Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Diversidade Especial

ORGULHO LGBTQIA+: Amor, sabor e coragem

Ana Angélica e Valéria se reencontraram depois de anos, vivem juntas em Bichinho/MG, onde continuam espalhando amor por meio de suas receitas.

29/06/2021 às 15h08 Atualizada em 29/06/2021 às 16h48
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Valéria e Ana Angélica. União, sabor e muito amor para compartilhar. Foto: Ana Carbonieri
Valéria e Ana Angélica. União, sabor e muito amor para compartilhar. Foto: Ana Carbonieri

Por Ana Carbonieri*

É no povoado de Bichinho, no município de Prados, interior de Minas Gerais, que Valéria e Ana Angélica residem. Essa história de amor, no entanto, teve início há muitos anos atrás, quando Valéria ainda morava em um colégio interno na cidade de Diamantina. Uma das irmãs do colégio tinha uma sobrinha, Ana Angélica, que foi visitar a tia na páscoa de 1984. Tudo começou nessa época, e quando ela voltou para casa, no estado do Espírito Santo, manteve contato com Valéria por telefone. Conversaram todos os dias, sobre muito da vida, até que a tia de Angélica descobriu as ligações e proibiu que Valéria continuasse usando o telefone do colégio.

 

Foto: Acervo pessoal / Valéria Cristina Nascimento

No ano seguinte, Valéria foi morar com a irmã mais velha em Juiz de Fora, também em Minas Gerais. Nessa cidade, conheceu um rapaz, com o qual teve três filhos e ficou casada durante vinte anos. O casamento dela chegou ao fim em 2005, e em 2013, ela viajou para o Espírito Santo para visitar Ana Angélica. De julho a dezembro do mesmo ano, elas se viram todos os finais de semana. Compreenderam que ainda havia, mesmo após tanto tempo, um amor adormecido entre elas, pois bem, o amor acordou. Elas se casaram em dezembro de 2013, uma cerimônia simples, mas, sem dúvidas, muito especial.

 

Quando questionada a respeito do principal desafio enfrentado para que elas ficassem juntas, Valéria respondeu: “Não houve desafio. Enfrentamos o preconceito juntas. Sempre fomos respeitadas por todos, inclusive pelos meus filhos”.

 

Valéria e Ana estão casadas há oito anos. Elas são proprietárias do Restaurante Bendito Pote, uma verdadeira fábrica de pastel de angu, que faz enorme sucesso na região. Além do delicioso pastel, o restaurante também serve pratos da culinária capixaba, aprimorados pela chefe de cozinha Ana Angélica. Com a pandemia, houve a necessidade de distanciamento social, o que fez com que o restaurante continuasse servindo os pastéis, porém da janela do restaurante.

Casamento entre Ana e Valéria Foto: acervo pessoal Valéria Cristina Nascimento

 

Mário Freitas, apresentador do programa Tô Indo, da TV Integração, experimentou o sabor desse famoso pastel, acompanhando também o processo de fabricação desde o comecinho. O programa foi ao ar no dia 13 de março de 2021, e pode ser conferido na Globoplay.

Reprodução/Globoplay: Programa To Indo, TV Integração

*Ana Carbonieri é escritora, formada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professora da educação básica, militante e integrante da @papel.mulher, coletivo feminista – sem fins lucrativos – que coloca a escrita de mulheres nas ruas através de lambes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prados - MG
Prados - MG
Sobre o município Notícias de Prados - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 16h00 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias