Google Adsense Topo
Eleições 2020

Pesquisa aponta favoritos na disputa para prefeito em São João del-Rei

Cenário ainda está incerto e há um alto índice de indecisos e nulos. Momento para os partidos viabilizarem, rapidamente, novos candidatos que não sejam os mesmos de sempre

Bastidores da Política

Bastidores da PolíticaTudo sobre política.

13/11/2019 16h10
Por: Adriano Vianini
Fonte: Instituto Data Minas
15
Nivaldo Andrade é favorito na pesquisa espontânea. Foto: reprodução
Nivaldo Andrade é favorito na pesquisa espontânea. Foto: reprodução

A menos de um ano das eleições 2020, o Instituto Dataminas divulgou nesta quarta-feira (13), um cenário político para prefeito na cidade de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, para as eleições 2020.

 

Segundo Fernando Chaves, coordenador da pesquisa e responsável pela coleta dos dados, o Instituto Dataminas percorreu a zona urbana e rural de São João del-Rei e questionou 432 entrevistados sobre os possíveis candidatos. "Trata-se da primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Dataminas na cidade sobre um possível cenário político cujo momento é o de viabilizar candidaturas", explicou.

 

Na pesquisa espontânea, o instituto pergunta em quem o eleitor votaria se as eleições para prefeito(a) fossem hoje, sem apresentar nomes de possíveis candidatos. Na versão estimulada da pesquisa, são citados nomes de possíveis concorrentes. Nessa modalidade, o Dataminas considerou 3 cenários possíveis.

 

É importante ressaltar que na pesquisa espontânea, como é comum nessa fase pré-eleitoral, a maioria dos entrevistados não respondeu à pergunta, declarando não saber em quem vai votar nas eleições de 2020. Também há uma alto índice de nulos, branco e que não responderam na fase estimulada demonstrando indecisão dos entrevistados frente aos candidatos apresentados.

 

Vamos aos resultados:

 

Na pesquisa espontânea, o atual prefeito Nivaldo Andrade (PSL), sobre o qual ainda paira a dúvida se será candidato à reeleição, foi o mais citado com 16,20%. Na segunda colocação com 5,56%, aparece o ex-prefeito Rômulo Viegas (PSDB), que nas eleições 2016 figurou em segundo lugar. Em seguida, aparecem os nomes de Jânia Costa (PSB) com 2,31% e o de Igor Sandim (PSDB) com 2,08%, acompanhados por Cabo Zanola (PSC) e Lívia Guimarães (PT), ambos com 1,16%. 

 

Já na pergunta estimulada, quando os pesquisadores citam diretamente nomes de candidatos aos entrevistados, foram três cenários.

 

O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) foi o que mais se destacou, aparecendo em primeiro lugar nos dois cenários em que aparece como candidato, com uma variação entre 31,02% e 35,65%. Rômulo Viegas (PSDB) aparece como segundo colocado em dois cenários com 20,37% e 26,39%, ficando atrás apenas do atual prefeito. No cenário sem a candidatura de Nivaldo Andrade, Rômulo Viegas lidera com 28,47%.

 

Jânia Costa (PSB) aparece como terceira força. Ela fica em terceiro lugar com 13,66% no cenário que tem a presença do atual prefeito e em segundo lugar com 19,44% no cenário sem a candidatura de Nivaldo Andrade. Em seguida, aparecem o nome de Cabo Zanola (PSC), que varia entre 7,64% e 14,12%. Logo após, vem o nome de Igor Sandim (PSDB), com uma variação entre 7,41% e 10,19%. Pode-se dizer que Igor e Zanola estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro da pesquisa.

 

O possível candidato do PT segundo o diretório do partido, Ancil Pinto, não foi citado pelos eleitores na pesquisa espontânea e apareceu com 1,39% na pesquisa estimulada.

Sobre o Instituto Dataminas

O Instituto Dataminas realiza pesquisas de opinião pública e de mercado, ajudando as organizações públicas e privadas a planejar melhor suas ações. Nossos estudos fornecem ao cliente um conhecimento mais preciso sobre o seu público-alvo, sobre a qualidade dos serviços prestados, sobre a viabilidade de ações e negócios etc. O Instituto também realiza pesquisas públicas que dão visibilidade à opinião e às demandas da sociedade e de grupos sociais.

Registrada no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6 - sob o número 8337, a empresa foi idealizada em 2012 por um grupo de pesquisadores e estudantes dos Mestrados em Comunicação e Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), agregando posteriormente colaboradores de outras linhas de pesquisa: Economia,Estatística, Programação.

A atuação da empresa se concentra especialmente na Zona da Mata Mineira, na região do Campo das Vertentes, Sul de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua missão é fornecer as melhores soluções em pesquisa social e estatística aplicada, atendendo todas as regiões de Minas Gerais. Fonte: Instituto Dataminas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h52
20°
Muitas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 15°
20°

Sensação

22.4 km/h

Vento

76.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas