Segunda, 27 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Anúncio
Cultura Curta-Metragem

Voz dos Sinos: Filme de São João del-Rei é exibido em Portugal

Apresentação consagra o quarto país em que o filme será reproduzido

28/07/2021 às 14h26 Atualizada em 28/07/2021 às 16h06
Por: David G. Ferreira
Compartilhe:
Frame do Documentário
Frame do Documentário "Voz dos Sinos" de Thiago Morandi

O curta-metragem documental Voz dos Sinos, que retrata um pouco do cotidiano do ofício de sineiro e a linguagem dos sinos de São João del-Rei, será exibido em Portugal hoje (28), durante o 7º Congresso Internacional de Antropologia da Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red – AIBR, que acontece de forma híbrida (presencial e virtual) em Vila Real, Portugal.

O filme foi exibido pela primeira vez em 2018 durante uma bienal de arte em Havana (Cuba), em seguida foi exibido em São João del-Rei (2018 e 2019), em Manizales (Colômbia) durante o 18º Festival de la Imagen (2019), em Caxambu em um dos maiores encontros de Ciências Sociais do Brasil, no 43º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS (2019), sendo um dos maiores festivais de arte digital no Brasil, e outros diversos festivais de cinema e encontros acadêmicos. Todas as participações foram feitas por iniciativa própria, sem a ajuda das agências de fomento. Em entrevista ao Mais Vertentes o videomaker e jornalista, Thiago Morandi, autor do projeto, detalha um pouco sobre o processo:

Com relação a Cuba,  fui selecionado no edital para exibir o filme, e tinha muita vontade de conhecer a ilha Cubana, aproveitei e lancei um financiamento coletivo. Algumas pessoas me ajudaram e contribuíram para que eu lançasse esse filme na bienal de arte. 

Em 9 minutos, o curta apresenta o cotidiano do ofício dos sineiros, a linguagem dos sinos, seu papel enquanto instrumento de comunicação, enquanto instrumento musical e sobretudo, sua função religiosa na história de São João del-Rei. O filme fez parte de um dos processos de criação desenvolvidos durante o mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade (PIPAUS) da UFSJ. Voz dos Sinos é dirigido por Thiago Morandi, jornalista, videomaker, pesquisador de São João del-Rei, e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas, investigando o papel do registro imagético nos processos criativos de artes urbanas.

A maior parte desses eventos acadêmicos acontecem com inscrições a partir de editais, especificamente neste 7° Congresso Internacional de Antropologia eu inscrevi o filme Voz dos Sinos e um pôster sobre minha pesquisa no doutorado, ambos foram eleitos. Aí realizei o pagamento da inscrição do evento (75 euros) e estou participando de forma virtual devido às restrições da pandemia. O evento está acontecendo de forma hibrida em Vila Real, Portugal.

Além das exibições nos festivais e congressos, o filme pode ser visto no Youtube gratuitamente.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 15h20 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias