Domingo, 01 de Agosto de 2021 11:08
32 99936-6146
Anúncio
Nossa Gente Nossa Gente

Sanjoanense é aprovado com bolsa para doutorado em três universidades de referência dos Estados Unidos

O artista Octávio Deluchi será orientado pelo grande músico brasileiro internacionalmente renomado, João Luiz Resende Lopes. E busca apoio para seguir estudos

16/06/2021 14h46 Atualizada há 2 meses
1.054
Por: Adriano Vianini
Músico Octávio Deluchi. Foto: YouTube
Músico Octávio Deluchi. Foto: YouTube

O jovem músico Octávio Deluchi, de 24 anos, nascido em São João del-Rei e criado na cidade vizinha de Prados, foi aprovado com bolsa em três universidades americanas, nas cidades de Nova Iorque, Baltimore e Stony Brook. O processo de seleção é internacional e extremamente competitivo.

O artista, músico, violonista, arranjador e professor Octávio Deluchi Cerqueira, já é considerado um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, e foi admitido nos programas de pós-graduação das prestigiadas universidades de Johns Hopkins University, em Baltimore; da Manhattan School of Music, em Nova Iorque; e da Stony Brook University, em Stony Brook, Long Island, no Estado de Nova Iorque.

Deluchi conta que optou pela Stony Brook University por dois motivos. "Pelo orientador que terei, um grande músico brasileiro internacionalmente renomado, João Luiz Resende Lopes, e pela oferta feita pela universidade", conta ao Mais Vertentes.

Porém, o desafio do músico não será fácil! Octávio Deluchi conta ainda que "os valores da bolsa não cobrem todos os custos necessários. Na Stony Brook, onde a melhor bolsa foi também ofertada, tenho o que eles chamam de full-tuition, o que significa que não pago pelos estudos na instituição". Porém, como lembrou ele, a educação estadunidense é uma das mais caras do mundo. "Ainda preciso viabilizar mais apoios e incentivos para conseguir me mudar para o local, uma vez que os valores de moradia, alimentação, transporte e afins são bastante caros, ainda mais considerando a cotação atual", disse. 

Como apoiar

Octávio trabalha com concertos e aulas particulares de violão, além de ser arranjador e compositor. Ele também escreve por encomenda obras para violão e instrumentações e ainda realiza concertos privados que são uma prática comum em diversos centros. 

O link é https://www.octaviodeluchi.com/donate

Sobre Octávio Deluchi

Nascido em São João del Rei e criado em Prados, Deluchi começou a tocar violão aos 11 anos. Na adolescência, chegou a ter uma banda de rock e tocar em blocos de carnaval, mas na graduação, feita na Universidade Federal de São João del Rei, já estudava violão clássico.

Com esse instrumento, Deluchi acumula premiações. São mais de 15 prêmios, entre eles, o respeitado IBLA Grand Prize de 2020, organizado pela Fundação IBLA, sediada em Nova Iorque, e realizado na Itália. Além do Festival Internacional de Música da Filadélfia, nos Estados Unidos, e o primeiro lugar no XXXI Concurso de Violão Souza Lima.

De 2019 ao primeiro semestre de 2021, fez mestrado nos Estados Unidos, pela Universidade de Radford. No local, além da bolsa de estudos integral, também obteve o cargo de professor assistente (Graduate Teaching Assistant), que foi o fator decisivo e que viabilizou a estadia do músico, podendo cobrir os custos de moradia e vida. Saiba mais!

Trabalhos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prados - MG

Prados - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Prados - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h56 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

16° Sensação
2 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias