A cidade de Ouro Preto, e o distrito de Monte Verde, serão os primeiros destinos turísticos a implantar em agosto a Rede Integrada de Proteção ao Turismo. O convênio de cooperação técnica foi firmado na sexta-feira (16) entre o governo estadual, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o piloto para Ouro Preto está previsto para o final de agosto. "A segunda cidade vai ser Monte Verde e assim um cronograma já está sendo elaborado", afirmou. O projeto surge, segundo ele, também em função da pandemia, "aliando-se à biossegurança e fortalecendo a segurança física dos viajantes" nos destinos.
"O programa funcionará da seguinte forma: hotéis, pousadas, restaurantes, guias turísticos e atrativos se conectam em rede com a Polícia Militar. Haverá, então, uma troca de informações e patrulhamento nos locais com maior frequência de turistas. Eles saberão que naquele local estarão seguros e monitorados", explica o secretário.
O governo estadual pretende instalar o programa em todas as cidades turísticas de Minas no prazo de um ano. Para isso, Oliveira esclarece que haverá capacitação dos policiais militares junto aos atores do trade local. Também serão instaladas placas indicando as áreas de proteção. No caso de cidades maiores, como Ouro Preto, serão várias redes integradas.
Ouro Preto
A Secretaria de Turismo de Ouro Preto já convocou reunião para a última semana de julho com os agentes locais - Guarda Municipal, Polícia Militar, Delegacia de Mulheres e frentes específicas, como a voltada para o público LGBTQIA+. "Mais que uma rede de segurança, precisamos oferecer uma cidade tranquila para perfis distintos de turistas", afirmou Rodrigo Câmara, secretário de Turismo de Ouro Preto.
"Como morador, ouro-pretano e agora como gestor público, é chegada a hora de ter um entendimento que o fato de ser Patrimônio Cultural da Humanidade por si só não mantém de pé uma cidade. É necessário evoluir e oferecer uma cidade bonita, iluminada, com o trade qualificado e principalmente mais segura", salientou Câmara.
Para se candidatar à Rede Integrada de Proteção ao Turismo, a cidade precisa obedecer alguns critérios básicos, como ser considerada de potencial turístico, integrar a Política de Regionalização da Secult, possuir um Conselho Municipal de Turismo (Comtur) ativo e estar cadastrada à Plataforma Integrada do Turismo (PIT).
Com informações: O Tempo
Faça parte e ajude o Mais Vertentes
Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique?
Ajude aqui o Mais Vertentes!
Mín. 9° Máx. 18°