Domingo, 01 de Agosto de 2021 11:00
32 99936-6146
Anúncio
Cidades Covid-19

São João del-Rei perde ex-pró-reitor da UFSJ, Henrique Gerken por Covid

UFSJ e amigos lamentaram a morte do professor e emitiram mensagens de pêsames.

18/07/2021 10h55 Atualizada há 2 semanas
561
Por: Adriano Vianini
Foto: UFSJ / Reprodução
Foto: UFSJ / Reprodução
O professor aposentando do Departamento de Psicologia da UFSJ, Carlos Henrique de Souza Gerken, de 63 anos, foi mais uma vítima da Covid-19 e veio a falecer na manhã desse sábado (17), após longos meses de internação em Belo Horizonte.
 
Muitas pessoas emitiram mensagens de pêsames, incluindo o ex-prefeito de São João del-Rei e ex-reitor da UFSJ, Helvécio Reis, que lamentou a morte do amigo pelas redes sociais.
 
"Eh , Henrique Gerken, São Jorge puxou um guerreiro para perto de si e de Deus. Dois meses e meio de muita agonia para você e de muita apreensão de nossa parte, seus amigos. Sofremos com as melhoras, quando acendiam as esperanças de vê-lo entre nós, e com as pioras. A COVID não é uma gripezinha mesmo! O doente que disse isso infelizmente, ao invés de comprar vacina, prefere levar seu povo para desafiar a morte. Poderia se esperar o que de quem tentou botar fogo no quartel?! Botar fogo no país inteiro, né! Meu amigo, meu ex-pro-reitor e professor aposentado da UFSJ, 63 anos, Henrique Gerken faleceu nessa madrugada. Não resistiu a 2 meses e 15 dias de tratamento de COVID: verdadeiro calvário. Na família dele todos os vacinados que pegaram a doença venceram-na. Henrique não chegou a receber a primeira dose, pq pegou a COVID antes. Está descansando agora. Vendo todos do grupo sendo vacinados pela segunda vez, fico feliz por vocês e por mim que tivemos a sorte de recebermos a vacina a tempo de nos proteger e por acreditarmos nisso. Isso mesmo: VACINA SIM!!! Se ela tivesse chegado mais cedo, muitos dos nossos amigos e parentes estariam ainda aqui conosco. Aos negacionistas, terraplanistas, antivacina e anticiência ficarão meu grito de protesto, minha indignação, minha revolta. Fora Bolsonaro! Fora genocidas do caralho!"
 
A UFSJ também emitiu uma Nota de Pesar:
 
Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do professor Carlos Henrique de Souza Gerken, na manhã deste sábado, 17 de julho, em decorrência de complicações da covid-19, após longos meses de internação em Belo Horizonte.
 
Ainda nesta semana nos perguntávamos como estaria o Gerken, talvez um ardil da memória para a despedida que se aproximava. Ele gostava de se definir como “um homem extenso”, sólido, parecendo abrupto, mas que tocava violão com boa voz para os colegas de trabalho, e topara ser Papai Noel no nosso primeiro Café com Você sem o professor Ivis Bento de Lima.
 
Bacharel em Psicologia pela UFMG, onde também fez Mestrado em Educação, mesma área de seu doutoramento (Psicologia da Educação), pela PUC-SP, Gerken foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UFSJ de 2004 a 2008. Começou sua carreira em São João del-Rei em junho de 1990, no Departamento de Psicologia. 
 
Além das atividades como professor, exerceu os cargos de coordenador e chefe de Departamento, foi membro dos Conselhos Superiores, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), assessor especial da Reitoria na gestão da professora Valéria Kemp, tendo se aposentado em novembro de 2019.
 
Seu riso era fácil e franco, e é essa lembrança que levaremos nessa despedida, junto com as palavras de Daniel Munduruku, que rememoram também o trabalho de pesquisa de Carlos com os Xacriabás: 
 
“Morrer é para nós um momento de muita tristeza. Quando um dos nossos morre, todos morremos um pouco. Mas morrer para nós não é uma coisa ruim. Não é ruim para quem morre, é ruim para quem fica porque sente saudade durante um longo tempo. Morrer é ir encontrar-se com nossos antepassados, que vivem bem longe daqui, na nascente do grande rio Tapajós. Lá, segundo nossa tradição, é a casa dos nossos primeiros pais e é local onde nos reunimos com eles.”
 

Gerken foi velado e sepultado no Cemitério da Colina, em Belo Horizonte. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 10h56 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

16° Sensação
2 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias