Google Adsense Topo
Visita SJDR

Secretária de Educação visita SRE de São João del-Rei e se reúne com servidores e educadores

Reformas das escolas João dos Santos e Tomé Portes del-Rei ainda não foram aprovadas

18/11/2019 16h25Atualizado há 3 semanas
Por: Adriano Vianini
30
A Secretária de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'Anna, esteve em São João del-Rei. Foto: Reprodução rede social
A Secretária de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'Anna, esteve em São João del-Rei. Foto: Reprodução rede social

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, esteve em São João del-Rei, no dia 31 de outubro, para conhecer de perto a realidade das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais, especialmente da região.

 

Além de visitar a sede da SRE de SJDR, a secretária também se reuniu com 39 diretores das escolas estaduais da regional, e visitou a Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, no bairro das Fábricas.

 

Na sede da SRE, Julia Sant'Anna conversou com os servidores sobre como é o dia a dia de trabalho. Em seguida, participou de uma reunião com todos os diretores das escolas estaduais da região. Na ocasião, Julia escutou as demandas e as dificuldades da categoria e pode explicar e comemorar os resultados das ações que a pasta vem implantando para priorizar a aprendizagem dos estudantes da rede.

 

“Eu percebo, cada vez que viajo para conhecer uma regional, como cada parte do Estado tem sua particularidade, sua cultura e suas demandas. A nossa expectativa é criar uma agenda de visitas a cada uma das SREs para conversar com os servidores, educadores e gestores da região. São nessas visitas que conseguimos nos organizar e entender quais são as prioridades de atendimento em cada regional”, comentou a secretária Julia.

 

Reunião com os diretores

Em reunião com os diretores, a secretária ouviu como foi o desenvolvimento das ações do Programa Gestão pela Aprendizagem, da Busca Ativa, que trouxe de volta para as salas de aulas de Minas Gerais cerca de 15 mil alunos que estavam quase abandonando a escola.

 

Na SRE de São João del-Rei, a Escola Estadual Maurício Zikhia, no município de Ijaci, foi a que conseguiu resgatar o maior número de alunos. A diretora da escola, Andrea Luciana Roquini, contou que o trabalho foi feito individualmente e com muito cuidado. “Nós fomos de um em um. Nós buscamos com muita boa vontade, foi tudo na base da conversa”. Ainda de acordo com Andrea, a escola não vai parar de buscar seus alunos. Para ela, lugar de estudante é dentro da sala de aula. “A nossa busca vai continuar. O nosso serviço é procurar os alunos que estão infrequentes, que têm baixo rendimento para melhorar”, afirmou.

 

O diretor da Escola Estadual Tomé Portes del Rei, Diorge Juliano Silva, destacou a iniciativa e falou da importância da agenda para os gestores escolares. “Importante a nossa comunicação direta com a secretária de Educação. Importante ter a secretária diretamente conosco, ter essa aproximação. Ela conhece mais da nossa situação e nós também podemos levar para os funcionários, para a comunidade as informações que ela traz”, afirmou.

 

Melhorias na gestão e na infraestrutura

 

Outro assunto abordado na reunião foi a melhoria na infraestrutura das unidades escolares. A diretora da Escola Estadual Bejamim Guimarães no município de Bom Sucesso, Patrícia Santos Carvalho, ressaltou os trabalhos de intervenção que a escola está fazendo a partir do Programa Mãos à Obra na Escola. “Nós recebemos o recurso da obra do telhado por meio do Programa. A obra já foi feita porque a biblioteca estava inundando. Estamos preparados para as chuvas desse ano pois o telhado da biblioteca está pronto”.

 

A melhoria na gestão e no acompanhamento das escolas também foi um ponto colocado. A diretora da Escola Estadual Afonso Pena Junior, na cidade de São Tiago, Beatriz Antônia de Oliveira Silva, falou do auxílio que a SEE está dando para o dia a dia das escolas. “A parte de gestão melhorou muito. Desde o início do ano, eu já percebi uma mudança significativa. Quando se mandava uma exigência da escola, já vem como que precisa ser feito, com caminho e com direcionamento. As respostas são mais rápidas e mais objetivas”, enfatizou.

 

Visita à escola

A Secretária de Educação de Minas Gerais, Julia Sant'Anna, esteve em São João del Rei e
visitou a Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. Foto: Ana Luzia Faria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em sua agenda na cidade de São João del-Rei, a secretária também visitou a Escola Estadual Doutor Garcia de Lima. A diretora Rosana Andrea Cipriani Giarola falou sobre o trabalho que a escola desenvolve junto aos alunos com deficiência. “Há muitos anos trabalhamos com a educação inclusiva. Começamos com um número pequeno e fomos ampliando o atendimento. Diferentes atividades são propostas para esses alunos. Temos um aluno, por exemplo, que hoje escreve poesias”, comentou.

 

Outro ponto de destaque na escola é o espaço destinado aos reparos e consertos dos mobiliários da unidade. O responsável por essa atividade é o senhor Erlon Raimundo Alves. Ele consegue transformar as carteiras e cadeiras danificadas da escola em móveis novos e prontos para serem usados, novamente, nas salas de aula. 

 

Escolas João dos Santos e Tomé Portes del-Rei

 

O presidente da Câmara de Vereadores de São João del-Rei, Igor Sandim, esteve com a secretária durante a visita à Escola Estadual Dr. Garcia de Lima e reforçou a importância das reformas das escolas estaduais, João dos Santos e Tomé Portes Del-Rei. Todavia, a Secretaria de Educação, Julia Sant’Anna, disse ainda estar mapeando as reais necessidades para futuras decisões.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 05h55
16°
Muitas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 16°
16°

Sensação

14.3 km/h

Vento

95.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas