Google Adsense Topo
Diego Mendonça

São João del-Rei recebe painel do artista plástico Diego Mendonça

Obra registra personagens históricos da cidade como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves

25/11/2019 16h53
Por: Adriano Vianini
448
O artista São-joanense Diego Mendonça registra personagens históricos em obra que ficará permanente na Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Foto: Divulgação
O artista São-joanense Diego Mendonça registra personagens históricos em obra que ficará permanente na Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Foto: Divulgação

O artista plástico Diego Mendonça, 37 anos, fez uma homenagem para a cidade de São João del-Rei, sua terra natal, com um painel comemorativo dos 300 anos da cidade. Será inaugurado no dia 6 de dezembro, às 9 horas, no prédio imperial da Prefeitura Municipal, construído em 1849, no centro histórico da cidade. No dia 8 de dezembro próximo, a cidade completa 306 anos.

 O painel é “uma saborosa degustação de cores, surpreendendo o espectador a cada figura, impressionando principalmente pelo tamanho, 4,0 x 2,5 metros”. É a maior obra já pintada pelo artista. "Diego tem talento garantido aos poucos", elogia Carlos Perktold, que integra a Associação Brasileira e a Associação Internacional de Críticos de Arte.

Trata-se de uma leitura das grandes personalidades que nasceram ou viveram aqui, como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves. Os sinos e a Maria Fumaça também receberam destaque. Tudo acontece no entorno da Ponte do Rosário que, por sua importância para a história da cidade, foi o cenário principal. Há de se falar também do grande concerto, envolvendo as tradicionais orquestras e bandas da cidade.

O painel é uma representativa mostra da obra do pintor, que nasceu em uma família de artistas são-joanenses, e cresceu atento à estética, à beleza e às cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra- sabão e gnaisse. "Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas", diz o pintor, que também é clarinetista. Segundo a artista mineira Yara Tupynambá, "entre quadros e música, Diego caminha em um crescendo, com calma, como o próprio clima da cidade".

Diego é uma promessa que ganhou o mundo. Da lá pra cá, as obras do artista Diego Mendonça foram exibidas em mais de 10 países, nos mais famosos museus e galerias internacionais, e já ultrapassaram a marca de 500 trabalhos vendidos. O artista também tem colecionado prêmios nos principais salões do país. O mais recente foi em junho desse ano, recebeu medalha de ouro em Portugal, na Exposição Internacional de Arte, realizado pela Galeria Magenta.

Todas as obras catalogadas, premiações, participações em exposições coletivas e individuais estão em seu livro que foi lançado em março de 2018. Atualmente é também mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, no PIPAUS, pela UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei.

A curadora Angela Oliveira, parabeniza o artista pela jornada de sucesso. "Diego é admirado tanto por artistas quanto por leigos entusiasmados com sua obra de estilo inconfundível".

Quadro de 4,0 x 2,5 metros é a maior obra já pintada pelo artista. Foto: Regina Campos
 
 

 

O painel, segundo o Guia Internacional de Arte Contemporânea, publicado na França em 2015, está avaliado em R$ 190 mil. O projeto foi de iniciativa do vereador Cabo Zanola que, desde a administração anterior, vem lutando em favor das artes na cidade, trazendo o devido valor aos artistas locais. A Prefeitura doou as tintas e telas. "Fiz gratuitamente, e vivo um momento de muita emoção, não só com o lançamento do meu livro e sucesso do meu trabalho, mas também com a entrega do painel à cidade. Ficou lindo e me sinto muito orgulho disso. Deus é bom. Sempre bom!", afirma Diego.

 

Diego também dá aula de pintura. Para matricular-se na escola do artista (somente para alunos à partir dos 10 anos), o contato pode ser feito nas redes sociais (pelo facebook, instagram ou whatsapp do artista).

 

O painel ficará permanente na Prefeitura, no segundo andar, na ante-sala do gabinete do prefeito, onde poderá ser visto pelo público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h23
23°
Muitas nuvens Máxima: 23° - Mínima: 16°
23°

Sensação

1 km/h

Vento

76%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas