Domingo, 01 de Agosto de 2021 10:54
32 99936-6146
Anúncio
Cidades CPI da Cemig

ALMG aprova criação de CPI para apurar supostas irregularidades na Cemig

Contratações realizadas sem prévia licitação, alienações de ativos e condutas de diretores da companhia serão investigadas

17/06/2021 15h02
86
Por: Thais Marques
A Comissão irá investigar supostas irregularidades na gestão da Cemig. Foto: Divulgação/Cemig
A Comissão irá investigar supostas irregularidades na gestão da Cemig. Foto: Divulgação/Cemig

Na tarde desta quarta-feira (16), os parlamentares mineiros aprovaram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar supostas irregularidades na Cemig, que teriam ocorrido sobretudo no governo de Romeu Zema (Novo).

A criação da comissão, inicialmente, foi aprovada por 32 parlamentares. Contudo, os deputados Glaycon Franco (PV), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Tadeu Martins (MDB) e Mário Henrique Caixa (PV) retiraram o apoio à CPI.

Os 27 deputados que concordam com a CPI respaldam que o pedido para criação da comissão contém um rol de argumentos favoráveis às investigações. Os principais foram destacados pelo deputado Professor Cleiton (PSB), que encabeça a solicitação.  

“Desde 2019 nos questionamos sobre irregularidades que acontecem no âmbito dessa empresa, patrimônio de Minas. Nós temos provas. Foram prejuízos exorbitantes na venda da Renova, na venda da participação (societária) na Light. E agora a direção da Cemig tem a intenção de vender a participação na Taesa”, explicou.

As três empresas são subsidiárias da Cemig. “O patrimônio da Cemig está sendo desidratado para justificar uma possível venda da empresa”, completou em discurso no Plenário da Assembleia.

O Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas (Sindieletro) comemorou a decisão. Segundo Emerson Andrada, diretor da entidade, a estatal merece ser investigada porque há tempos os trabalhadores observam movimentos suspeitos. 

“Entre as irregularidades estão as contratações sem licitações. Por exemplo, houve uma contratação de R$ 10 bilhões em que não teve processo licitatório. A alegação para isso foi que o serviço que a Cemig necessitava só era prestado por uma empresa apenas. Por isso não ocorreu licitação”, relata Emerson.

Em suas redes sociais, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) afirmou “A Cemig foi aparelhada para servir privilégios pessoais. Com a união de quem é contra este escândalo, conseguimos protocolar o pedido de investigação”.

O requerimento de investigação foi encaminhado para o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), e não depende de deliberação no plenário .Em um prazo máximo de cinco dias após a publicação no Diário Oficial da ALMG, serão escolhidos os integrantes da CPI. O signatário de seu pedido já tem uma vaga garantida.

A comissão funciona por três meses, renováveis por mais três. E durante esse tempo os membros dela podem “convocar Secretário de Estado, tomar depoimento de autoridade, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar informações, documentos e serviços, inclusive transportar-se aos lugares onde se fizer necessária a sua presença”, segundo o regimento interno da ALMG. Ou seja, o colegiado possui atribuições judiciais.

 

Até o momento, a Cemig ainda não se pronunciou sobre a CPI.

 

Com informações: Brasil de Fato MG*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h35 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

16° Sensação
2 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias