Sexta, 18 de Junho de 2021 00:38
32 99936-6146
Anúncio
Educação Congresso

São João del-Rei: Manuela D’Ávila é uma das palestrantes de evento online que vai discutir sobre a mídia e as narrativas

O I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes será realizado entre os dias 24 e 25 de junho e Manuela estará presente na palestra de abertura. Confira como participar;

10/06/2021 11h25
421
Por: João P. Sacramento
Manuela D'Ávila participa da abertura do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. Foto: Internet / Reprodução
Manuela D'Ávila participa da abertura do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. Foto: Internet / Reprodução

O I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes: evento online realizado entre os dias 24 e 25 de junho, que conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei. Entre os profissionais que participarão do evento está a jornalista e mestra em Políticas Públicas, Manuela D'Ávila.

Manuela estará presente na palestra de abertura do Congresso on-line. D’Ávila é ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-deputada federal. Também é autora de livros, criadora do instituto "E se fosse você?" e foi candidata a vice-presidente do Brasil em 2018.  

Já estão abertas as inscrições para as palestras, oficinas e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do evento que terá como tema “Mídia e as disputas de narrativa em tempos de pandemia”.

Segundo o diretor-geral do evento, o professor Luiz Ademir de Oliveira, “a proposta é criar um espaço permanente de debate no campo da Comunicação em que temáticas atuais possam ser discutidas a partir de um ponto de vista crítico, reflexivo e, principalmente, científico num momento de negacionismo”. 

“É uma forma de estimular a produção científica de nossos docentes e alunos”, explica o professor. Vale lembrar que o Congresso é destinado para estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ, mas é aberto às demais instituições da região, bem como aos docentes e profissionais da área de Comunicação ou áreas afins.

Arte: Divulgação

De onde surgiu a ideia para o congresso

Oliveira conta que a ideia de realização do evento surgiu ao perceber - durante as disciplinas do curso de graduação em que leciona e também nas orientações de monografia e de iniciação científica – que há vários estudantes com envolvimento com a prática científica e com uma vocação às atividades acadêmicas.

“Produzem artigos científicos qualificados e um congresso é um momento importante para que possam apresentar estes trabalhos e também dialogar com pesquisadores de outras instituições”, avalia o docente.

A jornalista e professora da UFSJ, Deborah Vieira, inclusive destaca o aceno às demais instituições: “fica o reforço do convite para que possamos fortalecer os laços e compartilhar as pesquisas desenvolvidas na região. A partir dessa troca podemos contribuir para o desenvolvimento do campo da Comunicação e suas diversas áreas, bem como para a sociedade como um todo”.

Oficinas práticas

Durante o evento, profissionais especialistas nas respectivas áreas conduzirão oficinas que abordarão temas de destaque do atual cenário da Comunicação. Alguns temas são: A relação entre jornalismo e marketing digital; Assessoria de comunicação; Análise do discurso político; Marketing de conteúdo e Comunicação visual em mídias digitais.

“Nessas oficinas, os interessados poderão aprender um pouco de prática com profissionais com inserção no mercado”, comenta Luiz Ademir de Oliveira.

Reforçando que as vagas são limitadas e sujeitas a confirmação.

Grupos Temáticos e publicação em e-book

Para os alunos, fiquem atentos. Até o dia 15/6, a Comissão Organizadora recebe trabalhos submetidos aos sete Grupos Temáticos (GTs) do I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes. “O trabalho não precisa necessariamente discutir o tema do evento”, confirma a jornalista, doutoranda em Comunicação e também integrante da Comissão Organizadora, Mayra Coimbra. A pesquisadora revela ainda que “a escolha do tema é para nortear o evento como um todo, as palestras e mesas, mas as pessoas têm a possibilidade de enviarem discussões que já fazem”.

“Por isso criamos sete GTs, onde conseguimos abarcar mais áreas da comunicação, como: discussão de minorias, políticas públicas, campanhas eleitorais, comunicação de governo, estratégias comunicacionais, imagem pública, redes sociais e suas implicações, história do jornalismo, além de estudos que dialogam com a comunicação de uma forma mais geral”, elenca Mayra.

Autores de pesquisas científicas podem enviar em dois formatos: artigos completos ou resumos expandidos. Em caso de resumos, os responsáveis terão o prazo até 20 de agosto de 2021 para envio da versão final.

Artigos selecionados serão publicados, em momento posterior, como capítulo de livro de e-book. As normas de submissão estão disponíveis no site: www.congressocomunicavertentes.com

Serviço

“O público poderá esperar um evento muito bem organizado que, apesar de ser curto e de abrangência regional, tem um formato bem interessante”, afirma Luiz Ademir.

Todas as informações quanto aos valores de inscrição, programação e quem são os docentes, pesquisadores e profissionais convidados, estão disponíveis no site www.congressocomunicavertentes.com ou nas redes sociais:

Facebook: /comunicavertentes

Instagram: @comunicavertentes

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 00h31 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 19°

14° Sensação
17.8 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Domingo (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias