soube opinar a respeito.

 

Com informações dos jornais Valor Econômico e Estado de Minas

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h07 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

13° Sensação
3 km/h Vento
90% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias