Domingo, 01 de Agosto de 2021 10:19
32 99936-6146
Anúncio
Cultura Reabertura

Tiradentes: Centro Cultural Yves Alves retorna suas atividades após hiato na pandemia

Após um período inativo devido a pandemia do novo coronavírus, o Centro Cultural Yves Alves retoma suas atividades com grande programação cultural

13/07/2021 13h22
234
Por: João P. Sacramento
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

O Centro Cultural Yves Alves retoma suas atividades após um período de hiato devido a pandemia do Covid-19. Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelo Programa Minas Consciente do Governo Estadual, a Cerimônia de Reabertura ocorre na sexta-feira (16) às 18 horas. A retomada ainda conta com o lançamento e a exibição do filme "Um Talvez em Tiradentes", do Ponto de Cultura Oficina de Teatro Entre & Vista, às 19 horas.

Segundo o secretário de Turismo, Christian Silveira, “o Centro Cultural sempre foi e é um importante espaço para a difusão cultural no município. Um equipamento onde a manifestação cultural local tem seu espaço”. Ele afirma que “com a retomada dessa parceria pela Prefeitura de Tiradentes e também agora como nova sede da Secretaria de Turismo e Cultura, o Centro Cultural será a mola mestre para as políticas turísticas e culturais municipais.”

Em acordo de cooperação firmado entre o Centro Cultural Yves Alves, Prefeitura Municipal de Tiradentes e SESI/FIEMG, a gestão cultural do espaço é feita pelo Conselho do Centro Cultural, que visa fortalecer ações para o desenvolvimento socioeconômico da região. 

As visitas presenciais no Centro Cultural Yves Alves, que fica na Rua Direita, nº 168, Centro - Tiradentes/MG, ocorrem durante todos os dias da semana, de 9h às 17h e não é necessário agendamento. 

Confira a programação:

Cenas do curta-metragem: "Um Talvez em Tiradentes (foto: Reprodução) 

Cinema

Entre os dias 16 e 18 de julho ocorre a exibição do curta-metragem: "Um Talvez em Tiradentes", do Ponto de Cultura Oficina de Teatro Entre & Vista. 

Em seu 1º episódio, intitulado "A missa das Almas", através da narrativa da personagem D. Cotinha, mergulhamos no mundo fantasioso das lendas de Tiradentes, neste episódio contamos a fatalidade de D. Ludovina, que sem se aperceber, se viu participando da Missa dos Mortos. Já no 2º episódio, com o título de "A curva da Andreza", D. Cotinha relata a tragédia da bela escrava Andreza que foi assassinada por conta da sua beleza. 

Ambos têm duração de 18 minutos e serão exibidos na sexta-feira (16), às 19h; sábado (17), às 17h, 18h e 19h e no domingo (18), às 16h, 17h e 18h. A programação é gratuita, com público máximo de 30 pessoas por sessão e os convites já podem ser retirados no Centro Cultural Yves Alves.

Exposição “Viagens: retalhos de um mundo em desordem” de Airton Ribeiro (Foto: Suellen Jacques - Stage Comunicação)

Exposição Sala Padre Toledo 

Entre os dias 24 de junho e 31 de julho de 2021, das 10 às 17h, o Centro Cultural apresenta a exposição “Viagens: retalhos de um mundo em desordem” de Airton Ribeiro. Nas telas, o artista busca juntar, com certo equilíbrio e harmonia, 30 pinturas de memórias de lugares inesquecíveis: retalhos de um mundo em desordem. 

Um pedaço de cada coisa, um pouco de cada lugar. Mapas de cidades, jornais em línguas desconhecidas, ingressos em museus, tíquetes de metrô ou de ônibus, cartões de lojas e restaurantes, guardanapos, recibos de operações de câmbio, páginas de livros, muitas fotos, pedaços de tecidos, dinheiro, vistos, carimbos e passaportes. 

Todas estas telas foram destinadas à APAE de Tiradentes - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e o valor das vendas será repassado integralmente para a instituição. Confira mais aqui.

Exposição Sala SESI Cultura 360° no Centro Cultural Yves Alves (Foto: acervo SESI) 

Espaço Cultura - SESI Cultura e Casa de Gravura Largo do Ó 

Na Sala Cláudio Manoel da Costa, as Marcas da Indústria Mineira podem ser apreciadas e compartilhadas com o público, através das exposições permanentes do SESI Cultura 360º onde são retratadas profissões de ontem que inspiraram e inspiram o mundo de hoje e o precioso acervo que revela a memória do processo industrial litográfico, importante pela técnica e pelos resultados artísticos alcançados em sua época, representados pelo acervo da antiga Casa de Gravura Largo do Ó. 

O Centro Cultural

Cercado das mais características construções do período colonial e de verdadeiras obras de arte do barroco brasileiro, o Centro Cultural Yves Alves funciona em um belo casarão em uma das mais tradicionais ruas de Tiradentes, a Rua Direita. O espaço destinado à arte em suas mais variadas formas, possui uma programação que traz à população sessões de cinema gratuitas, eventos, exposições, espetáculos musicais, teatrais e de dança; além de ser parceiro de todos os festivais de cunho cultural que acontecem na cidade de Tiradentes.

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG

Tiradentes - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Tiradentes - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

14° Sensação
26.6 km/h Vento
64.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias