Domingo, 01 de Agosto de 2021 10:21
32 99936-6146
Anúncio
Saúde Covid-19

Resende Costa: Prefeitura adquire usina de oxigênio para abastecer o hospital, porém denúncias relatam problemas antes mesmo da inauguração

A aquisição de mais de R$ 250 mil tem como o objetivo suprir o estoque de cilindros de oxigênio ao sistema de saúde municipal devido ao “alto consumo” durante a pandemia. Contudo, antes da inauguração, a usina já estaria apresentando problemas em garantir o estoque ao hospital

17/06/2021 18h41 Atualizada há 1 mês
717
Por: Thais Marques
Hospital Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa. Foto: Reprodução/Jornal das Lajes
Hospital Nossa Senhora do Rosário em Resende Costa. Foto: Reprodução/Jornal das Lajes

A Prefeitura de Resende Costa anunciou nessa terça-feira (15), a aquisição de uma usina de oxigênio para o Hospital Nossa Senhora do Rosário. Segundo o Executivo, parceria com o hospital garantiu ao município um modelo de usina já utilizada em outra cidade, com o objetivo de não sobrecarregar o sistema de saúde municipal durante a pandemia. Porém, denúncias relatam possíveis problemas no fornecimento de oxigênio antes mesmo da inauguração.

“Essa usina vai trazer tranquilidade para quem precisar do Hospital, de oxigênio, não só nesse momento no qual estamos passando pela Covid, mas também para atender a nossa população. Então é uma conquista muito grande”, declarou o vice-prefeito Lucas Paulo (PSDB).

Segundo Lucas Paulo, “assim que a usina estiver em funcionamento, o Hospital também vai voltar a atender”. O vice-prefeito também garantiu que a montagem será realizada o mais breve possível.

Irmã Maria Auxiliadora de Resende, diretora do Hospital Nossa Senhora do Rosário, disse já ter uma boa experiência em relação a gestão deste tipo de usina, pois irmãs de sua congregação, as  Filhas de São Camilo, mantém o Hospital Dr. Candido Junqueira, localizado em Cruzília, no sul de Minas, que utiliza do mesmo serviço.

Irmã Auxiliadora e o vice-prefeito de Resende Costa, Lucas Paulo (PSDB). Foto: Reprodução vídeo/Prefeitura Municipal de Resende Costa

Em Resende Costa, a congregação doou R$ 250 mil reais para dar entrada na aquisição da usina, graças a venda de um terreno no fundo do Hospital para a Prefeitura, segundo a diretora. “Com esse recurso que eu consegui fazer a entrada desta usina, que foi a exigência para que a gente pudesse tê-la adquirio”, disse. Segundo Irmã Auxiliadora, o prazo para a entrega da usina no município é de 45 dias.

“Nós estamos em um período de muita utilização do oxigênio em cilindros. Para a população ter uma ideia, no dia 25 de maio, entraram no Hospital 99 cilindros de oxigênio e isso nós estamos conseguindo manter com a ajuda. A população está sendo muito generosa e estamos conseguindo manter”, afirmou.

Problemas atuais no abastecimento de oxigênio

O Mais Vertentes recebeu denúncias de que, devido ao sistema de saúde estar sobrecarregado, o estoque de oxigênio do Hospital - que já opera com a usina - não estaria sendo o suficiente para atender os pacientes, havendo uma espera de cerca de 30 a 40 minutos para que o abastecimento seja restabelecido. Desta forma, o atendimento estaria sendo prejudicado por este impasse.

"Quem faz a manutenção da usina são as enfermeiras. E como elas estão sobrecarregadas pela superlotação, elas não conseguem verificar o estoque o tempo todo. Quando o suprimento acaba, precisam avisá-las novamente para restabelecer o suprimento", disse uma fonte que não quis se identificar para não sofrer represálias.

"Só que nessa de ligar a produção e todo mundo receber o oxigênio, leva 30 a 40 minutos", informou.

Em relação à transferência de pacientes para outras cidades, como São João del-Rei, Irmã Auxiliadora disse, durante o anúncio da aquisição da usina, que é “para dar maior segurança”, diante do “alto consumo de oxigênio” neste momento no município. “Se precisar entubar o paciente urgentemente, podem ter problemas, por isso optamos por pedir para a Regional transferir esses pacientes antes que possa acontecer algo pior com eles”, explicou.

Nossa reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, José Luiz de Resende, para verificar a veracidade das denúncias e saber há quanto tempo a usina está operando no abastecimento, mesmo sem estar oficialmente inaugurada. Após diversos contatos sem sucesso com a Secretaria e, na sequência, pela assessoria e pelo telefone pessoal, o secretário nos solicitou as perguntas, porém até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resende Costa - MG

Resende Costa - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Resende Costa - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

14° Sensação
26.6 km/h Vento
64.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias