Domingo, 28 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Vacinação

Resende Costa: Cidade conclui aplicação da 1ª dose em grupos prioritários e avança na vacinação por faixa etária

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 20,5% dos grupos prioritários estão com a imunização contra a Covid-19 completa, seja com duas doses ou a vacinação de aplicação única. Atrasada em relação ao calendário Estadual, a Prefeitura divulga o início vacinação por faixa etária nesta segunda-feira (05)

05/07/2021 às 12h45 Atualizada em 05/07/2021 às 16h43
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Município de Resende Costa. Foto: Deivdson Costa
Município de Resende Costa. Foto: Deivdson Costa

Resende Costa concluiu a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em grupos prioritários, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados nessa sexta-feira (02). Segundo a Prefeitura, 53,3% dos grupos prioritários já foram vacinados com a primeira dose e 20,5% já possuem a imunização completa, seja com as duas doses ou a vacinação de aplicação única. Com atraso em relação ao calendário Estadual, a Prefeitura informou nesta segunda-feira (05) calendário municipal da vacinação por faixa etária.

De acordo com dados da Prefeitura, das 7.386 doses de vacinas recebidas no município até o dia 02 de junho, 6.272 foram aplicadas na população. Destas, 4.523 foram utilizadas na primeira aplicação, 1.704 na segunda dose e 55 pessoas receberam a vacina Janssen, de aplicação única na imunização contra a Covid-19. Importante ressaltar que, de acordo com o IBGE (2020), a população de Resende Costa é estimada em 11.540 pessoas.

Em nota, a chefe da sala de vacinas de Resende Costa, Núbia Augusta Resende Vale, a vacinação no município está ocorrendo conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI) e que o ritmo da vacinação na cidade acontece de acordo com os quantitativos distribuídos pela Gerência Regional de Saúde (GRS), sendo “planejada antecipadamente pelos profissionais de saúde envolvidos”.

“Contamos com 24 Agentes Comunitários de Saúde que trabalham com marcação e agendamento prévio da vacina para os grupos prioritários, o que confere agilidade no processo de vacinação no município. Para os últimos grupos prioritários em andamento adotamos também o cadastro on-line no site oficial da Prefeitura Municipal, o qual permitiu que a organização da vacinação fosse feita com antecedência. Atualmente há uma equipe de vacinação específica para a aplicação da vacina contra Covid-19, permitindo que avancemos com mais eficiência”, informou.

A vacinação em Resende Costa está ocorrendo de segunda à sexta, das 8 às 12h e 13 às 15h00 no prédio da Vigilância Sanitária, localizado na Praça Marcos Reis, nº 60, no antigo Centro de Saúde. De acordo com a Secretaria, quando necessário, a Prefeitura realiza a  campanha de vacinação extra muro no prédio da Escola Conjurados, localizada na Rua Moreira da Rocha, nº 440, nos finais de semana.

Ainda em nota, a chefe da sala de vacinas garante que, devido ao agendamento prévio, nenhuma dose foi perdida no município, já que os fracos com as doses possuem prazo de validade para a aplicação após serem abertos. “Quando alguém deixa de comparecer à vacinação agendada por algum motivo, o agente de saúde antecipa o cidadão do grupo que está sendo vacinado e que está marcado para o próximo dia. Por esse motivo, Resende Costa não trabalha com o cadastro de ‘xepa da vacina’”.

“Nós da Secretaria de Saúde não medimos esforços para que a população de Resende Costa seja vacinada no menor tempo possível e também com a devida segurança. Todos os profissionais da saúde que estão embarcados nessa campanha têm sido essenciais para a efetividade da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município”, ressaltou.

Na sexta-feira (02), a Microrregião de SJDR recebeu mais de 10 mil doses de vacinas contra Covid. Resende Costa recebeu mais 272 doses para dar continuidade a vacinação de seus munícipes, sendo 200 doses da vacina AstraZeneca e 72 doses da Pfizer, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). 

Vacinação por faixa etária

Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura de Resende Costa informou o calendário da vacinação por faixa etária no município. Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, o governo de Minas anunciou o Calendário Estadual de Vacinação por faixa etária no dia 16 de junho. De acordo com o Estado, a faixa etária a ser vacinada no mês de julho é a de pessoas entre 50 e 54 anos. Contudo, Resende Costa dará início nesta semana a vacinação de pessoas entre 59 e 57 anos. Segundo a Prefeitura, os trabalhadores industriários continuarão a ser vacinados juntamente com a vacinação por faixa etária Confira o calendário:

Terça-feira (06) - pessoas de 59 anos;

Quarta-feira (07) - pessoas de 58 anos;

Quinta-feira (08) - pessoas de 57 anos.

 

Os agentes comunitários de saúde farão o agendamento da vacinação e a Prefeitura orienta que, caso a população não receba a visita do agente, informe a sala de vacinas através do número (32) 3354-1657. 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias