Quinta, 17 de Junho de 2021 23:18
32 99936-6146
Anúncio
Cultura Música

Festival de Música Autoral das Vertentes: A região das Vertentes fará hoje a abertura oficial da 2ª edição do Femave

Com mais de 100 músicas inscritas, serão anunciadas as 18 músicas classificadas para a fase final, que acontece na cerimônia de abertura do evento, transmitida pelo site oficial a partir das 20h

11/06/2021 16h43 Atualizada há 6 dias
79
Por: João P. Sacramento
Foto: Reprodução / Site Femave
Foto: Reprodução / Site Femave

O FEMAVE é uma vitrine para artistas do Campo das Vertentes que se inscreveram na disputa de canções ou músicas instrumentais autorais, inéditas e originais. Todos aguardam pela anunciação das 18 músicas classificadas para a fase final, que acontece na cerimônia de  abertura do evento, transmitida pelo site oficial a partir das 20h de hoje (11) 

O evento é realizado pelo Forno Harmônico, como apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Estadual de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, através da Lei federal de emergência cultural, conhecida como Lei Aldir Blanc, compositor brasileiro que faleceu decorrente de complicações da COVID-19. 

Qualquer pessoa pode participar do júri popular, basta acessar o site do festival, ouvir cada música e votar em sua preferida de cada categoria, até o dia 19, às 17h59, quando se encerram as votações. Foram mais de 100 músicas inscritas e quase 20 artistas selecionados por um júri de pessoas de renome nacional e internacional. Com a abertura do Festival começa a votação online para escolher os três primeiros colocados de cada uma das duas categorias do evento.

Os festivais da canção são acontecimentos que marcam a história da música popular brasileira, por reunir e revelar artistas de criatividade e talento raros, além de fazer emergir novas músicas que muitas vezes, graças a um festival, caem no gosto popular. Tanto nos anos 1960 quanto agora, representam a vitrine das novidades que refrescam a cena musical local e nacional. 

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

A segunda edição do FEMAVe, desta vez em formato 100% virtual, é também uma vitrine da música contemporânea do Campo das Vertentes. Uma janela que se abre para o mundo entre 11 e 19 de junho. 

O júri técnico é parte importante do FEMAVe, já que atua para garantir a qualidade das obras apresentadas ao público, assim como a sua adequação à proposta do projeto. Formado por sete artistas, entre instrumentistas, pesquisadores e docentes.

Trata-se de um grupo diverso, que conta com Lúcio Barreto (fundador do Instituto Spix e Martius e idealizador do MUSIK-Expedition), Maria Cecília Beraldo (diretora de qualidade do Instituto Spix e Martius), María Betania Hernández (cantora e multi-instrumentista), Lautaro Echegoyen (maestro e violonista), Gleyson Nascimento da Silva (regente percussivo e educador musical), Raquel Galiciolli (fotógrafa e conselheira municipal) e Renato Anesi (multi-instrumentista e compositor). 

Como destaca Lúcio Barreto, a composição do júri técnico do FEMAVe inclui não apenas musicistas e pesquisadores em música: "Incluímos também algumas pessoas que são boas ouvintes e amantes dessa arte. O FEMAVe não pretende premiar apenas músicas feitas de artistas para artistas”. 

Lúcio detalha também a preocupação em reunir uma equipe formada por pessoas de origens e locais de atuação distintos: "Fizemos isso para evitar proximidade entre concorrentes e julgadores”. Por exemplo, no júri temos um músico chileno que atua no Rio de Janeiro e uma musicista venezuelana que atua em Foz do Iguaçu. 

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 23h05 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 19°

14° Sensação
3 km/h Vento
87% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Sábado (19/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 19°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias