Segunda, 27 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Anúncio
Cidades Transporte Público

Conselheiro Lafaiete: Viação Umuarama assume o serviço de transporte coletivo neste sábado

Vencedora do processo de licitação, a Viação Umuarama assume neste final de semana e o contrato emergencial tem validade de um ano

30/07/2021 às 13h15 Atualizada em 30/07/2021 às 13h27
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Internet / Reprodução
Foto: Internet / Reprodução

Após quatro meses sem transporte público, a partir deste sábado, 31 de julho, a empresa Umuarama inicia seu contrato com o município de Conselheiro Lafaiete. Vencedora do processo de licitação, a Viação Umuarama assume o serviço de transporte coletivo. Seu contrato é emergencial e tem validade de um ano.

Quatro meses depois, com uma população esgotada sem o serviço, atuação provisória de vans, uma CPI e muitos problemas, Conselheiro Lafaiete finalmente voltará a ter uma empresa de transporte público atuando na cidade. A expectativa é que a empresa traga melhorias no atendimento à população lafaietense, que enfrentou problemas com o péssimo serviço prestado pela Viação Presidente. 

A expectativa do lafaietense é que, com uma nova empresa, os problemas recorrentes que eram apresentados pela Viação Presidente sejam sanados. A Viação Umuarama foi a vencedora do processo licitatório. 

O contrato prevê que, inicialmente, estejam circulando em Lafaiete 23 veículos e o valor cobrado pela passagem será de R$ 3,60. Os idosos com 65 anos ou mais, voltam a ter direito à gratuidade no transporte público e para ter acesso basta apresentar a carteira de identidade.

Os horários e itinerários serão divulgados ainda nesta sexta-feira, 30/07, pela Prefeitura Municipal. A administração municipal afirmou que, inicialmente, não serão atendidos todos os itinerários feitos pela Viação Presidente. Os itinerários feitos pelas vans serão mantidos pela Viação Umuarama, mas com o passar do tempo e o aumento do número de carros circulando a situação deve se normalizar na cidade.

Foto: Internet / Reprodução

Entenda o caso

Desde o mês de abril, o serviço de transporte coletivo em Conselheiro Lafaiete foi prestado por vans escolares, pois a Viação Presidente, assim como em São João del-Rei, entrega um serviço de péssima qualidade. Cidadãos Sanjoanenses e Lafaietenses estão cansados de reclamar aos órgãos públicos sobre os carros velhos e sucateados, a irregularidade dos horários, a falta de linhas ou desvios, acidentes e desrespeito da empresa com os cidadãos.

Dentro das garagens a situação era tão problemática quanto. Funcionários da Viação Presidente realizaram várias paralisações, nas duas cidades, em protesto pelo atraso no pagamento do salário e dos planos de saúde. As manifestações são sempre pacíficas e reúnem, em maioria, motoristas e cobradores. Em São João del-Rei, a classe discute uma possível greve na próxima semana.

A situação agitou, inclusive, a política municipal. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara Municipal para investigar a crise no transporte público coletivo nas cidades.

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conselheiro Lafaiete - MG
Conselheiro Lafaiete - MG
Sobre o município Notícias de Conselheiro Lafaiete - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 15h20 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias