Domingo, 01 de Agosto de 2021 11:56
32 99936-6146
Anúncio
Turismo Caminho de São Tiago

Caminhos de São Tiago: Cerimônia inaugura maior roteiro turístico e cultural de Minas Gerais

O lançamento do projeto “Caminhos de São Tiago” contou com autoridades das 11 cidades, além apresentações culturais e homenagens

22/07/2021 14h49 Atualizada há 1 semana
500
Por: João P. Sacramento
Foto: Instagram / Catraca Rosa
Foto: Instagram / Catraca Rosa

Na manhã de ontem (21), aconteceu, em Ouro Branco, o lançamento do Projeto “Caminhos de São Tiago”. A Cerimônia de inauguração foi na Fazenda Carreiras e contou com a presença de prefeitos e representantes dos 11 municípios integrantes do Caminho, além de autoridades políticas e idealizadores do projeto. O Projeto foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e é o maior roteiro turístico, cultural e religioso entre os Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais.

Durante a cerimônia, em Ouro Branco, houve apresentação de violeiros, teatro, entrega de passaportes do projeto e kits do “Caminhos de São Tiago” aos Prefeitos e homenageados. Foram plantadas mudas de ipê amarelo, símbolo do projeto, feito pelas autoridades presentes. 

Mapa: Caminhos de São Tiago

O trajeto percorre 11 cidades mineiras: Ouro Branco, Ouro Preto, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. Até o dia 25 de julho , outras inaugurações acontecerão nos municípios pertencentes ao Caminho, com a participação de peregrinos de diversas modalidades e podem ser acompanhadas no Instagram: @caminhosaotiagomg

Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes, pela IGR Circuito Villas e Fazendas, a Diretora Presidente, Tatiana Rezende, a Gestora, Sidnéia Martins, e a Secretária, Camila Lima. Pelo Circuito Trilha dos Inconfidentes, participaram o Presidente Higino Zacarias (prefeito de Ritápolis), o Gestor, Marcus Januário, a Assistente de Gestão, Mariana Vitória, e a Assessora de Comunicação, Rafaela Pelegrino. Além desses, estiveram presentes o Deputado Glaycon Franco (PV), o Dr. Elias de Lima, idealizador do Projeto, e Denilson Reis, ex-prefeito de São Tiago e colaborador do Projeto. 

Passaporte do Caminhos de São Tiago. Foto: Internet / Redes Sociais

Em entrevista ao Mais Vertentes, Denilson Reis afirmou que sente uma alegria indescritível ao ver o projeto ser lançado. “Eu sinto uma alegria difícil de descrever. São muitos anos trabalhando pela concretização desse projeto que já nasceu com um grande diferencial: o envolvimento direto dos municípios e dos três Circuitos: Trilha dos Inconfidentes, Vilas e Fazendas e Circuito do Ouro”.

Durante a cerimônia, um grupo de cinco ciclistas do Catraca Rosa, saíram de Ouro Branco rumo a Conselheiro Lafaiete, onde foram recebidas na Basílica Sagrado Coração de Jesus e lhes foram entregues passaportes e medalhas. Ainda em Lafaiete, na Praça São Sebastião, aconteceu a cerimônia de Lançamento do trecho Conselheiro Lafaiete, onde cinco cavaleiros receberam passaportes do caminho e estão seguindo o trecho até o Município de Queluzito. (Fotos na Galeria)

 

Plantio de mudas de Ipê Amarelo, símbolo do Caminhos de São Tiago,
na cerimônia de lançamento.
Foto: Internet / Redes Sociais

O Ex-prefeito, Denilson Reis, ainda lembrou que este “não é um projeto de gabinete”. “Enquanto prefeito, eu participei de todas as reuniões nos 11 municípios que integram o Caminhos, foram meses de diálogos e de muito trabalho. Tive também o privilégio de fazer o lançamento do marco de chegada do circuito, em julho de 2018, e acompanhei o processo da sinalização de todo o Caminho. Também tive a grata ideia de convidar o músico Saulo Laranjeira para ser o padrinho do circuito e ele, claro, aceitou com muito entusiasmo a missão”, lembrou Reis.

“Sempre acreditei muito neste projeto e o abracei desde o começo. É especialmente emocionante e gratificante vê-lo sendo lançado oficialmente”, afirmou Denilson Reis.

Benefícios para as cidades

Denilson Reis ainda falou sobre os benefícios que o “Caminhos de São Tiago”, trará para as cidades do seu trajeto. “O Caminhos de São Tiago representa uma grande oportunidade para que os municípios integrantes possam mostrar seu potencial turístico. Mais importante ainda, ele provoca a necessidade dos municípios se organizarem: não basta termos o potencial se ele não é desenvolvido”, afirmou Reis.

 

Passaporte sendo carimbado, durante cerimônia de inauguração.
Foto: Reprodução / Redes Sociais 

Um projeto de comunidades

“O poder público, neste sentido, pode e deve ser um incentivador e um facilitador, entretanto, ele não pertence às Prefeituras e sim à comunidade. É ela a detentora de sua própria potencialidade”, assim o ex-gestor de São Tiago iniciou sua mensagem para os municípios que compõem o percurso. 

Denilson então aproveitou para falar com as comunidades. “Este caminho turístico é um patrimônio de vocês! Cabem a vocês o cuidado, a organização e a proteção desse projeto. Ele representa uma nova fonte de economia sustentável para a sua cidade e com toda a certeza irá mudar o futuro desta e das novas gerações. Vida longa e próspera ao Caminhos de São Tiago!”.

 

 

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG

São Tiago - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São Tiago - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 11h39 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 19°

18° Sensação
3 km/h Vento
50% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias