Domingo, 01 de Agosto de 2021 11:37
32 99936-6146
Anúncio
Saúde Covid-19

Santa Cruz de Minas: Com sintomas da Covid, morador denuncia falta de médicos e exames nos PSFs do município

Em nota, prefeitura justificou que a médica e enfermeira estavam em horário de almoço, mas que profissional se deslocou até a casa do paciente, mas não o encontrou.

12/07/2021 17h17 Atualizada há 3 semanas
488
Por: Adriano Vianini
PSF Inconfidentes em Santa Cruz de Minas. Foto: Google Maps
PSF Inconfidentes em Santa Cruz de Minas. Foto: Google Maps

Morador de Santa Cruz de Minas, Sr. Adilson Eustáquio Silva ( Zé Poste), e a sobrinha, conhecida como Barbara Bella, denunciaram nesta segunda-feira (12), pelas redes sociais, a falta de médicos nos PSFs do município, especialmente para pacientes com sintoma da Covid-19. Passando mal, com falta de ar, dor de cabeça, tosse e, possivelmente, sintomas da Covid, Zé Poste disse que foi no PSF Inconfidentes e não conseguiu ser atendido, pois não havia médicos e nem teste para Covid-19. E, ainda, que o horário de atendimento para pacientes com sintomas da Covid era das 7 às 10 horas e que, portanto, foi orientado a retornar outro dia.

A sobrinha disse que é um "absurdo! Não tem médico, nem teste e não tem atendimento". O cidadão passa mal com sintomas de Covid em plena pandemia e ele tem hora, porque depois das 10 ninguém pode ser testado, ninguém pode ser atendido em nenhuma das unidades", relatou Barbara Bella, pelas redes sociais.

Segundo Zé Poste, "fui no posto de saúde onde o Vagner, o prefeito, falou que iria ter médico 24 horas. Não tem nada! Fui lá agora, e só tem as meninas que trabalham... Falou comigo que era para eu ir lá amanhã ou depois, o dia que der! Prefeito, o senhor fez uma filmagem em Tiradentes falando que teria médico 24 horas! Eu paguei ela, eu fui errado. Covid, o senhor falou que era prioridade e não tem nada! Estou passando mal!", disse Zé Poste em vídeo.

O portal Mais Vertente ligou insistentemente para o PSF Inconfidentes e ninguém atendeu! Também tentamos falar com a Secretária de Saúde, Sandra Elisabeth Cipriani de Andrade, mas sem sucesso. Ligamos para a Prefeitura, porém não obtivemos resposta.

Em nota publicada pelas redes sociais (abaixo), a Prefeitura justificou que o horário procurado pelo paciente, cerca de meio dia, era hora do almoço da médica e da enfermeira. Segundo a nota, "ao retornar na Unidade, a enfermeira foi comunicada sobre o acontecido e se deslocou juntamente da ACS até a residência do paciente, onde foram informadas de que o paciente estava no trabalho e não se encontrava mais na casa".

Veja o vídeo com o depoimento do Zé Poste divulgado pela Ong Amisc Santa Cruz de Minas:

Zé Poste nas redes sociais da ONG Amisc Santa Cruz

Nota emitida pela Prefeitura de Santa Cruz de Minas:

Gostaríamos de esclarecer à população sobre um fato ocorrido na tarde de hoje, 12 de julho de 2021. O paciente procurou atendimento no PSF Inconfidentes, por volta das 12h, com queixa de falta de ar e tosse. Ao chegar na Unidade foi comunicado pelas Agentes comunitárias de Saúde que ali se encontravam, de que a Enfermeira e a Médica estavam em horário de almoço, restando minutos para o retorno.
O paciente alegou que gostaria de fazer o teste para COVID. O município segue o protocolo de realização do exame separado dos demais atendimentos, a fim de evitar contaminações e transtornos aos pacientes e profissionais. O teste COVID é realizado somente após a avaliação de enfermeira ou médica. Foi então orientado ao paciente a retornar às 13h para receber o devido acolhimento e passar pela Consulta de Enfermagem e posteriormente, se necessário, consulta Médica.
Ao retornar na Unidade, a Enfermeira foi comunicada sobre o acontecido e se deslocou juntamente da ACS até a residência do paciente, onde foram informadas de que o paciente estava no trabalho e não se encontrava mais na casa.
O município, tem tomado as medidas possíveis para atender toda a população com equidade, agilidade e qualidade. Possuímos os testes adequados e necessários e estamos à disposição para atendê-los, após avaliação de Enfermeiras e Médicas.
Ressaltamos que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, respeita o direito de liberdade de expressão de todos cidadãos, informamos que foram atendidos aproximadamente 96 pacientes na UBS mais os atendimentos do PSF, encontravam-se presentes na Unidade no decorrer do dia 7 médicos entre clínicos e especialistas, atuando nos atendimentos eletivos. Colocamo-nos a disposição da população para quaisquer esclarecimentos.
A disposição para maiores esclarecimentos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Cruz de Minas - MG

Santa Cruz de Minas - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Santa Cruz de Minas - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h18 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

16° Sensação
24.9 km/h Vento
59.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias