Domingo, 01 de Agosto de 2021 09:59
32 99936-6146
Anúncio
Turismo Rede de Proteção

Ouro Preto e Monte Verde serão os primeiros destinos a implantar a Rede de Proteção ao Turismo

Cooperação técnica assinada entre governo e PMMG prevê monitoramento de destinos e placas de sinalização; A implantação começa no final de agosto

21/07/2021 11h10
184
Por: João P. Sacramento
Ouro Preto e Monte Verde serão os primeiros destinos a implantar a Rede de Proteção ao Turismo. Foto: Internet / Reprodução
Ouro Preto e Monte Verde serão os primeiros destinos a implantar a Rede de Proteção ao Turismo. Foto: Internet / Reprodução

A cidade de Ouro Preto, e o distrito de Monte Verde, serão os primeiros destinos turísticos a implantar em agosto a Rede Integrada de Proteção ao Turismo. O convênio de cooperação técnica foi firmado na sexta-feira (16) entre o governo estadual, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). 

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o piloto para Ouro Preto está previsto para o final de agosto. "A segunda cidade vai ser Monte Verde e assim um cronograma já está sendo elaborado", afirmou. O projeto surge, segundo ele, também em função da pandemia, "aliando-se à biossegurança e fortalecendo a segurança física dos viajantes" nos destinos.

"O programa funcionará da seguinte forma: hotéis, pousadas, restaurantes, guias turísticos e atrativos se conectam em rede com a Polícia Militar. Haverá, então, uma troca de informações e patrulhamento nos locais com maior frequência de turistas. Eles saberão que naquele local estarão seguros e monitorados", explica o secretário. 

O governo estadual pretende instalar o programa em todas as cidades turísticas de Minas no prazo de um ano. Para isso, Oliveira esclarece que haverá capacitação dos policiais militares junto aos atores do trade local. Também serão instaladas placas indicando as áreas de proteção. No caso de cidades maiores, como Ouro Preto, serão várias redes integradas.

Ouro Preto

A Secretaria de Turismo de Ouro Preto já convocou reunião para a última semana de julho com os agentes locais - Guarda Municipal, Polícia Militar, Delegacia de Mulheres e frentes específicas, como a voltada para o público LGBTQIA+. "Mais que uma rede de segurança, precisamos oferecer uma cidade tranquila para perfis distintos de turistas", afirmou  Rodrigo Câmara, secretário de Turismo de Ouro Preto.

"Como morador, ouro-pretano e agora como gestor público, é chegada a hora de ter um entendimento que o fato de ser Patrimônio Cultural da Humanidade por si só não mantém de pé uma cidade. É necessário evoluir e oferecer uma cidade bonita, iluminada, com o trade qualificado e principalmente mais segura", salientou Câmara.

Para se candidatar à Rede Integrada de Proteção ao Turismo, a cidade precisa obedecer alguns critérios básicos, como ser considerada de potencial turístico, integrar a Política de Regionalização da Secult, possuir um Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo e estar cadastrada à Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

Com informações: O Tempo

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h52 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

13° Sensação
1 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias