Domingo, 01 de Agosto de 2021 09:52
32 99936-6146
Anúncio
Tiquim de tudo História

O Copo Americano foi mesmo criado por um sanjoanense?

Conheça a verdadeira história do copo americano

25/06/2021 17h09 Atualizada há 1 mês
1.407
Por: David G. Ferreira
Foto: David G. Ferreira/Mais Vertentes
Foto: David G. Ferreira/Mais Vertentes

Você provavelmente já deve ter bebido em um copo americano. Quem nunca bebeu nada em um copo desses, provavelmente não bebeu nada no Brasil. E essa cultura material viva está presente de norte a sul do país. Mas algo que surpreende bastante é saber que o copo americano é, na verdade, bem brasileiro, e foi idealizado por um sanjoanense.

Nadir Dias Figueiredo nasceu de uma família modesta em São João del-Rei, em 2 de dezembro de 1881, e 21 anos depois fundou junto a seu irmão Morvan Dias Figueiredo a fabricante de utensílios de vidro, que foi mudando de cidade até se estabelecer na cidade de São Paulo. Nos anos 40, quando fez uma viagem aos Estados Unidos, Nadir idealizou um copo, focado em baixo custo, conforto e com qualidade multiuso. Voltou para o Brasil na intenção de produzir o copo americano, que foi batizado com esse nome por causa do maquinário que importou em sua viagem para a produção dos copos.  

Embora Nadir tenha se inspirado nos modelos americanos para a confecção do copo, o produto foi completamente redesenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.

Hoje, quase 74 anos depois, não há um bar, padaria, lanchonete ou restaurante que não use este modelo de copo. Nos anos 90, o copo foi eleito “O melhor copo para se tomar cerveja no Brasil”. Como o copo se espalhou por todo o Brasil, podemos observar o fenômeno de aumento da produção para atender essa enorme demanda. Em 1947, a empresa produzia 2 copos por minuto e nos dias atuais, produz 480 copos por minuto.

O Copo Americano é considerado um dos maiores símbolos nacionais, sendo considerado um ícone do design brasileiro. No ano de 2009, foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) na cidade de Nova York, juntamente com outros setenta produtos que representavam o modo de vida brasileiro.

O modelo exclusivo da Nadir Figueiredo, é o copo mais vendido no país. No ano de 2010 atingiu a marca de 6 bilhões de unidades produzidas, que se enfileiradas chegariam a 402 mil km, ou 10 voltas na Terra.

Agora que você sabe que um dos ícones da cultura brasileira foi criado por um sanjoanense, certamente vai olhar ainda com mais carinho para o copo americano.

Fontes:
O Explorador
São Paulo em Foco
Cachaçaria Nacional
Wikipedia

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h52 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

13° Sensação
1 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias